A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITOS Principais ideias contidas em Ratzel e Vallaux para reflexões sobre o comércio internacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITOS Principais ideias contidas em Ratzel e Vallaux para reflexões sobre o comércio internacional."— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITOS Principais ideias contidas em Ratzel e Vallaux para reflexões sobre o comércio internacional

2 Friedrich Ratzel (1844-1904) Ratzel nasceu em Karlsruhe

3 Camille Vallaux (1870-1945) Geografia Social – O Solo e o Estado. 1911
Separação entre fenômenos sociais e naturais é fundamental. Processo de adaptação ativa: as sociedades não são determinadas geograficamente, pois são capazes de transformar ativamente seu meio natural.

4 CAMILLE VALLAUX Separação entre fenômenos sociais e naturais é fundamental. Crítica à ideia de “Estado como organismo” de Ratzel. Processo de adaptação ativa: as sociedades não são determinadas geograficamente, pois são capazes de transformar ativamente seu meio natural. Sendo assim, não podem ser comparadas a organismos biológicos.

5 Liberdade, Igualdade, Fraternidade
Revolução Francesa – valorização do indivíduo Invasão da Europa pelas tropas de Napoleão Bonaparte

6 UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA EM 1871
Disparidades entre cidades e regiões. Feudos e estrutura agrária de um lado, grandes cidades de outro. Fragmentação política. Lutas dinásticas.

7 “Questão nacional” alemã
Iohan Gottlieb Fichte ( ) Discursos à nação alemã ( ) “eu nacional” baseado no solo, na língua e na raça alemã “O Estado Comercial Fechado” (1800)

8 ESCOLAS E UNIVERSIDADES
Respaldadas pelo Estado para afirmar as ideologias e criar “identidade nacional” “Em nome da ciência, resguardar o Estado. Em nome do povo, edificar a nação. Em nome da ordem, educar a sociedade.”

9 Sacro-Império Romano Germânico

10 EUROPA EM 1517

11 Confederação Germânica
Império Austríaco – amarelo Prússia – azul Linha vermelha mostra os limites da confederação

12 Regiões conquistadas por Napoleão

13 LUTA PELO TERRITÓRIO

14 NAÇÃO Eric Hobsbawn: Sentido moderno da palavra vem do século XVIII. Não é possível dar uma dimensão única à nação. Ela pode ser reconhecida apenas a posteriori. Ratzel: A nação é o resultado da coesão de um território. Produção histórica e geográfica voltada para a criação de identidade nacional na Europa a partir do século XIX.

15 QUESTÕES NACIONAIS ATUAIS- BRASIGUAIOS

16

17

18 ESPAÇO Friedrich Ratzel Camille Vallaux
Espaço puro ou espaço abstrato – tem valor absoluto para as sociedades e para os Estados. Aspiração natural do Estado por espaço. ESPAÇO É PODER. Estados têm maior possibilidade de desenvolvimento quando ampliam seus espaços Não existe o “espaço em si”. Espaço é concreto, é uma extensão determinada que apresenta singularidades físicas e humanas. Afirmação de que “espaço é poder” só teria sentido para aqueles que detêm o poder, quase não afetando o cidadão comum. Estados não precisam ser grandes ou expansionistas para alcançar níveis altos de desenvolvimento.

19 NOÇÃO DE ESPAÇO Vallaux contesta a ideia de Ratzel de que haveria uma CONSCIÊNCIA COLETIVA DO ESPAÇO.

20 Países sem acesso ao mar e pequenas ilhas em desenvolvimento

21 Ilha Brasil

22 ESPAÇO Camille Vallaux: “espaço puro não é outra coisa senão o tempo, já que o desenvolvimento dos meios de circulação como as estradas, telégrafo, os meios de circulação intelectuais, enfim, as novas redes de relações, têm contribuído para reduzir as distâncias absolutas, sobrepondo o tempo ao espaço.”

