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Acessibilidade em Bibliotecas

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Apresentação em tema: "Acessibilidade em Bibliotecas"— Transcrição da apresentação:

1 Acessibilidade em Bibliotecas
“As Técnicas da Inteligência Emocional que Poderão ser Aplicadas no Atendimento a Usuários com Deficiência em Unidade de Informação”

2 Apresentadora: Ruth Hosana Cezarino da Silva
Instituição: Universidade Estadual de Campinas

3 O que emoção? Segundo Goleman (1995), “Todas as emoções são em essência, ] impulsos, legados pela evolução, para uma ação imediata, para planejamentos instantâneos que visam a lidar com a vida...”

4 A Inteligência Emocional
Inteligência Emocional é um termo utilizado na psicologia, para designar a inteligência que envolve habilidades para manipular as emoções.

5 Habilidades para o Desenvolvimento
Auto consciência Auto conhecimento Auto Controle Consciência Social Desenvolvimento de Pessoas

6 As 7 Teorias Definidas por Howard Gardner (1990)
Inteligência Intrapessoal: auto compreensão; Inteligência Interpessoal: compreensão do outro. (Professores, médicos, psicólogos, gestores de equipes, etc.);

7 Inteligência Verbal ou Linguística: fala/ escrita (Poetas, Escritores, Compositores, Jornalistas, etc.);

8 Inteligências Lógico Matemática: calculo/raciocínio dedutivo (Matemáticos, engenheiros, Físicos); Espacial: espaço e direção ( arquitetos, decoradores);

9 Inteligências Cinestésica Corporal: agilidade com o corpo (Dançarinos, Mímicos, etc.) Musical: habilidade musical (Músicos).

10 Inteligências Moral: interligada aos bons costumes. Espiritual: interligada a fé.

11 Definições identificadas por Daniel Goleman (1995)
Inteligência da Auto estima: sentimentos e emoções a favor de suas expectativas.

12 Justificativa para o Trabalho
Motivação pessoal: surdez súbita em 1993; experiências vividas com a mãe, com deficiência visual total.

13 Justificativa para o Trabalho
Motivação profissional: Inspiração no tema do TCC: “Avaliação dos Serviços Prestados aos Usuários da Biblioteca do CEPRE – Centro de Pesquisa e Reabilitação para Deficientes Auditivos e Visuais” (CEZARINO,1995),

14 Objetivo Geral Chamar a atenção das organizações, que buscam a otimização nos serviços de atendimento, tangente á usuários e gestão de equipes; para o lado emocional das pessoas.

15 Objetivo Específico Propôr a aplicação das técnicas da Inteligência Emocional para o atendimento a usuários com deficiência, em unidade de informação.

16 Objetivo Específico Estimular á gestores de equipes, uma visão direcionada para as questões emocionais (Usuário/Funcionário), promovendo a otimização no atendimento prioritário.

17 Desenvolvimento Em primeira instância foram selecionadas as 4 Inteligencias: intrapessoal, Interpessoal, Cinestésica Corporal e Linguística, a serem consideradas aplicáveis no atendimento.

18 Humor (riso) Motivação (gostar do que faz)
Aplicações práticas - Inteligência Intrapessoal á Usuários com Deficiência: Humor (riso) Motivação (gostar do que faz)

19 Aplicações Práticas - Inteligência Linguística Verbal á Usuário com Deficiências
Boa dicção – para leitura labial Tecnicas de Comunicação (emissor /receptor)

20 Aplicações práticas - Cinestésica Corporal a Pessoas com Deficiência:
Uso das Mãos (mímicas): Lingua Brasileira de Sinais – LIBRAS, desenhos e indicações invisiveis. Exemplo no vídeo de “Leonardo Castilho”

21 Agilidade Corporal: espontaniedade para auxiliar o usuário.

22 Aplicações Práticas - Inteligência Interpessoal a Usuários com Deficiência
Empatia

23 Uma Afirmação da Psicologia sobre os Sentimentos de uma Pessoa com Deficiência
“Perda dos mecanismos de descarga emocional; fontes de recompensa e prazer;

24 perda da independência física e econômica”
(Vash ,1988, p. 204).Disponível no portal “Rede Saci” em: artigo.asp?artigo=1788

25 Caso 1- Parte de Entrevista á uma Pessoa com Deficiencia Motora
“As pessoas que atendem nas bibliotecas, deveriam sorrir mais, pois assim ficamos mais á vontade para pedir ajuda...Também é importante que não fiquem somente atráz dos balcões...”

26 Caso 1 - Entrevista como parte da
metodologia aplicada (não divulgada).

27 Caso 1 -Identificação das Emoções
Sentimentos da Usuária: sensação de abandono, timidez, insatisfação. Inteligências Aplicáveis: Intrapessoal, Interpessoal, Cinestésica Corporal.

