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APLICAÇÕES DA TI VERDE NO CPD DA UFBA

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Apresentação em tema: "APLICAÇÕES DA TI VERDE NO CPD DA UFBA"— Transcrição da apresentação:

1 APLICAÇÕES DA TI VERDE NO CPD DA UFBA

2 VIRTUALIZAÇÃO DO DISPOSITIVO MÓVEL NO CPD DA UFBA
ACADÊMICOS: Alaine Ferreira Carla Sobral Cirillo Sant’Anna Rosangela Araújo

3 Índice Sumário executivo A virtualização de dispositivos móveis no CPD
Dados Sobre o CPD CPD hoje Atuação social Missão e visão Competências A virtualização de dispositivos móveis no CPD Descrição do Projeto Proposta e consequências Análise de Mercado Pontos Fortes Pontos Fracos Público-alvo Concorrentes Principais Ameaças

4 Índice Planejamento Estratégico Considerações Finais Plano Tecnológico
Infra-estrutura do CPD Infra-estrutura da proposta Plano de Marketing Plano Financeiro Considerações Finais

5 SUMÁRIO EXECUTIVO

6 CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS
DADOS DO EMPREENDIMENTO/INSTITUIÇÃO Nome: Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal da Bahia CNPJ: / Forma Jurídica: Autarquia vinculada ao Governo Federal da União. LOCALIZAÇÃO Rua: Avenida Ademar de Barros Nº: s/n Bairro: Ondina Cidade: Salvador UF: BA País: Brasil

7 SOBRE O CPD... Surgimento Atividades de pesquisa e administrativas do Instituto de Matemática Recebimento dos computadores: IBM-1130, Burroughs B-500. 1972 Serviço de Automação Administrativa – SAA Órgão da Reitoria, Atendimento das necessidades de processamento de dados da administração da UFBA Centro de Processamento de Dados do Instituto de Matemática ficou responsável por prestar suporte computacional às atividades de ensino e pesquisa.

8 SOBRE O CPD... 13 de junho de 1975 Instituído como órgão suplementar vinculado de forma direta com a Reitoria, através da resolução nº 01/75 Absorveu os dois órgãos criados anteriormente, os acervos, pessoal técnico e administrativo Novos equipamentos sistema DEC-1090 1975 a 1985 Os sistemas B-500 e IBM-1130 foram desativados em 1980 Organização e métodos de trabalhos 1985 aquisição de microcomputadores alternativas de atendimento aos usuários expandir a quantidade de serviços prestados e em desenvolvimento, início dos sistemas não corporativos.

9 SOBRE O CPD... 1988 1990 1995 1996 2001 2002 O DEC-10 foi danificado
Foram utilizados os equipamentos das Universidades (UFPE, UFCE, UFPR, CPQD da Telebrás em Campinas). 1990 IBM J 1995 IBM-3090 foi substituído pelo IBM 9672-R12. 1996 Convênio entre a UFBA e a IBM SP2. 2001 Equipamentos SP2 e o IBM 9672 R12 desativados. 2002 Equipamento IBM 9672 RC6 Convênio LINUX S/390

10 HOJE Realizou a virtualização de todos os seus servidores
Não utiliza mais mainframes Abriga o Ponto de Presença da Rede Nacional Dá conectividade a diversas entidades, sobretudo Universidades. Gestão: TI da universidade Do Ponto de Presença da RNP Parceiros Unifacs Ucsal CEFET Fiocruz

11 MÁQUINAS DO CPD ANTES – IBM 1130 AGORA

12 ATUAÇÃO SOCIAL Projeto Colméia Projeto Criança Cidadã UFBa Cidadania
CDI – Comitê para a democratização da Informática

13 MISSÃO E VISÃO Missão Visão
Prover soluções inovadoras de Tecnologia da Informação e da Comunicação para a comunidade universitária, atuando de forma socialmente integrada e comprometida, em consonância com a missão da universidade. Visão Possuir eficiência e eficácia administrativa e tecnológica, sendo um centro de referência em TIC na UFBA e na sociedade, observando os princípios de valorização humana, inovação tecnológica, excelência de atendimento e compromisso social.

