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Projecto AguaGlobal A importância da internacionalização Porto, 19 de Abril de 2012.

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1 Projecto AguaGlobal A importância da internacionalização Porto, 19 de Abril de 2012

2 O Paradoxo da Globalização Motor de crescimento e aproximação de culturas 350 milhões de pessoas sairam da pobreza Fonte de instabilidade e de incerteza Pressão sobre os preços e mercado laboral

3 Consequências da Globalização Crescente importância dos países emergentes BRIC - Mundo multipolar.- A criação do G-20 Melhoria da competitividade das empresas. Integração dos Mercados. Desintegração da Produção Rápida difusão global da tecnologia. Baixos Custos das Comunicações, melhoria das Telecomunicações, acesso à Internet Rápida evolução do comércio internacional vs. PIB mundial 8% 14% 33%

4 4 A economia mundial teve que absorver mais milhões de trabalhadores, a maioria dos quais nos sectores de bens transaccionáveis. China 760 milhões Ex-União Soviética 260 milhões Índia 440 milhões Nos últimos 20 anos, duplicou a oferta de mão-de-obra a nível mundial Nunca na história mundial, tantos países basearam o seu crescimento económico no crescimento das exportações e na atração de investimento estrangeiro Fonte – The Globalist

5 Ao nível da Oferta, Porque todas as economias estão a basear a sua recuperação no aumento das suas exportações de bens e serviços, o que provoca um ambiente de hipercompetição nos mercados. A internacionalização provoca uma maior pressão competitiva nas empresas, quer ao nível da oferta, quer ao nível da procura Ao nível da Procura, Porque o poder passou de quem quer vender para quem quer comprar. Passou dos Fabricantes para os Consumidores. O problema hoje não é falta de Oferta, mas sim da falta de Procura. Os consumidores são cada vez mais exigentes. Querem produtos com mais qualidade e a preços baixos. É cada vez mais difícil fazer chegar novos produtos e serviços às empresas e ao consumidor final. A importância do Branding

6 Razões da Internacionalização Economias de escala e de aprendizagem (inovação) Menos dependência do mercado interno português Diminui o impacto dos ciclos económicos Acompanhar grandes clientes no estrangeiro Crescimento c/ aumento potencial do volume de vendas Aumento do ciclo de vida dos bens e serviços Prestigia o nome da empresa

7 Aspectos determinantes do sucesso a nível internacional Melhor Conhecimentos dos Mercados e dos ClientesMaior Inovação e maior diferenciação nos produtos e serviçosMelhor Qualificação dos seus Gestores Maior Cultura Internacional dos seus Quadros Maior Ligação às Universidades Criar marcas próprias – um ativo estratégico das empresas

8 Fonte – INE Evolução do número de empresas exportadoras

9 Distribuição das Empresas Exportadoras > € 50 milhões Entre €25 e €50 milhões Entre €10 e €25 milhões Entre €5 e 10 milhões ,0% 11,7% 13,6% 9,4% Volume de Exportação Nº de Empresas % do total das Exportações ,6% 14,2% 13,6% 11,0% Total de Empresas* *Apenas pessoas colectivas (sociedades), dados declarados Fonte: INE, Operadores Comércio Internacional ,8% 11,4% 14,1% 8,8% ,3% 11,0% 12,4% 9,6% Entre €500 mil e €1 milhão Entre €100 e €500 mil Entre €50 mil e €100 mil ,8% 2,4% 0,3% ,1% 2,0% 0,3% ,7% 2,1% 0,3% ,8% 2,1% 0,2% Entre €1 e €5 milhões ,6% ,9% ,5% ,2% Abaixo de €50 mil ,3%9.6930,3%9.2680,3% ,3%

10 Distribuição das Empresas Exportadoras > € 50 milhões Entre €25 e €50 milhões Entre €10 e €25 milhões Entre €5 e 10 milhões ,0% 11,7% 13,6% 9,4% Volume de Exportação Nº de Empresas % do total das Exportações ,6% 14,2% 13,6% 11,0% Total de Empresas* *Apenas pessoas colectivas (sociedades), dados declarados Fonte: INE, Operadores Comércio Internacional ,8% 11,4% 14,1% 8,8% ,3% 11,0% 12,4% 9,6% Entre €500 mil e €1 milhão Entre €100 e €500 mil Entre €50 mil e €100 mil ,8% 2,4% 0,3% ,1% 2,0% 0,3% ,7% 2,1% 0,3% ,8% 2,1% 0,2% Entre €1 e €5 milhões ,6% ,9% ,5% ,2% Abaixo de €50 mil ,3%9.6930,3%9.2680,3% ,3%

