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Acessibilidade em Bibliotecas “As Técnicas da Inteligência Emocional que Poderão ser Aplicadas no Atendimento a Usuários com Deficiência em Unidade de.

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1 Acessibilidade em Bibliotecas “As Técnicas da Inteligência Emocional que Poderão ser Aplicadas no Atendimento a Usuários com Deficiência em Unidade de Informação”

2 Apresentadora: Ruth Hosana Cezarino da Silva Instituição: Universidade Estadual de Campinas

3 O que emoção? Segundo Goleman (1995), “Todas as emoções são em essência, ] impulsos, legados pela evolução, para uma ação imediata, para planejamentos instantâneos que visam a lidar com a vida...”

4 A Inteligência Emocional Inteligência Emocional é um termo utilizado na psicologia, para designar a inteligência que envolve habilidades para manipular as emoções.

5 Habilidades para o Desenvolvimento Consciência Social Desenvolvimento de Pessoas Auto consciência Auto conhecimento Auto Controle

6 As 7 Teorias Definidas por Howard Gardner (1990) Inteligência Intrapessoal: auto compreensão; Inteligência Interpessoal: compreensão do outro. (Professores, médicos, psicólogos, gestores de equipes, etc.);

7 Inteligência Verbal ou Linguística: fala/ escrita (Poetas, Escritores, Compositores, Jornalistas, etc.) ;

8 Inteligências Lógico Matemática: calculo/raciocínio dedutivo (Matemáticos, engenheiros, Físicos); Espacial: espaço e direção ( arquitetos, decoradores);

9 Inteligências Cinestésica Corporal: agilidade com o corpo (Dançarinos, Mímicos, etc.) Musical: habilidade musical (Músicos).

10 Moral: interligada aos bons costumes. Espiritual: interligada a fé. Inteligências

11 Definições identificadas por Daniel Goleman (1995) ➢ Inteligência da Auto estima: sentimentos e emoções a favor de suas expectativas.

12 Justificativa para o Trabalho Motivação pessoal: surdez súbita em 1993; experiências vividas com a mãe, com deficiência visual total.

13 Justificativa para o Trabalho Motivação profissional: Inspiração no tema do TCC: “Avaliação dos Serviços Prestados aos Usuários da Biblioteca do CEPRE – Centro de Pesquisa e Reabilitação para Deficientes Auditivos e Visuais” (CEZARINO,1995),

14 Objetivo Geral Chamar a atenção das organizações, que buscam a otimização nos serviços de atendimento, tangente á usuários e gestão de equipes; para o lado emocional das pessoas.

15 Objetivo Específico Propôr a aplicação das técnicas da Inteligência Emocional para o atendimento a usuários com deficiência, em unidade de informação.

16 Estimular á gestores de equipes, uma visão direcionada para as questões emocionais (Usuário/Funcionário), promovendo a otimização no atendimento prioritário. Objetivo Específico

17 Desenvolvimento Em primeira instância foram selecionadas as 4 Inteligencias: intrapessoal, Interpessoal, Cinestésica Corporal e Linguística, a serem consideradas aplicáveis no atendimento.

18 Aplicações práticas - Inteligência Intrapessoal á Usuários com Deficiência: Humor (riso) Motivação (gostar do que faz)

19 Boa dicção – para leitura labial Tecnicas de Comunicação (emissor /receptor) Aplicações Práticas - Inteligência Linguística Verbal á Usuário com Deficiências

20 Uso das Mãos (mímicas): Lingua Brasileira de Sinais – LIBRAS, desenhos e indicações invisiveis. Exemplo no vídeo de “Leonardo Castilho” Aplicações práticas - Cinestésica Corporal a Pessoas com Deficiência:

21 Agilidade Corporal: espontaniedade para auxiliar o usuário.

22 Aplicações Práticas - Inteligência Interpessoal a Usuários com Deficiência Empatia

23 Uma Afirmação da Psicologia sobre os Sentimentos de uma Pessoa com Deficiência “Perda dos mecanismos de descarga emocional; fontes de recompensa e prazer;

24 perda da independência física e econômica” (Vash,1988, p. 204).Disponível no portal “Rede Saci” em: artigo.asp?artigo=1788

25 Caso 1- Parte de Entrevista á uma Pessoa com Deficiencia Motora “As pessoas que atendem nas bibliotecas, deveriam sorrir mais, pois assim ficamos mais á vontade para pedir ajuda...Também é importante que não fiquem somente atráz dos balcões...”

26 Caso 1 - Entrevista como parte da metodologia aplicada (não divulgada).

27 Caso 1 -Identificação das Emoções Sentimentos da Usuária: sensação de abandono, timidez, insatisfação. Inteligências Aplicáveis: Intrapessoal, Interpessoal, Cinestésica Corporal.