23 TEMPO “O tempo e não o espaço é o que forma, do ponto de vista da geografia, como da história, o quadro geral da evolução dos Estados. A noção do tempo e da distância, e não a do espaço, é que Ratzel deveria ter posto clara.” Camille Vallaux, 1914, p.162

24 CRONOPOLÍTICA? “O espaço não está mais na geografia – está na eletrônica.” “ A política está menos no espaço físico que nos sistemas temporais administrados por várias tecnologias, das telecomunicações aos aviões.” “Há um movimento da geopolítica para a cronopolítica: a distribuição do território torna-se a distribuição do tempo.” Paul Virilio

25 TELECOMUNICAÇÕES Função: Conquistar o espaço com o tempo. Desenvolvida para facilitar as comunicações pela redução das limitações de tempo para superar as restrições de espaço. Figura: As Relações entre Cidades e Telecomunicações, e entre as Limitações de Tempo e Espaço

26 Fibras óticas

27 ESTADO MODERNO Não é um conceito universal.
Forma de ordenamento político surgida na Europa a partir do século XIII e consagrada com o Tratado de Westfália (1648) Centralização do poder Impessoalidade do comando político

28 ESTADO-NAÇÃO Tratado de Westfália – 1648:
Limites territoriais – território como princípio fundador do Estado moderno Soberania Povo – cidadania no interior das fronteiras

29 ESTADO MODERNO – AUTORES E DEFINIÇÕES
Max Weber: Estado é o detentor do monopólio da força legítima Ratzel: “Estados são organismos concebidos em íntima relação com o espaço.” Estado é a única fonte de manifestação do poder. “Todo Estado é uma parcela da humanidade e uma porção do espaço terrestre.” Para a geopolítica, suas características fundamentais são a extensão, a posição e as fronteiras.

30 ESTADO Ratzel Vallaux Estado como forma de vida.
Organismo espiritual e moral, agente articulador entre o povo e o solo. Estado como “forma essencialmente geográfica de vida social.” Soberania do povo sobre determinado solo é que forma o Estado.

31 DISCUSSÕES SOBRE O ESTADO
“O tamanho do território de um Estado, bem como os recursos naturais e uma população disciplinada, já não são mais elementos decisivos para uma grande potência.”

32 “GRANDE POTÊNCIA” Concepção geopolítica Concepção liberal
Território extenso – recursos naturais População coesa Força militar Tecnologia de ponta – pesquisa e fabricação de produtos de alta tecnologia População com altos níveis de educação – mão de obra qualificada

33 ESTADO E COMÉRCIO “A própria ausência de um Estado central forte, que defendesse seus interesses, é um dos elementos de explicação do decréscimo do comércio alemão, num universo mercantil europeu basicamente monopolizado pelas coroas através das companhias nacionais. Também o particularismo, impondo barreiras alfandegárias internas entre os principados, atuou impedindo o livre fluxo das mercadorias” (MORAES, 2002:32 [1986])

34 ESTADO E TERRITÓRIO Com o desenvolvimento de tecnologias que reduzem as distâncias, aumenta a capacidade dos Estados de estender redes políticas sobre superfícies cada vez maiores do território.

35 REURBANIZAÇÃO ESTRATÉGICA DE PARIS: ruas mais largas para facilitar a movimentação de tropas e dificultar as barricadas populares.

36

37

38 TERRITÓRIO Raffestin: “construção conceitual a partir da noção de espaço”. “é essencial compreender bem que o espaço é anterior ao território. O território se forma a partir do espaço, e é resultado de uma ação conduzida por um ator sintagmático (ator que realiza um programa) em qualquer nível”. O espaço está dado, existe por si. É diferente do território, que é construído, modificado por redes, circuitos e fluxos: rodovias, canais, estradas de ferro e delimitado por fronteiras, sobre o qual o Estado exerce sua soberania.

39 CAMILLE VALLAUX Valor político dos solos não decorre necessariamente de seu valor econômico imediato. Territórios possuem um valor intrinsecamente político.

40 GIBRALTAR

41

42 ILHAS BRITÂNICAS NO ATLÂNTICO SUL

43 ANTÁRTIDA

44 FRONTEIRAS Toda fronteira é uma demarcação política.
Não é apenas uma linha imaginária, é uma zona com aspectos particulares de circulação. “Alto grau de tensão vital entre as forças organizadas dos Estados sob as formas militares, econômicas, intelectuais e morais”

45 ZONA DE FRONTEIRA - BRASIL
KM DE FRONTEIRAS TERRESTRES

46 CIRCULAÇÃO Ratzel: São necessidades bélicas que promovem o desenvolvimento de vias de transporte e comunicação. Estados que promovem o desenvolvimento de vias em outros estados o fazem por egoísmo: para criar dependências, para dominar o espaço. ... Promove-se a construção de vias de transporte e comunicação a fim de alcançar metas políticas e militares.

