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Promoção.

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Apresentação em tema: "Promoção."— Transcrição da apresentação:

1 Promoção

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3 DESCONTO CUPONAGEM GIFT -PACK DESFILE CONTAINER PREMIUM OFERTA BRINDE COLEÇÃO FESTIVAIS SEMINÁRIO WORKSHOP COPAS/JOGOS CONVENÇÃO EXPOSIÇÕES EVENTOS LIQUIDAÇÃO REMARCAÇÃO INCENTIVOS BONIFICAÇÃO PATROCÍNIO

4 AMOSTRA FEIRAS VALE-BRINDE SORTEIO DEGUSTAÇÃO TROCA DEMONSTRAÇÃO CONCURSO OUTRAS...

5 Fator de identificação
SORTE (incerteza da premiação)

6 Os 10 Mandamentos da Promoção
1 - NÃO TENTAR EXECUTAR AQUILO QUE OS OUTROS COMPONENTES DO MARKETING PODEM FAZER MELHOR; 2 - SER A MELHOR ALTERNATIVA PARA ATINGIR OS OBJETIVOS; 3 - OBTER O MÁXIMO EFEITO PELO MENOR CUSTO; 4 - ESTAR DE ACORDO COM OS PADRÕES DE COMPORTAMENTO DAQUELES PARA OS QUAIS É DESTINADA E DE ACORDO COM A IMAGEM DA MARCA; 5 - ATRAIR A ATENÇÃO E PROVOCAR AÇÃO DE ACEITAÇÃO;

7 Os 10 Mandamentos da Promoção
6 - SER SIMPLES, CLARA, FÁCIL DE ENTENDER; 7 - UTILIZAR TANTO APELOS EMOCIONAIS QUANTO RACIONAIS; 8 - SER ÚNICA, SINGULAR, EXCLUSIVA; 9 - SER HONESTA, EVIDENTEMENTE HONESTA; 10 - SER SUFICIENTEMENTE DESEJADA POR TODOS DE QUEM SEU SUCESSO DEPENDA, RECEBENDO POR PARTE DA EMPRESA TOTAL APOIO E QUE A EQUIPE DE FUNCIONÁRIOS, PRINCIPALMENTE A DE VENDAS, PERCEBA E IMITE.

8 ROI (Return of investiment)

9 Diretrizes Gerais para Comunicação
Desenvolva uma rede de comunicação compatível com os objetivos e a verba Prometa só o que é possível Torne tangível o intangível Reduza os temores do cliente em relação às variações de desempenho

10 Diretrizes Gerais para Comunicação
Determine e focalize dimensões relevantes da qualidade do produto/serviço Diferencie o produto/serviço Torne o produto/serviço mais fácil de entender E sobretudo: SURPREENDA!

11 Comunicação e Ética Promessas exageradas para assegurar vendas
Propaganda e promoções enganosas Propaganda abusiva Intrusão indesejada na vida das pessoas por meio de ações exageradamente agressivas

12 Comunicação e Ética Assim como é importante saber o que comunicar
É FUNDAMENTAL saber o que NÃO deve ser usado na comunicação

13 PADRÕES E METAS É imperativo estabelecer padrões altos para satisfazer e encantar o cliente Incluir parâmetros apropriados de Qualidade Apresentação Garantias Conduta Estabelecer metas de desempenho específicas para o produto/serviço e para a equipe A responsabilidade é tanto da empresa quanto da equipe Criar critérios de avaliação baseados na distinção entre padrões e metas

14 PADRÕES E METAS IMPORTANTE O QUE NÃO PODE SER MEDIDO NÃO É GERENCIADO
O desempenho precisa ser monitorado A adesão aos procedimentos precisa ser determinada

15 Plano de Marketing Documento que resume o planejamento de marketing
Comunica a toda a empresa o conjunto de ideias e estratégias a serem implantadas para o sucesso comercial da operação Serve para estimular e favorecer todos na empresa a “remarem” na mesma direção Pode ser Plano Anual de Marketing Plano de Lançamento de produto/serviço

16 Plano de Marketing Primeiro passo Segundo passo Terceiro passo
Definição das características do produto/serviço que será abordado Segundo passo Levantamento de informações e formação da equipe Terceiro passo Elaboração do plano Quarto passo Revisão do plano

17 Montando um Plano de Marketing

18 Roteiro Resumido Parte 1 – Oportunidade Situação
Analisa o clima econômico, político e social e explica por que esse contexto oferece uma oportunidade Explica onde a empresa se situa em relação aos mercados estratégicos e às suas áreas de interesse Mostra a posição em relação aos concorrentes Faz uma análise resumida do produto/serviço Demonstra a importância do produto/serviço para a empresa Mostra resultados gerais em caso de produto/serviço existente Apresenta a sintonia com a visão e a missão da empresa

19 Roteiro Resumido Parte 1 – Oportunidade Objetivos IMPORTANTE:
O que se pretende atingir com o produto/serviço Curto prazo Médio prazo Longo prazo IMPORTANTE: Os objetivos devem ser bem definidos, identificáveis no tempo e MENSURÁVEIS

20 Roteiro Resumido Parte 2 – Marketing Estratégico Consumidor Perfil
Desejos e necessidades Hábitos de uso e atitudes Papéis de compra

