A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Física Aplicada aos Fenômenos Biológicos Neste módulo estudadaremos a Física da percepção. Que é a parte da Física que estuda os fenômenos da percepção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Física Aplicada aos Fenômenos Biológicos Neste módulo estudadaremos a Física da percepção. Que é a parte da Física que estuda os fenômenos da percepção."— Transcrição da apresentação:

1 Física Aplicada aos Fenômenos Biológicos Neste módulo estudadaremos a Física da percepção. Que é a parte da Física que estuda os fenômenos da percepção humana dos fenômenos externos. Física da percepção Neste contexto temos: A visão e a audição. Incluiremos também a fonação como sendo uma forma de interação externa.

2 O problema da definição Como sempre, a definição de um termo em qualquer Ciência é algo complicado. Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Nesta definição não há diferenciação entre humanos e animais. Quando falamos do fenômeno da visão, devemos nos lembrar que não são apenas os humanos que veem. Animais também possuem visão, apesar de a mesma não ser expressa da mesma maneira que pelos humanos.

3 O olho composto Muitos animais, em especial insetos e peixes, possuem um olho composto, multifacetado, cada faceta é denominada de omatídio. O número depende da espécie.  Libélula – omatídios  Mutuca – omatídios  Mosca doméstica – omatídios  Formiga - 6. O principal mecanismo físico encontrado na visão é o mecanismo de reflexão e refração da Luz. O parâmetro importante é o índice de refração.

4 Transmissão de Luz pelo Rabdoma O rabdoma situa-se logo abaixo do cone do cristalino, ao longo do eixo do omatídio, mede de 100 a 600μm. Ele contém um pigmento fotosensível que absorve fótons. Um parâmetro importante no olho dos animais é o poder de resolução do mesmo que é também um parâmetro utilizado em instrumentos ópticos. A visão em cores também é uma característica que varia de espécie para espécie.

5 O olho humano  Sistema automático de focalização.  Um diafragma conhecido como íris, controla entrada de luz no olho.  Eficiência de operação para ver tanto em ambiente claro, como escuro. Características do olho humano

6 Índice de refração da córnea 1,37 do ar 1,0 e da água 1,33.  Íris com sua apertura chamada de pupíla.  Cristalino, coberto de fibras, o mesmo muda sua formatura, a chamada acomodação dos olhos, para focalizar os objetos.  Humor vítreo é a última camada nos olhos antes da retina.  Retina – cobre quase toda a superfície interna do olho e é altamente vascularizada. Aqui a luz é transformada em impulso elétrico. Na retina há dois tipos de fotoreceptores: os cones e os bastonetes. No humor aquoso líquido incolor atrás da córnea produzido continuamente e o excesso é eliminado pelo canal de Schlemm, ele mantem a pressão do olho em 15 mmHg. A córnea e o cristalino não são vascularizados, logo os nutrientes chegam pelo humor aquoso. Continuando a sequência visual temos: Depois veremos com mais detalhes todos estes elementos


Carregar ppt "Física Aplicada aos Fenômenos Biológicos Neste módulo estudadaremos a Física da percepção. Que é a parte da Física que estuda os fenômenos da percepção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google