47 CIRCULAÇÃO Movimento de mercadorias e pessoas: comércio, migrações, necessidade de ir e vir. Para Vallaux, esta concepção é estreita. A circulação não se restringe a “coisas” – engloba movimento das ideias pelos meios de comunicação – “relações interespirituais” Circulação, principalmente terrestre, se desenvolve sob a sombra dos Estados. Vias terrestres são obras políticas e militares. Ratzel: circulação de pessoas e bens é a forma principal, a forma mais consequente e enérgica, do movimento histórico. Ela prepara a expansão política e militar.

48 COMÉRCIO E CIRCULAÇÃO RATZEL:
Promover o comércio cria dependências. ... A mudança de vias prejudica os sistemas de convivência preexistentes, historicamente crescidas. ... Desvios artificiais de vias de comunicação e transporte, medidas políticas que afetam a circulação a fim de forçar fluxos predefinidos, tudo isso tem consequências imprevisíveis. ... As vias planejadas, não formadas historicamente, não duram.

49

50 TRANSPORTE Ratzel: A construção e o melhoramento de vias de transporte e de comunicação aceleram a história, causando deslocamento interno, migrações e guerras.

51 SOCIEDADE - DEFINIÇÕES
sf. 1. Qualquer conjunto de seres vivos que mantêm uma organização coletiva (sociedade humana/de formigas) 2. Conjunto de pessoas que desfrutam o mesmo território e a mesma história, com costumes e leis comuns (sociedade russa/brasileira) 3. Conjunto de pessoas que vivem numa mesma época e contexto cultural (sociedade bizantina/moderna) 4. Agrupamento de pessoas que têm ideais e normas comuns (sociedade de frades/de hippies); COMUNIDADE

52 SOCIEDADE - DEFINIÇÕES
5- Vida gregária, de convivência, comunicação: Mal ou bem, vai ter de viver em sociedade 6- Grupo de pessoas que se reúnem formalmente em torno de atividade ou interesse comum, como associação, agremiação, grêmio ou equivalente (sociedade de músicos/de comerciantes) 7. Jur. Participação, como sócio, do capital de uma empresa: Ambos têm sociedade na Aires & Cia 8. Associação de pessoas com objetivos humanitários, filantrópicos, culturais (sociedade beneficente; sociedade protetora dos animais) Read more:

53 SOCIEDADE 9. Companhia ou associação de pessoas sujeitas a um regulamento comum ou simplesmente a convenções, para fins literários, artísticos, científicos (sociedade de geografia, sociedade de astronomia) 10. O local onde se reúnem essas pessoas 11. Conjunto das pessoas de classe alta que se reúnem, se frequentam na vida mundana; SOÇAITE 12. Frequência, convivência habitual de pessoas de um mesmo lugar: É um lugar pequeno, atrasado, há pouca sociedade 13. Soc. Reunião de indivíduos que vivem num determinado período num certo regime econômico (de produção e de consumo) e político, sob as mesmas leis e normas de conduta e que, mesmo estruturados em distintos níveis sociais, têm a percepção de formarem um grupo [F.: Do lat. societas, atis.] Read more:

54 SOCIEDADE John Locke “Aqueles que se reúnem num só corpo e adotam uma lei comum estabelecida e uma magistratura à qual apelar, investida da autoridade de decidir as controvérsias que nascem entre eles, se encontram uns com os outros em Sociedades civis; mas os que não têm semelhante apelo comum ... estão sempre no Estado de natureza" (Segundo tratado sobre o Governo, § 87).

55 SOCIEDADE SOCIEDADE CIVIL (sociedade política) em contraposição à SOCIEDADE NATURAL ESTADO DE NATUREZA: O HOMEM É O LOBO DO HOMEM

56 Transporte marítimo de petróleo

57

58

59

60 COMÉRCIO INTERNACIONAL
Para Ratzel, o comércio internacional trabalharia no sentido de transformar a Terra inteira em um “vasto organismo econômico” onde “povos e regiões não são mais que órgãos subordinados”, cujos fluxos principais convergiriam cada vez mais para Londres.

61 HIERARQUIA DAS CIDADES
Capitais e as demais cidades. CAPITAIS NATURAIS E ARTIFICIAIS.

62

63

64

65 Bibliografia SANTOS, Carlos. Território e territorialidade. REVISTA ZONA DE IMPACTO. ISSN , VOL. 13, Setembro/Dezembro, ANO 11, 2009. 


Carregar ppt "CONCEITOS Principais ideias contidas em Ratzel e Vallaux para reflexões sobre o comércio internacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google