A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:"— Transcrição da apresentação:

1 MIDLEWARE Acervos de Conteúdo Ambientes de comunicação com Convergência de Mídias

2 Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura: livros Eletrônico: arquivos e protocolos

3 Processo cultural... Formas de acesso
Música, A. Plásticas, Literatura: bibliotecas, livrarias, catálogos... Eletrônico: ferramentas de busca (diretas ou semânticas) e catálogos virtuais.

4 Processo cultural... Formas de apresentação
Música: concertos, discos, casa dos amigos Cinema: salas, TVs A. Plásticas: galerias, exposições Literatura: livros Eletrônico: multimídia; X_top, tvDigital Porém, com uma característica fundamental 

5 CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS
A “possibilidade” do mesmo ambiente, interoperável, para os diferentes meios de expressão cultural. Ao interligá-los, enriquecem-se o objetivo e a mensagem intencionadas. Além disso ... 

6 Construção Colaborativa de Conteúdo
Aplicações na educação. Geração interativa e incremental. Processo colaborativo (ex. aluno-alunos) Processo hierárquico (ex. professor->aluno). Acervo como insumo e modelo de novos projetos. Persistente: existência ininterrupta.

7 Proposta ao CGI Desenvolvimento de um MIDLEWARE para:
Integrar os ambientes de armazenamento e formas de acesso de objetos culturais. Integrar os dispositivos e respectivos aplicativos de apresentação desses conteúdos. Criação de um ambiente de Comunicação com a Convergência de Mídias para a Aprendizagem Colaborativa. Público alvo: ESCOLAS e seus ALUNOS. Padrão ABERTO para flexibilidade de incorporação de novas ferramentas. .

8 Para a Educação Infra-estrutura para a criação de Projetos e Atividades Educacionais. Aplicação de Atividades como espaços de trabalho colaborativo entre alunos e professores. Armazenamento permanente e gestão dos Conteúdos produzidos.

9 Entes envolvidos Aprendizagem colaborativa: participação ativa e interação entre alunos e professores onde o conhecimento é construído. Projeto: É um conjunto de regras e instruções (modelo) para a realização de Atividades. Atividade: É um Projeto aplicado a um grupo de alunos, acompanhado de ferramentas de colaboração e que resulta, por meio de Conteúdos gerados, na obtenção dos objetivos de um projeto pedagógico. Conteúdo: Textos, imagens etc., que possam ser produtos ou insumos de um processo de construção do conhecimento.

10 Entes... Indexação: É o processo pelo qual os usuários do ambiente encontrem material através dos recursos de busca. API (Application Programming Interface): É um conjunto de funções e padrões de comunicação entre sistemas que possibilitam a troca de dados entre eles.

11 Caráter Evolutivo Sistemas de EAD Comunidades Midleware proposto:
Foco no conteúdo didático Monitoramento da navegação de alunos Comunicação entre professores e alunos Comunidades Popularização das malhas interativas (peer-to-peer) Ferramentas estimulando a colaboração Soluções isoladas, não gerenciáveis Midleware proposto: Aprendizagem baseada no processo de criação Armazenamento e gestão dos Conteúdos produzidos Colaboração entre usuários Envolvimento dos conceitos mais populares da Internet Monitoramento da participação e da contribuição dos usuários Possibilidade de integração de novas ferramentas

12 Exemplo de Uso na Escola

13 Arquitetura do ambiente

14 Considerações Finais O Midleware como projeto ESTRUTURANTE.
O risco do esforço perdido (movimento browniano). Aderente à Missão do CGI 

15 Memorando de intenções do CGI
Cabe ao Estado, ... garantir à sociedade os meios de acesso a sua própria produção cultural. Promover a produção e utilização de conteúdos digitais em língua portuguesa, especialmente aqueles que possam contribuir para avanços na qualidade da educação.

16 Memorando... (artigo 9) Adoção ou desenvolvimento de plataformas, padrões e ferramentas que facilitem a interação, colaboração e protagonismo de atores envolvidos na produção e difusão; na articulação editorial de conteúdos múltiplos;

17 Finalmente ...

18 FIM O conteúdo unido ... Obrigado!


Carregar ppt "Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google