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A importância da internacionalização

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Apresentação em tema: "A importância da internacionalização"— Transcrição da apresentação:

1 A importância da internacionalização
Projecto AguaGlobal A importância da internacionalização Porto, 19 de Abril de 2012

2 O Paradoxo da Globalização
Motor de crescimento e aproximação de culturas 350 milhões de pessoas sairam da pobreza Fonte de instabilidade e de incerteza Pressão sobre os preços e mercado laboral Temos neste momento empresas com Gestor de Cliente já atribuido 2

3 Consequências da Globalização
Integração dos Mercados. Desintegração da Produção Melhoria da competitividade das empresas. Crescente importância dos países emergentes BRIC - Mundo multipolar.- A criação do G-20 Rápida difusão global da tecnologia. Baixos Custos das Comunicações, melhoria das Telecomunicações, acesso à Internet Rápida evolução do comércio internacional vs. PIB mundial 8% 14% 33% 1913 1990 2011 Temos neste momento empresas com Gestor de Cliente já atribuido 3

4 Nos últimos 20 anos, duplicou a oferta de mão-de-obra
Nunca na história mundial, tantos países basearam o seu crescimento económico no crescimento das exportações e na atração de investimento estrangeiro Nos últimos 20 anos, duplicou a oferta de mão-de-obra a nível mundial A economia mundial teve que absorver mais milhões de trabalhadores, a maioria dos quais nos sectores de bens transaccionáveis. China 760 milhões Ex-União Soviética 260 milhões Índia 440 milhões Temos neste momento empresas com Gestor de Cliente já atribuido 4 Fonte – The Globalist 4

5 A internacionalização provoca uma maior pressão competitiva nas empresas, quer ao nível da oferta, quer ao nível da procura Ao nível da Oferta, Porque todas as economias estão a basear a sua recuperação no aumento das suas exportações de bens e serviços, o que provoca um ambiente de hipercompetição nos mercados. Ao nível da Procura, Porque o poder passou de quem quer vender para quem quer comprar. Passou dos Fabricantes para os Consumidores. O problema hoje não é falta de Oferta, mas sim da falta de Procura. Os consumidores são cada vez mais exigentes. Querem produtos com mais qualidade e a preços baixos. É cada vez mais difícil fazer chegar novos produtos e serviços às empresas e ao consumidor final. A importância do Branding Rui Marques falou da Capacitação que tem hoje uma importância crescente nas actividades da Aicep porque ela é fundamental para as empresas tenham mais hipóteses de sucesso nos mercados Internacionais. Ao nível da oferta, Porque todas as economias estão a basear a sua recuperação no aumento das exportações. Com a queda drástica da procura, a competição que já era grande torna-se em Hiper-competição. As empresas têm que apostar no conhecimento dos mercados e na inovação se querem ter sucesso na sua expansão internacional. Ao nível da procura Porque os consumidores perante uma oferta cada vez mais abundante e global exigem produtos cada vez com maior qualidade e a baixo preço.

6 Razões da Internacionalização
Crescimento c/ aumento potencial do volume de vendas Economias de escala e de aprendizagem (inovação) Menos dependência do mercado interno português Aumento do ciclo de vida dos bens e serviços Diminui o impacto dos ciclos económicos Acompanhar grandes clientes no estrangeiro Temos neste momento empresas com Gestor de Cliente já atribuido Prestigia o nome da empresa 6

7 Aspectos determinantes do sucesso a nível internacional
Melhor Conhecimentos dos Mercados e dos Clientes Maior Inovação e maior diferenciação nos produtos e serviços Criar marcas próprias – um ativo estratégico das empresas Maior Ligação às Universidades Melhor Qualificação dos seus Gestores Mais conhecimento dos mercados internacionais é uma vantagens competitiva sobre os concorrentes. Maior Cultura Internacional dos seus Quadros

8 Evolução do número de empresas exportadoras
23.498 24.430 24.254 21.224 21.651 20.011 17.721 17.725 17.773 17.044 16.705 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 Fonte – INE

