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MIDLEWARE Acervos de Conteúdo Ambientes de comunicação com Convergência de Mídias.

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Apresentação em tema: "MIDLEWARE Acervos de Conteúdo Ambientes de comunicação com Convergência de Mídias."— Transcrição da apresentação:

1 MIDLEWARE Acervos de Conteúdo Ambientes de comunicação com Convergência de Mídias

2 Processo cultural  Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais  Música: partituras, cifras  Cinema: rolos, fitas  Artes plásticas: telas...  Literatura: livros  Eletrônico: arquivos e protocolos

3 Processo cultural...  Formas de acesso  Música, A. Plásticas, Literatura: bibliotecas, livrarias, catálogos...  Eletrônico: ferramentas de busca (diretas ou semânticas) e catálogos virtuais.

4 Processo cultural...  Formas de apresentação  Música: concertos, discos, casa dos amigos  Cinema: salas, TVs  A. Plásticas: galerias, exposições  Literatura: livros  Eletrônico: multimídia; X_top, tvDigital Porém, com uma característica fundamental 

5 CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS  A “possibilidade” do mesmo ambiente, interoperável, para os diferentes meios de expressão cultural.  Ao interligá-los, enriquecem-se o objetivo e a mensagem intencionadas. Além disso... 

6 Construção Colaborativa de Conteúdo  Aplicações na educação.  Geração interativa e incremental.  Processo colaborativo (ex. aluno-alunos)  Processo hierárquico (ex. professor- >aluno).  Acervo como insumo e modelo de novos projetos.  Persistente: existência ininterrupta.

7 Proposta ao CGI  Desenvolvimento de um MIDLEWARE para:  Integrar os ambientes de armazenamento e formas de acesso de objetos culturais.  Integrar os dispositivos e respectivos aplicativos de apresentação desses conteúdos.  Criação de um ambiente de Comunicação com a Convergência de Mídias para a Aprendizagem Colaborativa. Público alvo: ESCOLAS e seus ALUNOS.  Padrão ABERTO para flexibilidade de incorporação de novas ferramentas. ..

8 Para a Educação  Infra-estrutura para a criação de Projetos e Atividades Educacionais.  Aplicação de Atividades como espaços de trabalho colaborativo entre alunos e professores.  Armazenamento permanente e gestão dos Conteúdos produzidos.

9 Entes envolvidos  Aprendizagem colaborativa: participação ativa e interação entre alunos e professores onde o conhecimento é construído.  Projeto: É um conjunto de regras e instruções (modelo) para a realização de Atividades.  Atividade: É um Projeto aplicado a um grupo de alunos, acompanhado de ferramentas de colaboração e que resulta, por meio de Conteúdos gerados, na obtenção dos objetivos de um projeto pedagógico.  Conteúdo: Textos, imagens etc., que possam ser produtos ou insumos de um processo de construção do conhecimento.

10 Entes...  Indexação: É o processo pelo qual os usuários do ambiente encontrem material através dos recursos de busca.  API (Application Programming Interface): É um conjunto de funções e padrões de comunicação entre sistemas que possibilitam a troca de dados entre eles.

11 Caráter Evolutivo Sistemas de EAD  Foco no conteúdo didático  Monitoramento da navegação de alunos  Comunicação entre professores e alunos Comunidades  Popularização das malhas interativas (peer-to-peer)  Ferramentas estimulando a colaboração  Soluções isoladas, não gerenciáveis Midleware proposto:  Aprendizagem baseada no processo de criação  Armazenamento e gestão dos Conteúdos produzidos  Colaboração entre usuários  Envolvimento dos conceitos mais populares da Internet  Monitoramento da participação e da contribuição dos usuários  Possibilidade de integração de novas ferramentas

12 Exemplo de Uso na Escola

13 Arquitetura do ambiente

14 Considerações Finais  O Midleware como projeto ESTRUTURANTE.  O risco do esforço perdido (movimento browniano).  Aderente à Missão do CGI 

15 Memorando de intenções do CGI  Cabe ao Estado,... garantir à sociedade os meios de acesso a sua própria produção cultural.  Promover a produção e utilização de conteúdos digitais em língua portuguesa, especialmente aqueles que possam contribuir para avanços na qualidade da educação.

16 Memorando... (artigo 9)  Adoção ou desenvolvimento de plataformas, padrões e ferramentas que facilitem a interação, colaboração e protagonismo de atores envolvidos na produção e difusão; na articulação editorial de conteúdos múltiplos;

17 Finalmente...

18 FIM O conteúdo unido... Obrigado!


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