11 Distribuição das Empresas Exportadoras > € 50 milhões Entre €25 e €50 milhões Entre €10 e €25 milhões Entre €5 e 10 milhões ,0% 11,7% 13,6% 9,4% Volume de Exportação Nº de Empresas % do total das Exportações ,6% 14,2% 13,6% 11,0% Total de Empresas* *Apenas pessoas colectivas (sociedades), dados declarados Fonte: INE, Operadores Comércio Internacional ,8% 11,4% 14,1% 8,8% ,3% 11,0% 12,4% 9,6% Entre €500 mil e €1 milhão Entre €100 e €500 mil Entre €50 mil e €100 mil ,8% 2,4% 0,3% ,1% 2,0% 0,3% ,7% 2,1% 0,3% ,8% 2,1% 0,2% Entre €1 e €5 milhões ,6% ,9% ,5% ,2% Abaixo de €50 mil ,3%9.6930,3%9.2680,3% ,3% – 48%

12 Distribuição das Empresas Exportadoras > € 50 milhões Entre €25 e €50 milhões Entre €10 e €25 milhões Entre €5 e 10 milhões ,0% 11,7% 13,6% 9,4% Volume de Exportação Nº de Empresas % do total das Exportações ,6% 14,2% 13,6% 11,0% Total de Empresas* *Apenas pessoas colectivas (sociedades), dados declarados Fonte: INE, Operadores Comércio Internacional ,8% 11,4% 14,1% 8,8% ,3% 11,0% 12,4% 9,6% Entre €500 mil e €1 milhão Entre €100 e €500 mil Entre €50 mil e €100 mil ,8% 2,4% 0,3% ,1% 2,0% 0,3% ,7% 2,1% 0,3% ,8% 2,1% 0,2% Entre €1 e €5 milhões ,6% ,9% ,5% ,2% Abaixo de €50 mil ,3%9.6930,3%9.2680,3% ,3% – 5,4%

13 Distribuição das Empresas Exportadoras > € 50 milhões Entre €25 e €50 milhões Entre €10 e €25 milhões Entre €5 e 10 milhões ,0% 11,7% 13,6% 9,4% Volume de Exportação Nº de Empresas % do total das Exportações ,6% 14,2% 13,6% 11,0% Total de Empresas* *Apenas pessoas colectivas (sociedades), dados declarados Fonte: INE, Operadores Comércio Internacional ,8% 11,4% 14,1% 8,8% ,3% 11,0% 12,4% 9,6% Entre €500 mil e €1 milhão Entre €100 e €500 mil Entre €50 mil e €100 mil ,8% 2,4% 0,3% ,1% 2,0% 0,3% ,7% 2,1% 0,3% ,8% 2,1% 0,2% Entre €1 e €5 milhões ,6% ,9% ,5% ,2% Abaixo de €50 mil ,3%9.6930,3%9.2680,3% ,3% 60% – 0,6%

14 14 Com oferta complementar de Bens e Serviços Mais Empresas de Dimensão Média Mais Cooperação Empresarial Mais Parcerias Que possam repartir o risco do negócio Que tenham maior capacidade de negociação Que tenham maior capacidade de oferta Que tenham recursos suficientes para Inovar

15 15 Mais Empresas de Dimensão Média Mais Cooperação Empresarial Mais Parcerias - Que possam repartir o risco do negócio Que tenham maior capacidade de negociação Que tenham maior capacidade de oferta Que tenham recursos suficientes para Inovar Colaborar para Competir Com oferta complementar de Bens e Serviços

16 Um mundo em profunda mudança

17 Outros Países Brasil Rússia China Índia Zona Euro EUA Zona Euro EUA Índia China Rússia Brasil Outros países Contributo para o PIB mundial 1980 a 2030 Fonte – Oxford Economics 2012

18 Perspectivas de crescimento económico Fonte – Oxford Economics

19 Perspectivas de crescimento económico Fonte – Oxford Economics 86% - Investimento Directo Estrangeiro 68% - Investimento no Estrangeiro