9 Distribuição das Empresas Exportadoras
Volume de Exportação Nº de Empresas % do total das Exportações 2007 2008 2009 2010 2007 2008 2009 2010 > € 50 milhões 93 92 75 90 46,0% 48,3% 39,6% 46,8% Entre €25 e €50 milhões 124 116 123 111 11,7% 11,0% 14,2% 11,4% Entre €10 e €25 milhões 323 291 268 319 13,6% 12,4% 13,6% 14,1% Entre €5 e 10 milhões 491 498 464 440 9,4% 9,6% 11,0% 8,8% Entre €1 e €5 milhões 2.223 2.133 2.112 2.070 13,6% 13,2% 15,9% 13,5% Entre €500 mil e €1 milhão 1.452 1.424 1.280 1.316 2,8% 2,8% 3,1% 2,7% Entre €100 e €500 mil 3.467 3.102 2.457 2.879 2,4% 2,1% 2,0% 2,1% Entre €50 mil e €100 mil O nosso target são as pequenas e médias empresas que devido à sua dimensão, falta de recursos humanos e restrições no acesso ao financiamento, têm dificuldades na sua expansão internacional. È interessante analisar a distribuição das empresas exportadoras: Cerca de 100 empresas significam quase metade da nossa exportação. A maior parte das nossas empresas exportadoras, mais de exportam menos de 1 milhão de euros por ano. As nossas acções de formação das empresas incidem sobre esta faixa de empresas aqui assinalada. 1.361 1.244 1.253 1.280 0,3% 0,2% 0,3% 0,3% Abaixo de €50 mil 14.896 15.354 9.693 9.268 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% Total de Empresas* 24.430 24.254 17.725 17.773 *Apenas pessoas colectivas (sociedades), dados declarados Fonte: INE, Operadores Comércio Internacional

10 Distribuição das Empresas Exportadoras
Volume de Exportação Nº de Empresas % do total das Exportações 2007 2008 2009 2010 2007 2008 2009 2010 > € 50 milhões 93 92 75 90 46,0% 48,3% 39,6% 46,8% Entre €25 e €50 milhões 124 116 123 111 11,7% 11,0% 14,2% 11,4% Entre €10 e €25 milhões 323 291 268 319 13,6% 12,4% 13,6% 14,1% Entre €5 e 10 milhões 491 498 464 440 9,4% 9,6% 11,0% 8,8% Entre €1 e €5 milhões 2.223 2.133 2.112 2.070 13,6% 13,2% 15,9% 13,5% Entre €500 mil e €1 milhão 1.452 1.424 1.280 1.316 2,8% 2,8% 3,1% 2,7% Entre €100 e €500 mil 3.467 3.102 2.457 2.879 2,4% 2,1% 2,0% 2,1% Entre €50 mil e €100 mil O nosso target são as pequenas e médias empresas que devido à sua dimensão, falta de recursos humanos e restrições no acesso ao financiamento, têm dificuldades na sua expansão internacional. È interessante analisar a distribuição das empresas exportadoras: Cerca de 100 empresas significam quase metade da nossa exportação. A maior parte das nossas empresas exportadoras, mais de exportam menos de 1 milhão de euros por ano. As nossas acções de formação das empresas incidem sobre esta faixa de empresas aqui assinalada. 1.361 1.244 1.253 1.280 0,3% 0,2% 0,3% 0,3% Abaixo de €50 mil 14.896 15.354 9.693 9.268 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% Total de Empresas* 24.430 24.254 17.725 17.773 *Apenas pessoas colectivas (sociedades), dados declarados Fonte: INE, Operadores Comércio Internacional

11 Distribuição das Empresas Exportadoras
Volume de Exportação Nº de Empresas % do total das Exportações 2007 2008 2009 2010 2007 2008 2009 2010 > € 50 milhões 93 92 75 90 46,0% 48,3% 39,6% 46,8% Entre €25 e €50 milhões 124 116 123 111 11,7% 11,0% 14,2% 11,4% Entre €10 e €25 milhões 323 291 268 319 13,6% 12,4% 13,6% 14,1% Entre €5 e 10 milhões 491 498 464 440 9,4% 9,6% 11,0% 8,8% Entre €1 e €5 milhões 2.223 2.133 2.112 2.070 13,6% 13,2% 15,9% 13,5% Entre €500 mil e €1 milhão 1.452 1.424 1.280 1.316 2,8% 2,8% 3,1% 2,7% Entre €100 e €500 mil 3.467 3.102 2.457 2.879 2,4% 2,1% 2,0% 2,1% Entre €50 mil e €100 mil O nosso target são as pequenas e médias empresas que devido à sua dimensão, falta de recursos humanos e restrições no acesso ao financiamento, têm dificuldades na sua expansão internacional. È interessante analisar a distribuição das empresas exportadoras: Cerca de 100 empresas significam quase metade da nossa exportação. A maior parte das nossas empresas exportadoras, mais de exportam menos de 1 milhão de euros por ano. As nossas acções de formação das empresas incidem sobre esta faixa de empresas aqui assinalada. 1.361 1.244 1.253 1.280 0,3% 0,2% 0,3% 0,3% Abaixo de €50 mil 14.896 15.354 9.693 9.268 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% Total de Empresas* 24.430 24.254 17.725 17.773 2.940 – 48% *Apenas pessoas colectivas (sociedades), dados declarados Fonte: INE, Operadores Comércio Internacional