14 COMPETÊNCIAS DO CPD Assessorar e contribuir para a construção e efetivação das políticas e do planejamento estratégico de Tecnologia da Informação e da Comunicação da UFBA;  Planejar, liderar e apoiar os processos de implantação de Tecnologia da Informação e da Comunicação na UFBA;  Prospectar novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, visando a sua aplicação para o desenvolvimento acadêmico, administrativo, técnico e científico da UFBA;  Gerenciar e executar o planejamento, especificação, desenvolvimento, implantação, operação e a manutenção de serviços, sistemas de informação e infra-estrutura de Tecnologia da Informação e da Comunicação da UFBA;  Assessorar a comunidade universitária na aplicação e utilização de novas soluções integradas de Tecnologia da Informação e da Comunicação; 

15 COMPETÊNCIAS DO CPD  Prestar serviços de atendimento e suporte à comunidade universitária para a plena utilização dos recursos computacionais e de sistemas de informação da UFBA;  Desenvolver conhecimento tecnológico, através de projetos, convênios e parcerias, na busca de soluções inovadoras na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação, para melhoria da qualidade dos serviços prestados à UFBA;  Elaborar e desenvolver programas de capacitação de pessoal técnico e gerencial na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação;  Desenvolver ações e projetos de inclusão social, relacionados à Tecnologia da Informação e da Comunicação, em consonância com os programas sociais da UFBA.

16 SERVIÇOS OFERECIDOS O Setor de Apoio O Helpdesk
O Núcleo de Apoio a Pesquisa (NAPO Núcleo de Atendimento ao Usuário (NAU) O Núcleo de Editoração de Home Page (NEHP) Pop-BA RNP Divisão de Projetos Divisão de Suporte

17 A VIRTUALIZAÇÃO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NO CPD

18 DESCRIÇÃO DO PROJETO O CPD OBJETIVO DO PROJETO
É responsável pelo suporte tecnológico/administrativo à UFBA Possui iniciativa em vários projetos tecnológicos de cunho social. Sempre buscou a sintonia com o mundo externo Seu aspecto principal é a utilização constante de tecnologias de alto armazenamento de dados e consumo energético O CPD se preocupa em “perseguir a atualização e o conforto ambiental para o bom desempenho do trabalho, otimizando a utilização de recursos”, sendo este um dos princípios da tecnologia sustentável. OBJETIVO DO PROJETO Instituir os preceitos da TI Verde neste ambiente de trabalho.

19 OUTRAS APLICAÇÕES DE TI NO CPD
Eficiência Energética Consequência E-lixo Dificuldade no gerenciamento

20 PROPOSTA DO PROJETO E CONSEQUÊNCIAS
O projeto abrange os seguintes pontos: Eficiência energética – diminuição do espaço de mainframes, substituição de monitores; Acessibilidade – recurso de acesso seguro aos dados por dispositivos móveis dos colaboradores; Custos – reduz o custo com a aquisição por parte dos parceiros do CPD em disponibilizar dispositivos móveis para trabalho; Centralização – gerenciamento de todos os desktops e dispositivos móveis a partir de interface única; Virtualização de dispositivos móveis – suporte seguro a uma grande variedade de dispositivos móveis conectados à rede. Como principal consequência, o CPD estará se posicionando na utilização das tecnologias dos mobile móveis para tornar pratico e fácil aos seus parceiros o acesso as informações em rede.

21 ANÁLISE DE MERCADO O mercado de virtualização de dispositivos móveis
É algo esperado pelos usuários de TICs Os investimentos e desenvolvimentos nesta área são novos e ainda apresentam algumas dificuldades A maior é a nível das arquiteturas mais fechadas como o caso do IOS da Apple. O problema é solucionado quando utilizamos a arquitetura Android. A virtualização de sistemas em dispositivos móveis requer conhecimento em programação de baixo nível. Desenvolveram produtos capazes de atender a demanda: Citrix Vmware utiliza a plataforma Hypervisor II Roda várias instancias de aplicativos nos smartphones, Oferece suporte a diversos perfis de usuário (trabalha em perfil domestico ou funcionário) Trabalha em plataforma Android. Nova parceria da VMware com a Samsung dual persona.

22 ANÁLISE DE MERCADO No Brasil,
A virtualização de servidores e de desktops vem crescendo. Algumas empresas se especializaram neste tipo de mercado Motivos: Busca por diminuição de gastos Aumento dos lucros Aumento de eficiência Eficácia dos processos e das organizações Apoio da sociedade às praticas politicamente corretas Existência de concorrentes que buscam esta a frente das necessidades do mercado. Nova maneira de se focar a TI. Ambientes acadêmicos. Diminuir Gastos energéticos Outros custos Viabiliza a disponibilização da verba para outras áreas da universidade.