28 Caso 2 - Parte de depoimento de uma cadeirante ao assistir um show ao vivo: “É extremamente desconfortável ser carregada em uma cadeira de rodas, principalmente por seguranças...”

29 Caso 2 - Identificação das Emoções Sentimentos da Cadeirante: constrangimento / irritabilidade. Inteligência Aplicável: Interpessoal, Cinestésica Corporal.

30 Disponível no portal da “REDE SACI”, em: akemi¶metro=20811 Caso 2

31 Caso 3 – Depoimento de um cadeirante jovem “Quando entro em uma biblioteca, sinto dificuldades para pegar um livro e emprestá-lo normalmente: Sinto a necessidade de alguém para me ajudar,...”

32 Caso 3 - Continuação...pois em alguns momentos me atrapalho entre segurar o livro, abrir uma porta e dirigir minha cadeira com as mãos...”

33 Caso 3 Parte da Pesquisa Exploratoria (participação em depoimento durante o curso AIU/UNICAMP na disciplina: “Acessibilidade em Bibliotecas” )

34 Caso 3 - Identificação das Emoções Sentimenos do Cadeirante: ansiedade/ abandono/insatisfação. Inteligências Aplicáveis: Interpessoal (empatia) / Cinestésica Corporal (agilidade física).

35 Caso 4 - Parte de um bate-papo com um jovem cadeirante (via ) “...o grande problema é com a pessoa surda, a grande maioria costuma fingir que não vê a pessoa, por não saber como se comunicar...”

36 Caso 4 – Indentificação das Emoções Sentimentos do Cadeirante: sensação de abandono. Inteligência Aplicável: Interpessoal / Cinestésica Corporal/Linguística.

37 Caso 4 Fonte: profissional da pesquisadora:

38 Metodologia Aplicada no Trabalho ➢ Pesquisa exploratória: livros, blogs, ➢ revistas, sites como: o Laboratório de ➢ Acessibilidade do SBU (LAB), ➢ “Bengala Legal”, “USP Legal - Rede Saci”, ➢ etc.

39 Metodologia Livros sobre Inteligência Emocional disponível em: printsec=frontcover&dq=inteligencia+emocional+no+trabalho&hl =ptBR&ei=SnmdTr32N6P30gGaguWKCQ&sa=X&oi= book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDoQ6AEwAA#v= onepage&q&f=false

40 Metodologia Participações em palestras, depoimentos de pessoas com deficiência, diálogo com psicólogo do CEPRE/UNICAMP, etc. Estudo comparativo (diagnóstico) para a aplicação das teorias.

41 Questionário - resultado não satisfatório. Entrevista – resultado parcialmente satisfatório. Diálogos presencial / via – satisfatório. Pesquisas em site, depoimentos - satisfatório. Resultados

42 Conclusões Aplicações das técnicas á nível de prioridade: 1- Intrapessoal, 2- Interpessoal (empatia), 3- Linguística Verbal, 4- Cinestésica Corporal.

43 Conclusões Ninguém deve ser “superdotado” das inteligências. Porém é importante a consideraçao da metodologia proposta, com relação ás 4 técnicas da Inteligência Emocional...

44 Conclusões Intrapessoal, Interpessoal, Cinestésica Corporal e Linguistica, por parte de gestores de equipes. Isto por ser uma iniciativa coerente com o mundo em que vivemos,...

45 Conclusões... onde a atenção de muitas pessoas está mais voltada para o desenvolvimento da tecnologia: o mundo digital.

46 Conclusões...O lado humano no entanto passa a estar em segundo plano dentro dos projetos de muitas empresas.

47 Conclusões Os líderes tendem a ter maior sucesso no mundo corporativo, se possuirem conhecimento das técnicas da Inteligência Emocional e as aplicarem em seu trabalho.

48 Conclusões Cabe ás autoridades competentes nas organizações, oferecerem subsídios para projetos e campanhas, tangentes ás temáticas que norteiam a questão da acessibilidade.

49 Conclusões Pois ainda existem pessoas com deficiência, que enfrentam situações de discriminação, implicando até mesmo no seu lado emocional...

50 Conclusões É recomendável que também se promova debates dentro das temáticas com relação a Acessibilidade e Inteligência Emocional, no âmbito da UNICAMP e demais instituições.

51 Referência Bibliográficas CEZARINO, Ruth Hosana. Avaliação dos Serviços Prestados aos Usuários do CEPRE – Centro de Pesquisa e Reabilitação de Deficientes Auditivos e Visuais f. Monografia (Bacharelado) Curso de Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, Puccamp, Campinas, 1995.

52 Referência Bibliográfica MARTIN, John. Como Usar a Inteligência Emocional. Grã-bretanha: Peak Performancethrough Nlp, (Sucesso Profissional). GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o O que é Ser Inteligente. 78. ed. Rio de Janeiro - Rj: Objetiva, p.

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