12 Distribuição das Empresas Exportadoras
Volume de Exportação Nº de Empresas % do total das Exportações 2007 2008 2009 2010 2007 2008 2009 2010 > € 50 milhões 93 92 75 90 46,0% 48,3% 39,6% 46,8% Entre €25 e €50 milhões 124 116 123 111 11,7% 11,0% 14,2% 11,4% Entre €10 e €25 milhões 323 291 268 319 13,6% 12,4% 13,6% 14,1% Entre €5 e 10 milhões 491 498 464 440 9,4% 9,6% 11,0% 8,8% Entre €1 e €5 milhões 2.223 2.133 2.112 2.070 13,6% 13,2% 15,9% 13,5% Entre €500 mil e €1 milhão 1.452 1.424 1.280 1.316 2,8% 2,8% 3,1% 2,7% Entre €100 e €500 mil 3.467 3.102 2.457 2.879 2,4% 2,1% 2,0% 2,1% Entre €50 mil e €100 mil O nosso target são as pequenas e médias empresas que devido à sua dimensão, falta de recursos humanos e restrições no acesso ao financiamento, têm dificuldades na sua expansão internacional. È interessante analisar a distribuição das empresas exportadoras: Cerca de 100 empresas significam quase metade da nossa exportação. A maior parte das nossas empresas exportadoras, mais de exportam menos de 1 milhão de euros por ano. As nossas acções de formação das empresas incidem sobre esta faixa de empresas aqui assinalada. 1.361 1.244 1.253 1.280 0,3% 0,2% 0,3% 0,3% Abaixo de €50 mil 14.896 15.354 9.693 9.268 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% Total de Empresas* 24.430 24.254 17.725 17.773 – 5,4% *Apenas pessoas colectivas (sociedades), dados declarados Fonte: INE, Operadores Comércio Internacional

13 Distribuição das Empresas Exportadoras
Volume de Exportação Nº de Empresas % do total das Exportações 2007 2008 2009 2010 2007 2008 2009 2010 > € 50 milhões 93 92 75 90 46,0% 48,3% 39,6% 46,8% Entre €25 e €50 milhões 124 116 123 111 11,7% 11,0% 14,2% 11,4% Entre €10 e €25 milhões 323 291 268 319 13,6% 12,4% 13,6% 14,1% Entre €5 e 10 milhões 491 498 464 440 9,4% 9,6% 11,0% 8,8% Entre €1 e €5 milhões 2.223 2.133 2.112 2.070 13,6% 13,2% 15,9% 13,5% Entre €500 mil e €1 milhão 1.452 1.424 1.280 1.316 2,8% 2,8% 3,1% 2,7% Entre €100 e €500 mil 3.467 3.102 2.457 2.879 2,4% 2,1% 2,0% 2,1% Entre €50 mil e €100 mil O nosso target são as pequenas e médias empresas que devido à sua dimensão, falta de recursos humanos e restrições no acesso ao financiamento, têm dificuldades na sua expansão internacional. È interessante analisar a distribuição das empresas exportadoras: Cerca de 100 empresas significam quase metade da nossa exportação. A maior parte das nossas empresas exportadoras, mais de exportam menos de 1 milhão de euros por ano. As nossas acções de formação das empresas incidem sobre esta faixa de empresas aqui assinalada. 1.361 1.244 1.253 1.280 0,3% 0,2% 0,3% 0,3% Abaixo de €50 mil 14.896 15.354 9.693 9.268 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% Total de Empresas* 24.430 24.254 17.725 17.773 60% – 0,6% *Apenas pessoas colectivas (sociedades), dados declarados Fonte: INE, Operadores Comércio Internacional

14 Mais Empresas de Dimensão Média Mais Cooperação Empresarial
Mais Parcerias Com oferta complementar de Bens e Serviços Que tenham recursos suficientes para Inovar Que tenham maior capacidade de oferta Temos neste momento empresas com Gestor de Cliente já atribuido Que tenham maior capacidade de negociação Que possam repartir o risco do negócio 14 14

15 Mais Empresas de Dimensão Média Mais Cooperação Empresarial
Mais Parcerias - Colaborar para Competir Com oferta complementar de Bens e Serviços Que tenham recursos suficientes para Inovar Que tenham maior capacidade de oferta Temos neste momento empresas com Gestor de Cliente já atribuido Que tenham maior capacidade de negociação Que possam repartir o risco do negócio 15 15

