A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Luciene Santoro. Qual a diferença entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem? ANALISEM AS IMAGENS ABAIXO: O que parece estar acontecendo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Luciene Santoro. Qual a diferença entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem? ANALISEM AS IMAGENS ABAIXO: O que parece estar acontecendo."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Luciene Santoro

2 Qual a diferença entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem? ANALISEM AS IMAGENS ABAIXO: O que parece estar acontecendo em cada uma?

3

4 DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ÊNFASE NO PROCESSO DE ENSINO CONTEUDISTA TRANSMISSÃO AVERIGUAÇÃO

5

6 DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ÊNFASE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM TOTALIDADE INTERAÇÃO SOCIAL CONTINUIDADE

7

8 SUA CONSCIÊNCIA SUA VISÃO DE MUNDO SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA O TIPO DE HOMEM QUE PRETENDE FORMAR

9 Num trabalho junto à comunidade, a maior ênfase está no ensino ou na aprendizagem?

10 ---------------------------

11  FASE DE PREPARAÇÃO:  Determinação dos objetivos  Seleção e organização dos conteúdos  Seleção e organização das estratégias  Seleção de recursos  Seleção de procedimentos de avaliação

12 FUNÇÕES: • Definir o que se espera do aluno. • Orientar para seleção de conteúdos, estratégias, recursos e avaliação. • Orientar o aluno acerca do que o curso se propõe. Para que elaborá-los?

13 QUANTO AO NÍVEL DE ESPECIFICAÇÃO GERAL ESPECÍFICO CLASSIFICAÇÃO: QUANTO AO DOMÍNIO COGNITIVO AFETIVO PSICOMOTOR

14 OBJETIVO GERAL OBJETIVO ESPECÍFICO Tem caráter finalístico – indica o que deverá ser possível ao final do curso ou disciplina. Tem caráter intermediário – indica o que deverá ser possível ao final de cada unidade ou aula. É alcançável em período mais amplo. É alcançável em menor tempo.

15 CARACTERÍSTICAS DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1. Referências ao desempenho dos alunos 2. Clareza e precisão 3. Realismo “Ao final da aula, o aluno será capaz de...” Utilização de verbos de ação definir – citar – identificar – apontar – comparar – grifar... - Operacionais

16 DOMÍNIOS DE APRENDIZAGEM: Cognitivo Afetivo Psicomotor Ligado a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais. Ligado a sentimentos, emoções, gostos ou atitudes. Ligado ao uso e coordenação dos músculos.

17 DOMÍNIO COGNITIVO: Memorização Compreensão Aplicação Análise Síntese Avaliação citar – identificar – listar – definir... ilustrar – exemplificar – traduzir... aplicar – demonstrar – usar – inferir... analisar – distinguir – discriminar... resumir – formular – deduzir... avaliar – criticar – julgar – decidir...

18 DOMÍNIO AFETIVO: Receptividade Resposta Valorização Organização escutar – atender – aceitar... concordar – acompanhar – responder... reconhecer – apreciar – aceitar... organizar – formar – desenvolver...

19 DOMÍNIO PSICOMOTOR: Movimentos básicos fundamentais Habilidades perceptivas Habilidades físicas Movimentos de habilidades Comunicação não discursiva agarrar – saltar – rastejar... discriminar – distinguir... resistir – parar – tolerar.. nadar – correr – digitar... gesticular – expressar...

20

21 Qual a classificação dos objetivos do Plano de Anatomia distribuído? Verbos utilizados:Nível de especificação: Domínio: Conceituar Identificar Compreender Descrever Nomear Reconhecer ESPECÍFICO COGNITIVO AFETIVO GERAL

22

23

24 FUNÇÃO: CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO: Vinculação aos objetivos ValidadeSignificação Flexibilidade Utilidade Adequação ao nível dos alunos Adequação ao tempo ORDENAÇÃO Proporcionar resultados significativos, concretizando os objetivos. ---------------------------

25 Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro: – Companheiro, você entende de leis? – Não! - respondeu o barqueiro. E o advogado compadecido: – É pena, você perdeu metade da vida.

26 – Então é uma pena! - conclui o barqueiro - Vocês perderam toda a vida! A professora, muito social, entra na conversa: – Seu barqueiro, você sabe ler e escrever? – Também não, respondeu o barqueiro. – Que pena! - Condói-se a mestra - Você perdeu metade de sua vida! Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco. O barqueiro, preocupado, pergunta: – Vocês sabem nadar? – NÃO! - Responderam eles rapidamente. Não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes.

27 - Paulo Freire -

28 Análise e parecer do material apresentado no site: http://www.virtual.epm.br/material/sbv/ que trata sobre Simulação Virtual Orientada - Suporte Básico. Como Salvar a Vida de uma Criança? http://www.virtual.epm.br/material/sbv/

29


Carregar ppt "Prof. Luciene Santoro. Qual a diferença entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem? ANALISEM AS IMAGENS ABAIXO: O que parece estar acontecendo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google