A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARSHALL( ) Escola de Cambridge

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARSHALL( ) Escola de Cambridge"— Transcrição da apresentação:

1 MARSHALL(1842-1924) Escola de Cambridge
Principal obra: Princípios de Economia (1890) Hedonismo Valor-utilidade Utilidade marginal decrescente -> curva da procura Teoria da produção (firma)

2 Fluxos: real e monetário
Fluxo real e fluxo monetário Famílias: maximizar utilidade Empresas: maximizar a diferença entre o dinheiro que recebe pelas mercadorias e o dinheiro que paga pelos fatores de produção (Preço - Custos)

3 A curva da procura Associar Teoria da Utilidade Marginal Decrescente à Teoria da Procura: Premissa 1: Tabelas de utilidades marginais individuais constantes (sem mudanças nos gostos e hábitos de consumo) Premissa 2: Utilidade marginal do dinheiro é constante

4 A curva da procura Curva da procura total é igual à soma de todas as curvas de procura individuais “Toda queda, por menor que seja, do preço de uma mercadoria de uso geral aumentará suas vendas totais, mantendo-se inalteradas as outras coisas” Equilíbrio parcial: examinava os mercados de uma ou duas mercadorias

5 A maximização da utilidade - famílias
Consumidores: Mercadorias / Dinheiro (Jevons, Menger, Walras) Proprietários de Fatores de Produção: - Terra Fertilidade(Ricardo) - Trabalho e Capital: Utilidade marginal negativa

6 Trabalho - Famílias Utilidade marginal negativa: fadiga do corpo e da mente, condições de trabalho, convívio com maus colegas, ocupação do tempo de lazer, outros interesses sociais e intelectuais.

7 Lucros - Famílias Abstinência X Espera
“O sacrifício do prazer presente pelo prazer futuro tem sido chamado de abstinência pelos economistas... Como, porém, o termo se presta a mal-entendidos, podemos evitar-lhe o uso com vantagem e dizer que a acumulação de capital é, em geral, um adiamento do prazer ou de uma espera.”

8 Maximização da Utilidade
Os cálculos de maximização da utilidade controlavam os fluxos de fatores de produção das famílias para o setor das empresas e do consumo de mercadorias do setor das empresas para o setor das famílias”

9 Teoria da Oferta da Firma Individual
Teoria da Produção Teoria dos Custos Análise das relações produção/custos de produção(formação de preços) Procura de fatores de produção

10 Teoria da Produção Função Produção : relacionar quantidades produzidas a combinações de fatores de produção q = f (N,K) onde q = quantidade produzida do bem ou serviço num determinado tempo N = quantidade utilizada de mão de obra K = quantidade utilizada de capital

11 Fatores de Produção: Variáveis e Fixos
- Variáveis: quantidades variam com o volume de produção (trabalho, matérias primas) - Fixos: quantidades não variam com o volume de produção (tecnologia, instalações)

12 Curto Prazo e Longo Prazo
Curto Prazo: período de tempo onde pelo menos um fator de produção se mantém fixo (varia de empresa para empresa) Longo Prazo: todos os fatores da função de produção são considerados variáveis

13 Análise de Curto Prazo q = f (N,K) <-> q = f (N)
Produtividade média: quantidade produzida/quantidade do fator Produtividade Marginal: variação do produto/acréscimo de uma unidade do fato Lei dos Rendimentos Decrescentes

14 Análise de Longo Prazo q = f (N,K)
Economias de Escala: Variações no produto total são maiores qua variações na quantidade de fatores de produção - Maior especialização - Capacidade de Estocagem - Pesquisa e criação de novos produtos - Melhores processos e métodos - Propaganda

15 Custos de Produção Objetivo da empresa: máxima produção possível para certa combinação de fatores de produção - máxima produção para um dado custo total - mínimo custo para um dado nível de produção

16 Custos de Produção CT = CVT + CFT Custo total médio (CT/q)
Custo variável médio (CVT/q) Custo fixo médio (CFT/q) Custo marginal ( CT/ q)

17 Maximização dos Lucros
LT = RT - CT RMg = CMg - RMg>CMg estímulo a aumentar a produção - RMg<CMg estímulo a reduzir a produção


Carregar ppt "MARSHALL( ) Escola de Cambridge"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google