16 Um mundo em profunda mudança

17 Contributo para o PIB mundial
2012 Outros países Brasil Rússia China Índia EUA Zona Euro Outros Países Rússia EUA Brasil China Zona Euro Fonte – Oxford Economics Índia

18 Perspectivas de crescimento económico
Fonte – Oxford Economics

19 Perspectivas de crescimento económico
86% - Investimento Directo Estrangeiro 68% - Investimento no Estrangeiro Fonte – Oxford Economics

20 Atracção de Investimento – 2% Investimento no exterior – 4%
Situação em 2011 América do Norte Atracção de Investimento – 2% Investimento no exterior – 4% União Europeia Atracção de Investimento – 86% Investimento no exterior – 68% Ásia Atracção de Investimento – 0.3% Investimento no exterior – 0,5% América Latina Atracção de Investimento – 6% Investimento no Exterior – 12% África Atracção de Investimento – 1% Investimento no Exterior – 7% Fonte: Banco de Portugal

21 74 % das exportações portuguesas
Perspectivas de crescimento económico 74 % das exportações portuguesas Fonte – Oxford Economics

22 4% 74% 6% 4% 8% Situação em 2011 América do Norte União Europeia Ásia
Bens + Serviços 4% União Europeia Bens + Serviços 74% Ásia Bens + Serviços 6% América Latina Bens + Serviços 4% África Bens + Serviços 8% Fonte: Banco de Portugal

23 Evolução dos 10 Principais Mercados
Entre os anos de 2000 e 2010 Espanha 20,1% 4.119 26,6% 4.122 Alemanha 17,8% 2.722 13,0% 2.117 França 12,7% 3.547 11,8% 3.064 R. Unido 10,8% 2.606 5,5% 1.857 Angola 1,4% 4.165 5,2% 7.132 Holanda 4,3% 1.971 3,8% 1.575 Itália 4,0% 1.623 3,8% 1.603 EUA 5,6% 3.122 3,6% 2.079 Bélgica 5,9% 1.767 2,9% 1.497 Brasil 0,7% 1.114 1,2% 1.302 Fonte – INE

24 50 Principais Mercados de Exportação de Bens
24

25 50 Principais Mercados de Exportação de Bens
10+ 77,30% 25

26 50 Principais Mercados de Exportação de Bens
10+ 77,30% 4 Mercados - Espanha, Alemanha, França e Reino Unido - representam cerca de 50% 5 mercados da União Europeia estão a implementar, simultâneamente, medidas de austeridade. 26

27 A Grande Transformação

28 Evolução do Consumo da Classe Média
Outros países União Europeia EUA Japão Outros países asiáticos Índia China Outros Países Estados Unidos Índia União Europeia Japão China Outros países asiáticos Fonte – OCDE 2010 – wp 285

29 Necessidade de Diversificação

30 Aumento das trocas comerciais nos últimos 10 anos
4 vezes entre os países desenvolvidos 10 vezes entre as economias emergentes

31 Os BRIC, em 2010 e apesar da crise económica e financeira, adicionaram
2 triliões de dólares ao PIB mundial. A China, em cada 3 meses, cria riqueza equivalente a uma nova economia portuguesa

32 Há economias com grande dinamismo económico,
onde se fala português

33 A Língua Portuguesa como Recurso Económico
O Triângulo Virtuoso Portugal Cabo Verde S.Tomé e Príncipe Temos neste momento empresas com Gestor de Cliente já atribuido Brasil Moçambique Angola 33

34 Países com grande potencial de crescimento
Polónia Croácia Portugal Sérvia Magreb Cabo Verde S.Tomé e Príncipe Temos neste momento empresas com Gestor de Cliente já atribuido Brasil Moçambique Angola 34

35 Nova Tutela e Rede Externa da Aicep

36 Diplomacia económica ao serviço das empresas com negócios internacionais

37 AICEP – Rede Externa Estocolmo Helsínquia Copenhaga Moscovo Dublin
Madrid Paris Berlim Londres Estocolmo Varsóvia Moscovo Haia Bruxelas Zurique Viena Budapeste Praga Copenhaga Helsínquia Dublin Bucareste Barcelona Milão Ancara Atenas Mérida Vigo Istambul Centro de Negócios Escritório Representação Porto Lisboa

38 AICEP – Rede Externa Macau São Francisco Nova Iorque Toronto
Cidade do México São Paulo Luanda Praia Buenos Aires Pequim Maputo Joanesburgo Xangai Singapura Rabat Centro de Negócios Escritório Representação Argel Santiago do Chile Tunes Nova Deli Tripoli Caracas Benguela Tóquio Kuala-Lumpur Jacarta Porto Lisboa Bogotá


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