A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Luciene Santoro. Qual a diferença entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem? ANALISEM AS IMAGENS ABAIXO: O que parece estar acontecendo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Luciene Santoro. Qual a diferença entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem? ANALISEM AS IMAGENS ABAIXO: O que parece estar acontecendo."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Luciene Santoro

2 Qual a diferença entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem? ANALISEM AS IMAGENS ABAIXO: O que parece estar acontecendo em cada uma?

3

4 DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ÊNFASE NO PROCESSO DE ENSINO CONTEUDISTA TRANSMISSÃO AVERIGUAÇÃO

5

6 DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ÊNFASE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM TOTALIDADE INTERAÇÃO SOCIAL CONTINUIDADE

7

8 SUA CONSCIÊNCIA SUA VISÃO DE MUNDO SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA O TIPO DE HOMEM QUE PRETENDE FORMAR

9 Num trabalho junto à comunidade, a maior ênfase está no ensino ou na aprendizagem?

10

11  FASE DE PREPARAÇÃO:  Determinação dos objetivos  Seleção e organização dos conteúdos  Seleção e organização das estratégias  Seleção de recursos  Seleção de procedimentos de avaliação

12 FUNÇÕES: • Definir o que se espera do aluno. • Orientar para seleção de conteúdos, estratégias, recursos e avaliação. • Orientar o aluno acerca do que o curso se propõe. Para que elaborá-los?

13 QUANTO AO NÍVEL DE ESPECIFICAÇÃO GERAL ESPECÍFICO CLASSIFICAÇÃO: QUANTO AO DOMÍNIO COGNITIVO AFETIVO PSICOMOTOR

14 OBJETIVO GERAL OBJETIVO ESPECÍFICO Tem caráter finalístico – indica o que deverá ser possível ao final do curso ou disciplina. Tem caráter intermediário – indica o que deverá ser possível ao final de cada unidade ou aula. É alcançável em período mais amplo. É alcançável em menor tempo.

15 CARACTERÍSTICAS DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1. Referências ao desempenho dos alunos 2. Clareza e precisão 3. Realismo “Ao final da aula, o aluno será capaz de...” Utilização de verbos de ação definir – citar – identificar – apontar – comparar – grifar... - Operacionais

16 DOMÍNIOS DE APRENDIZAGEM: Cognitivo Afetivo Psicomotor Ligado a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais. Ligado a sentimentos, emoções, gostos ou atitudes. Ligado ao uso e coordenação dos músculos.

17 DOMÍNIO COGNITIVO: Memorização Compreensão Aplicação Análise Síntese Avaliação citar – identificar – listar – definir... ilustrar – exemplificar – traduzir... aplicar – demonstrar – usar – inferir... analisar – distinguir – discriminar... resumir – formular – deduzir... avaliar – criticar – julgar – decidir...

18 DOMÍNIO AFETIVO: Receptividade Resposta Valorização Organização escutar – atender – aceitar... concordar – acompanhar – responder... reconhecer – apreciar – aceitar... organizar – formar – desenvolver...

19 DOMÍNIO PSICOMOTOR: Movimentos básicos fundamentais Habilidades perceptivas Habilidades físicas Movimentos de habilidades Comunicação não discursiva agarrar – saltar – rastejar... discriminar – distinguir... resistir – parar – tolerar.. nadar – correr – digitar... gesticular – expressar...

20

21 Qual a classificação dos objetivos do Plano de Anatomia distribuído? Verbos utilizados:Nível de especificação: Domínio: Conceituar Identificar Compreender Descrever Nomear Reconhecer ESPECÍFICO COGNITIVO AFETIVO GERAL

22

23

24 FUNÇÃO: CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO: Vinculação aos objetivos ValidadeSignificação Flexibilidade Utilidade Adequação ao nível dos alunos Adequação ao tempo ORDENAÇÃO Proporcionar resultados significativos, concretizando os objetivos

25 Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro: – Companheiro, você entende de leis? – Não! - respondeu o barqueiro. E o advogado compadecido: – É pena, você perdeu metade da vida.

26 – Então é uma pena! - conclui o barqueiro - Vocês perderam toda a vida! A professora, muito social, entra na conversa: – Seu barqueiro, você sabe ler e escrever? – Também não, respondeu o barqueiro. – Que pena! - Condói-se a mestra - Você perdeu metade de sua vida! Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco. O barqueiro, preocupado, pergunta: – Vocês sabem nadar? – NÃO! - Responderam eles rapidamente. Não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes.

27 - Paulo Freire -

28 Análise e parecer do material apresentado no site: que trata sobre Simulação Virtual Orientada - Suporte Básico. Como Salvar a Vida de uma Criança?

29


Carregar ppt "Prof. Luciene Santoro. Qual a diferença entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem? ANALISEM AS IMAGENS ABAIXO: O que parece estar acontecendo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google