20 Fonte: Banco de Portugal América Latina Atracção de Investimento – 6% Investimento no Exterior – 12% América Latina Atracção de Investimento – 6% Investimento no Exterior – 12% América do Norte Atracção de Investimento – 2% Investimento no exterior – 4% América do Norte Atracção de Investimento – 2% Investimento no exterior – 4% África Atracção de Investimento – 1% Investimento no Exterior – 7% África Atracção de Investimento – 1% Investimento no Exterior – 7% União Europeia Atracção de Investimento – 86% Investimento no exterior – 68% União Europeia Atracção de Investimento – 86% Investimento no exterior – 68% Ásia Atracção de Investimento – 0.3% Investimento no exterior – 0,5% Ásia Atracção de Investimento – 0.3% Investimento no exterior – 0,5% Situação em 2011

21 Perspectivas de crescimento económico Fonte – Oxford Economics 74 % das exportações portuguesas

22 Fonte: Banco de Portugal União Europeia Bens + Serviços 74% União Europeia Bens + Serviços 74% América do Norte Bens + Serviços 4% América do Norte Bens + Serviços 4% América Latina Bens + Serviços 4% América Latina Bens + Serviços 4% África Bens + Serviços 8% África Bens + Serviços 8% Ásia Bens + Serviços 6% Ásia Bens + Serviços 6% Situação em 2011

23 Evolução dos 10 Principais Mercados Entre os anos de 2000 e 2010 Fonte – INE Bélgica Itália Holanda R. Unido Alemanha França Espanha ,9% 0,7% 4,0% 5,6% 4,3% 10,8% 1,4% 17,8% 12,7% 20,1% ,9% 1,2% 3,8% 3,6% 3,8% 5,5% 5,2% 13,0% 11,8% 26,6% Brasil Angola EUA

24 50 Principais Mercados de Exportação de Bens

25 77,30% 10+

26 50 Principais Mercados de Exportação de Bens 77,30% Mercados - Espanha, Alemanha, França e Reino Unido - representam cerca de 50% 5 mercados da União Europeia estão a implementar, simultâneamente, medidas de austeridade.

27 A Grande Transformação A Grande Transformação

28 Evolução do Consumo da Classe Média 2000 a 2050 Outros Países União Europeia Estados Unidos Japão Outros países asiáticos China Índia Fonte – OCDE 2010 – wp 285 Outros países China Índia Outros países asiáticos Japão EUA União Europeia

29 Necessidade de Diversificação

30 Aumento das trocas comerciais nos últimos 10 anos 4 vezes entre os países desenvolvidos 10 vezes entre as economias emergentes Aumento das trocas comerciais nos últimos 10 anos 4 vezes entre os países desenvolvidos 10 vezes entre as economias emergentes

31 Os BRIC, em 2010 e apesar da crise económica e financeira, adicionaram 2 triliões de dólares ao PIB mundial. A China, em cada 3 meses, cria riqueza equivalente a uma nova economia portuguesa Os BRIC, em 2010 e apesar da crise económica e financeira, adicionaram 2 triliões de dólares ao PIB mundial. A China, em cada 3 meses, cria riqueza equivalente a uma nova economia portuguesa

32 Há economias com grande dinamismo económico, onde se fala português Há economias com grande dinamismo económico, onde se fala português

33 A Língua Portuguesa como Recurso Económico A Língua Portuguesa como Recurso Económico O Triângulo Virtuoso O Triângulo Virtuoso Brasil Portugal Angola Moçambique Cabo Verde S.Tomé e Príncipe

34 Brasil Angola Moçambique Cabo Verde S.Tomé e Príncipe Magreb Sérvia Polónia Croácia Portugal Países com grande potencial de crescimento Países com grande potencial de crescimento

35 Nova Tutela e Rede Externa da Aicep

36 Diplomacia económica ao serviço das empresas com negócios internacionais

37 AICEP – Rede Externa Madrid Paris Berlim Londres Estocolmo Varsóvia Moscovo Haia Bruxelas Zurique Viena Budapeste Praga Copenhaga Helsínquia Dublin Bucareste Barcelona Milão Ancara Atenas Mérida Vigo Istambul Centro de Negócios Escritório Representação Porto Lisboa

38 AICEP – Rede Externa Macau São Francisco Nova Iorque Toronto Cidade do México São Paulo Luanda Praia Buenos Aires Pequim Maputo Joanesburgo Xangai Singapura Rabat Centro de Negócios Escritório Representação Argel Santiago do Chile Tunes Nova Deli Tripoli Caracas Benguela Tóquio Kuala-Lumpur Jacarta Porto Lisboa Bogotá


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