A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho realizado: Ana Ferreira Nº2 Ana Pinto 8ºC N3 Bruna Guedes 8ºC Nº7 Inês Monteiro 8ºC Nº14.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho realizado: Ana Ferreira Nº2 Ana Pinto 8ºC N3 Bruna Guedes 8ºC Nº7 Inês Monteiro 8ºC Nº14."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho realizado: Ana Ferreira Nº2 Ana Pinto 8ºC N3 Bruna Guedes 8ºC Nº7 Inês Monteiro 8ºC Nº14

2 Índice:  Introdução  Desenvolvimento:  O recuo dos glaciares  O que é o escurecimento global  Aquecimento global  Efeito de estufa  Conclusão  Biografia

3 Introdução  No âmbito da disciplina de Área de Projecto foi-nos proposto realizar um trabalho de pesquisa, baseado no ambiente para o qual nós escolhemos o subtema “Alterações Climáticas”.  Neste trabalho nós vamos abordar o efeito estufa, o recuo dos glaciares, o escurecimento global e o aquecimento global.  Escolhemos este subtema (as alterações climáticas) porque achamos que é um tema interessante e actual que tem e vai ter um impacto humanidade.

4 Alterações climáticas  Alteração climática é a variação do clima em escala global ao longo dos anos. Estas variações dizem respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenómenos. Tais variações podem alterar as características climáticas de uma maneira a alterar a sua classificação.

5 O que provoca as alterações climáticas

6 Esquema das alterações climáticas

7 O que é um glaciar?  Glaciar é uma grande e espessa massa de gelo formada em camadas sucessivas de neve compactada e recristalizada, de várias épocas, em regiões onde a acumulação de neve é superior ao degelo. É dotada de movimento e desloca-se lentamente, em razão da gravidade, relevo abaixo, provocando erosão e sedimentação glacial.

8 As desvantagens recuo dos glaciares desde 1850  O recuo dos glaciares desde 1850, de forma global e rápida, afecta a disponibilidade de água doce para irrigação e uso doméstico, as actividades de montanha, animais e plantas que dependem da água produzida durante os períodos de degelo, e num prazo mais alargado, o nível dos oceanos.

9 O que é o escurecimento global  O escurecimento global é o nome dado à diminuição da quantidade radiação directa superfície terrestre notado desde ao longo de varias épocas desde a década de1950.  Este fenómeno ocorre devido ao aumento da quantia de aerossóis principalmente pelo carbono negro.  O escurecimento global não é igual em todos os locais, mas sabe-se que a nível mundial teve uma diminuição de 4% ao longo de 1960 entre  Mas este fenómeno inverteu-se na década de  O escurecimento global interveio com o ciclo hídrico e pensasse também que pode ter estado na origem de algumas secas ocorridas em várias zonas.  Mas apesar de isso nem tudo joga contra o escurecimento global, a seu favor tem o facto de ter contribuído para o arrefecimento que poderá ter marcado parcialmente o efeito dos gases do efeito de estufa no aquecimento global.

10 Aquecimento global  Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra, ocorrido desde o inicio do século XX e que prolongará pelo século XXI.  A maior parte do aumento de temperatura observado desde o inicio do século XX foi causada por concentrações crescentes de gases do efeito estufa, como resultado de actividades humanas como a queima de combustíveis fósseis e a desflorestação, o uso de aerossóis.  Modelos climáticos referenciados pelo IPCC* projectam que as temperaturas globais de superfície provavelmente aumentarão entre 1,1 °C e 6,4 °C entre 1990 e  *O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) é um órgão composto por comissões de 130 governos para prover avaliações regulares sobre a mudança climática.

11 Aquecimento global  Um aumento nas temperaturas globais pode, em contrapartida, causar outras alterações, incluindo aumento no nível do mar, mudanças em padrões de precipitação resultando em inundações e secas.  Pensa-se que o aquecimento vá ser mais intenso no Árctico, e estará associado ao recuo dos Glaciares, e do gelo Marinho.  Outros efeitos prováveis serão extinção de espécies e variações na produção agrícola.

12 Efeito de estufa  O Efeito de estufa acontece porque as radiações solares atravessam a atmosfera e aquecem a terra, o calor é enviado de novo para o espaço em forma de radiações infravermelhas, desta forma a temperatura do planeta anda à volta dos 30ºC (Isto permite a existência de vida no planeta).

13 Esquema do Efeito de Estufa

14 Como se causa o efeito de estufa  O efeito de estufa é causado pelos gases de estufa: dióxido de carbono, vapor de água, o metano, entre outros. (Evitam que o calor solar escape para o espaço).  O efeito de estufa é muito importante, pois sem ele não haveria vida na terra e nos oceanos, pelo menos com tanta diversidade.  Mas nos últimos anos os especialistas ambientais perceberam que a temperatura média do planeta estava a aumentar. Por exemplo: no século 20 subiu 6ºC, e tudo indica que até 2100 irá subir entre 1,4ºC e 5,8ºC.

15 Conclusão  Neste trabalho nós ficamos a saber mais sobre as mudanças climáticas e sobre como isso tem influência nas nossas vidas. Actualmente as mudanças climáticas têm sido alvo de diversas discussões e pesquisas científicas. Os climatologias verificaram que, nas últimas décadas, ocorreu um significativo aumento da temperatura mundial, fenómeno conhecido como aquecimento global. Este fenómeno, gerado pelo aumento da poluição do ar, tem provocado o derretimento de gelo das calotas polares e o aumento no nível de água dos oceanos. O processo de desertificação também tem aumentado nas últimas décadas em função das mudanças climáticas.

16 Biografia         


Carregar ppt "Trabalho realizado: Ana Ferreira Nº2 Ana Pinto 8ºC N3 Bruna Guedes 8ºC Nº7 Inês Monteiro 8ºC Nº14."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google