28 Caso 2 - Parte de depoimento de uma cadeirante ao assistir um show ao vivo:
“É extremamente desconfortável ser carregada em uma cadeira de rodas, principalmente por seguranças ...”

29 Caso 2 - Identificação das Emoções
Sentimentos da Cadeirante: constrangimento / irritabilidade. Inteligência Aplicável: Interpessoal, Cinestésica Corporal.

30 Caso 2 Disponível no portal da “REDE SACI”, em: akemi¶metro=20811

31 Caso 3 – Depoimento de um cadeirante jovem
“Quando entro em uma biblioteca, sinto dificuldades para pegar um livro e emprestá-lo normalmente: Sinto a necessidade de alguém para me ajudar, ...”

32 Caso 3 - Continuação ...pois em alguns momentos me atrapalho entre segurar o livro, abrir uma porta e dirigir minha cadeira com as mãos...”

33 Caso 3 Parte da Pesquisa Exploratoria (participação em depoimento durante o curso AIU/UNICAMP na disciplina: “Acessibilidade em Bibliotecas” )

34 Caso 3 - Identificação das Emoções
Sentimenos do Cadeirante: ansiedade/ abandono/insatisfação. Inteligências Aplicáveis: Interpessoal (empatia) / Cinestésica Corporal (agilidade física).

35 Caso 4 - Parte de um bate-papo com um jovem cadeirante (via e-mail)
“...o grande problema é com a pessoa surda, a grande maioria costuma fingir que não vê a pessoa, por não saber como se comunicar. ..”

36 Caso 4 – Indentificação das Emoções
Sentimentos do Cadeirante: sensação de abandono. Inteligência Aplicável: Interpessoal / Cinestésica Corporal/Linguística.

37 Fonte: e-mail profissional da pesquisadora: ruthosac@ime.unicamp.br
Caso 4 Fonte: profissional da pesquisadora:

38 Metodologia Aplicada no Trabalho
Pesquisa exploratória: livros, blogs, revistas, sites como: o Laboratório de Acessibilidade do SBU (LAB), “Bengala Legal”, “USP Legal - Rede Saci” , etc.

39 Livros sobre Inteligência Emocional disponível em:
Metodologia Livros sobre Inteligência Emocional disponível em: printsec=frontcover&dq=inteligencia+emocional+no+trabalho&hl =ptBR&ei=SnmdTr32N6P30gGaguWKCQ&sa=X&oi= book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDoQ6AEwAA#v= onepage&q&f=false

40 Metodologia Participações em palestras, depoimentos de pessoas com deficiência, diálogo com psicólogo do CEPRE/UNICAMP, etc. Estudo comparativo (diagnóstico) para a aplicação das teorias.

41 Resultados Questionário - resultado não satisfatório. Entrevista – resultado parcialmente satisfatório. Diálogos presencial / via – satisfatório. Pesquisas em site, depoimentos - satisfatório.

42 Conclusões Aplicações das técnicas á nível de prioridade: 1- Intrapessoal, 2- Interpessoal (empatia), 3- Linguística Verbal, 4- Cinestésica Corporal.

43 Conclusões Ninguém deve ser “superdotado” das inteligências. Porém é importante a consideraçao da metodologia proposta, com relação ás 4 técnicas da Inteligência Emocional...

44 Conclusões Intrapessoal, Interpessoal, Cinestésica Corporal e Linguistica, por parte de gestores de equipes. Isto por ser uma iniciativa coerente com o mundo em que vivemos,...

45 Conclusões ... onde a atenção de muitas pessoas está mais voltada para o desenvolvimento da tecnologia: o mundo digital.

46 Conclusões ...O lado humano no entanto passa a estar em segundo plano dentro dos projetos de muitas empresas.

47 Conclusões Os líderes tendem a ter maior sucesso no mundo corporativo, se possuirem conhecimento das técnicas da Inteligência Emocional e as aplicarem em seu trabalho.

48 Conclusões Cabe ás autoridades competentes nas organizações, oferecerem subsídios para projetos e campanhas, tangentes ás temáticas que norteiam a questão da acessibilidade.

49 Conclusões Pois ainda existem pessoas com deficiência, que enfrentam situações de discriminação, implicando até mesmo no seu lado emocional ...

50 Conclusões É recomendável que também se promova debates dentro das temáticas com relação a Acessibilidade e Inteligência Emocional, no âmbito da UNICAMP e demais instituições.

51 Referência Bibliográficas
CEZARINO, Ruth Hosana. Avaliação dos Serviços Prestados aos Usuários do CEPRE – Centro de Pesquisa e Reabilitação de Deficientes Auditivos e Visuais f. Monografia (Bacharelado) Curso de Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, Puccamp, Campinas, 1995.

52 Referência Bibliográfica
GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o O que é Ser Inteligente. 78. ed. Rio de Janeiro - Rj: Objetiva, p. MARTIN, John. Como Usar a Inteligência Emocional. Grã-bretanha: Peak Performancethrough Nlp, (Sucesso Profissional).

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