21 Roteiro Resumido Parte 2 – Marketing Estratégico Mercado Histórico
Tamanho Aspectos regionais Estágio da demanda Sazonalidade Impacto da tecnologia Posição atual da empresa e a que se pretende alcançar Posição dos principais concorrentes atuais e previstos Características do serviço comparadas à concorrência Características da distribuição (praça) em relação à concorrência Características de promoção comparadas à concorrência Características de preço comparadas à concorrência Projeções de mercado Participação da empresa Participação da concorrência

22 Roteiro Resumido Parte 2 – Marketing Estratégico Aspectos legais
Exigências legais para produção, comercialização, fixação de preços, comunicação Sintonia com o Código de Defesa do Consumidor Órgãos governamentais envolvidos Medidas a tomar

23 Roteiro Resumido Parte 2 – Marketing Estratégico
Posicionamento do produto/serviço Brand Positioning Statement

24 Roteiro Resumido Parte 3 – Marketing Tático Produto/Serviço
Histórico e evolução Ciclo de vida Características Benefícios / hierarquia de valor para o consumidor Marca Qualidade Bens e serviços facilitadores Bens e serviços de suporte Garantias Formas de uso e cuidados Necessidades regionais Necessidades de desenvolvimento Pesquisas previstas

25 Roteiro Resumido Parte 3 – Marketing Tático Praça (Distribuição)
Localização Instalações Canais de distribuição Relacionamento com os canais Logística Previsão de vendas Primeiros 12 meses (mês a mês) Primeiros 5 anos Pesquisas previstas

26 Roteiro Resumido Parte 3 – Marketing Tático Promoção
Público-alvo (target) Estratégia de conteúdo de comunicação (Copy strategy) Agência de comunicação Propaganda e mídia Promoção de vendas Relações públicas Marketing direto Venda pessoal e equipe de vendas Evento de lançamento Endomarketing Quadro de orçamento para cada ferramenta de comunicação Pesquisas previstas

27 Roteiro Resumido Parte 3 – Marketing Tático Preço
Nível de preço e justificativas Controle de preços Comparação com a concorrência Margens de comercialização por canais e vendas Descontos não promocionais Condições de pagamento Financiamento Estrutura de preços Estrutura de custos Pesquisas previstas

28 Roteiro Resumido Parte 4 – Ação e controle Resultados financeiros
Projeções financeiras para os primeiros 12 meses e para os primeiros 5 anos Hipóteses econômicas (PIB, inflação, variação cambial etc.) Parâmetros do serviço (volume de vendas, preço unitário líquido, custo unitário) Demonstração de resultados do exercício ROI (análise de retorno sobre o investimento) BEP (Break Even Point)

29 Roteiro Resumido Parte 4 – Ação e controle Análise de equilíbrio
Pontos fortes Pontos fracos Oportunidades Ameaças

30 Roteiro Resumido Parte 4 – Ação e controle Programação (cronograma)
Relação de todas as ações principais com suas datas limite e determinação dos responsáveis (departamentos e/ou pessoas)

31 Apresentação A qualidade da apresentação é essencial para as pessoas leiam Clareza e objetividade também Procure apresentar os argumentos de forma sucinta e direta Precisando de gráficos e tabelas para justificar, coloque-os ao final, como anexos Faça uma capa onde conste Identificação do plano Data Nome de quem elaborou Indicação de para quem será distribuído (pessoas e/ou departamentos)

32 Apresentação Comece pelo SUMÁRIO
Liste os assuntos e as páginas (facilite a leitura) Se possível, acrescente um sumário executivo Resumo geral do conteúdo do plano (para aqueles que não têm tempo ou paciência para ler todo o documento) Fique atento à qualidade da digitação, espaços e margens, títulos e subtítulos, notas de rodapé etc. Dê atenção especial à apresentação das tabelas e gráficos Modelos, plantas, resultados de pesquisa, fotos etc. Coloque todos como anexos para não interromper o fluxo de informações de quem está lendo o plano Pastas com folhas soltas (tipo fichário) são muito adequadas Permitem inclusões, exclusões e modificações

33 Apresentação Deixe espaço claro e identificável para a assinatura de cada um dos envolvidos na execução do plano Diretoria Operações/Produção Jurídico Recursos humanos Engenharia Qualquer outra pessoa ou área de quem dependa alguma parte do sucesso do plano

34 Apresentação Se possível, marque uma apresentação formal para os principais envolvidos Mostre as ações e suas justificativas Discuta cada uma com todos e fique atento às sugestões Convença da importância do sucesso do plano para o sucesso individual de cada um e da empresa como um todo Consiga o COMPROMETIMENTO

35 Controle O Plano de Marketing não se encerra com a sua implementação
Avalie periodicamente cada passo do processo Crie uma agenda de reuniões de acompanhamento ADMINISTRE, afinal, o plano é seu! Aproveite essas oportunidades para manter a coesão da equipe

36 Pense na continuidade do Plano!

37 Não basta implementar e controlar um Plano de Marketing!
Iniciada a execução do Plano é preciso pensar no futuro, no Plano seguinte... Planos de ajuste anuais são FUNDAMENTAIS! Ajuste dos resultados esperados Ajuste da rentabilidade Ajuste da eficiência Ajuste do próprio produto/serviço

38 Pense no SEU Plano de Marketing pessoal!
Onde você está? Para onde quer ir? Quanto tempo vai levar? O que você precisará fazer para chegar lá?

39 FUTURO É AGORA! Portanto: BOA SORTE!

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