23 CPD DA UFBA Divisão de Atendimento (DIATEN): Segurança
Responsável pelo gerenciamento do relacionamento entre o CPD e os usuários / parceiros, Visa a satisfação dos mesmos e a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados, Possui uma rede coorporativa baseada em LDAP e Active Directory Acesso a alunos, professores e servidores Os usuários que utilizam deste recurso conseguem manter seus dados de forma segura e restringe o acesso local somente às pessoas apropriadas na rede. Segurança As senhas utilizadas para ter acesso à rede trafegam criptografadas São alteradas periodicamente A UFBA tem preocupação constante com segurança e realiza ações no sentido de prover melhores condições para os seus usuários

24 ORGANOGRAMA

25 PONTOS FORTES DA VIRTUALIZAÇÃO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS
Queda dos custos com aquisição de dispositivos móveis para os usuários; Redução do número de switches de rede e de HABs; Possibilita que todos possuam acesso a rede utilizando o seu dispositivo de qualquer lugar; Elimina a necessidade de janelas para a manutenção de servidores causada por problemas físicos ou gerada pela necessidade de upgrades; Aumenta o nível de segurança e desempenho do servidor; Baixa emissão de CO2; Gerenciamento centralizado; A execução de backups, os suportes e manutenção são em rede; Acesso controlado aos dados; Facilidade para a recuperação dos dados, pois as configurações do usuário estão e nuvem; Redução com os custos de manutenção.

26 PONTOS FRACOS DA VIRTUALIZAÇÃO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS
O nível de segurança, pois se o sistema operacional hospedeiro tiver alguma vulnerabilidade esta se estende para todos os servidores hospedados neste; Serviços com preços elevados; Manutenção dos serviços; O desempenho dos ambientes virtualizados ainda não pode ser medido.

27 PÚBLICO-ALVO Universidades, ONGs e algumas organizações.
Seus serviços abrangem unidades de ensino além da UFBA, organizações com e sem fins lucrativos. Estes serviços são desde gerenciar desktops a dar suporte.

28 OPORTUNIDADES Evolução das tecnologias e a alta conectividade;
Mudança de pensamento: observação da possibilidade e necessidade presente do CPD em disponibilizar um serviço que utilize os mobile móveis sem perder segurança e privacidade; Um mundo cada vez mais globalizado e a busca por maior velocidade e acessibilidade a rede por intermédio das tecnologias móveis.

29 PRINCIPAIS AMEAÇAS DOS CONCORRENTES
O CPD não possui concorrentes diretos no seu ramo de atuação, por causa do tipo de serviço que ele presta. Não há a procura por clientes por parte do CPD e sim o contrário. As Universidades, ONGs e algumas empresas buscam pelos serviços do CPD para dar acesso a essas à rede nacional, além de outros serviços.

30 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

31 PLANO TECNOLÓGICO VMware View; VMware Horizon Mobile;
Smartphone da Samsung o Galaxy S II; Android.

32 INFRA-ESTRUTURA DO CPD
BANCO DE DADOS: SQL Server 2005 da Microsoft; DB2. PROTEÇÃO: FIREWALL é da CISCO. SISTEMA OPERACIONAL: Linux Debia; Windows Server 2003; Windows Server 2008; Hardware da IBM e DELL. PAGINA WEB: Servidor Apache.

33 INFRA-ESTRUTURA DA PROPOSTA
60 smartphones Galaxy S II da Samsung; Android 2.3; 1 plataforma de virtualização de móveis da VMware: VMware vSphere, VMware vCloud, VMware View 5, VMware Horizon Mobile. Google Apps.

34

35 Aceitação por parte dos usuários Plano viável para a empresa
PLANO DE MARKETING Aceitação por parte dos usuários Plano viável para a empresa Divulgação do plano

36 PLANO FINANCEIRO Custo de aquisição das ferramentas
60 Galaxy 2 da Samsung – 1.400,00 reais cada, em média; 1 Plataforma VMware Vsphere – 4.000,00 reais em média; 60 Google Apps – 90,00 reais por usuário (contrato de um ano). Investimento de ,00 reais Condições de pagamento

37 CONSIDERAÇÕES FINAIS O CPD A viabilidade do negócio
A importância da constante atualização A importância da integração ambiente acadêmico/indivíduo A necessidade da sustentabilidade nos dias de hoje

38 OBRIGADO!!!


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