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PublicouIuri Paredes Alterado mais de 10 anos atrás
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Uma estratégia coletiva de educação em saúde bucal – Pelotas/RS
Surge a ideia... “Sorrindo no Ônibus” Uma estratégia coletiva de educação em saúde bucal – Pelotas/RS
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Introdução A educação em saúde bucal implica na conscientização das pessoas para se alcançar a saúde plena sendo, portanto, focada em oportunidades de aprendizagem. Mesquini, 2006
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Introdução É um instrumento importante para melhoria das condições de saúde da população e pode ser classificada em duas categorias: micro e macro. Abegg, 1999
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Macro – Realizada em escolas ou locais coletivos
Micro – Realizada em consultórios dentários Macro – Realizada em escolas ou locais coletivos
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Proposta do projeto “Sorrindo no Ônibus”
Disseminar informações buscando atingir a coletividade, através da colagem de adesivos, contendo informações sobre saúde bucal no interior dos ônibus de transporte público de Pelotas.
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Lançamento da campanha
Largo Edmar Fetter em Com a presença da imprensa, autoridades e empresas de ônibus
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Repercussão do projeto na mídia
Rádios locais TV Cidade, RBS entre outras Jornais escritos locais
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Críticas Políticas
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Custo dos adesivos: R$ 5.000,00 Custo por adesivo R$ 7,00 Foram investidos no mês de outubro aproximadamente R$ ,00 com honorários dos profissionais cirurgiões-dentistas da rede pública.
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Mas, qual o impacto? O impacto do método educativo foi avaliado através de questionários elaborados em parceria com a Faculdade de Odontologia da UFPel.
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Avaliação Objetivos Identificar a percepção do material informativo pela população no interior dos ônibus Verificar se a linguagem dos adesivos foi considerada simples e objetiva
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Avaliação Modificação dos hábitos
Observar o relato de aprendizado/lembrança por parte dos entrevistados sobre o conteúdo informativo dos adesivos Modificação dos hábitos
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Trata-se de um estudo transversal descritivo.
Metodologia Tipo de estudo Trata-se de um estudo transversal descritivo. Frazão, 2003
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População de estudo Usuários de transporte coletivo de Pelotas, estimada 100 mil usuários/dia. Sec. Transportes, 2012
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460 questionários contendo perguntas fechadas e abertas.
Tamanho da amostra 460 questionários contendo perguntas fechadas e abertas.
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Local do estudo O estudo foi conduzido em paradas de ônibus de Pelotas, no período de 25/07/2012 a 28/09/2012. (iniciando 2 meses após o lançamento da campanha)
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Resultados e Discussão
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Nº de perdas (31) e nº recusas (13) foram Inferiores ao esperado!
Boa participação Nº de perdas (31) e nº recusas (13) foram Inferiores ao esperado! Perdas=ônibus chegou
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CARACTERÍSTICAS DOS ENTREVISTADOS
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Sexo Cor da Pele
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SOBRE OS INFORMATIVOS
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Resultados/Discussão
388 usuários perceberam a existência de adesivos 343 perceberam o tema saúde bucal - Demonstra que a campanha atingiu seus objetivos quanto a visibilidade
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Todos os adesivos foram lembrados – escolha certa dos temas
60% dos entrevistados lembraram até 2 tipos de adesivos 31% lembraram de 3 ou + 9% não lembraram nenhum tipo de adesivo embora tenham lembrado da campanha.
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Frequência de citações dos adesivos por tema
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Os adesivos mais lembrados foram aparelhos ortodônticos e o tipo de escova ideal
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Dos que perceberam o tema, 74% relataram que aprenderam/relembraram algo
Escovação correta/escova macia Importância do fio dental Como higienizar a prótese Cuidados com aparelhos ortodônticos Sobre bruxismo Evitar açúcar na mamadeira
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33 mil usuários modificaram algum hábito!
Dos participantes que perceberam os adesivos, 44% relataram ter modificado algum hábito 33 mil usuários modificaram algum hábito!
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Modificações mais citadas :
Começaram a escovar mais/melhor Começaram a usar fio dental Colocaram menos dentifrício (pasta de dente) Comentaram/ensinaram alguém próximo (efeito multiplicador) Estimularam o ensino sobre saude bucal
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Efeito multiplicador À medida que as pessoas aprendem, elas também ensinam, tornando-se multiplicadoras de ações educativas e promovem a saúde A mulher é a principal multiplicadora dessas ações! 71% dos entrevistados! Fuscella, 1999
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Efetividade 33% do total de entrevistados relataram ter modificado algum hábito Demonstra a efetividade da campanha
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“Pequenas modificações no comportamento das pessoas são usualmente suficientes para reduzir a ocorrência de doença”. Pilot, 1997
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Eficiência 𝐶𝑢𝑠𝑡𝑜 𝑑𝑜 𝑃𝑟𝑜𝑗𝑒𝑡𝑜 𝑈𝑠𝑢á𝑟𝑖𝑜𝑠 𝑚𝑜𝑑𝑖𝑓. ℎá𝑏𝑖𝑡𝑜𝑠 = 𝑅$ = R$ 0.15/indivíduo Uma estratégia eficiente! Podendo reduzir graças ao efeito multiplicador
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Comparando... Últimas eleições municipais...
São Lourenço - R$ 10,23 por voto conquistado Porto Alegre - R$ 19,00 por voto conquistado Jornal O Lourenciano 14/11/12
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QUALIDADE DOS ADESIVOS E CONTINUIDADE DO PROJETO
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96% (308) Fácil de entender 2,8% (9) Razoável para entender 1,2% (3) Difícil de entender
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“O profissional deve desenvolver a capacidade de ‘traduzir` os termos científicos para a linguagem popular”. Pfeutzenreiter, 2005 Fácil Compreensão
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98,5% (324) Sim 1,5% Indiferente 0% Não
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Drogas (cigarros, crack, álcool) DSTs Hipertensão e diabetes Implantes
Demonstra o interesse da população na continuidade da campanha.
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As notas variaram de 5 a 10. Média ,18
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Limitações Limitações projeto Limitações avaliação
Algumas empresas não foi possível aplicar os adesivos em toda a frota Adesivos encobertos pelas cortinas Limitações avaliação O estudo baseia-se apenas no relato da população.
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Conclusão O Projeto atingiu um impacto significativo pois promoveu saúde A linguagem dos adesivos foi considerada clara e objetiva O projeto proposto se mostrou eficiente e efetivo Avaliação do projeto feita pelos entrevistados foi positiva
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2ª Edição do Projeto “Nutrição no Ônibus”
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“Os meios de comunicação de massa, quando usados a favor da saúde tem um enorme valor”.
Pinto, 1996
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Supervisão de Saúde Bucal de Pelotas/RS
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