A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 4 Vídeo 2. Interações Medicamentosas da Claritromicina  Quanto a Claritromicina é administrada com um destes medicamentos pode ocorrer aumento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 4 Vídeo 2. Interações Medicamentosas da Claritromicina  Quanto a Claritromicina é administrada com um destes medicamentos pode ocorrer aumento."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 4 Vídeo 2

2

3

4

5

6 Interações Medicamentosas da Claritromicina  Quanto a Claritromicina é administrada com um destes medicamentos pode ocorrer aumento das concentrações sanguíneas destes medicamentos:  Carbamazepina, Digoxina, Corticosteroides e Valproato.

7 REAÇÕES ADVERSAS DOS MACROLÍDEOS  Náusea, vômito, diarreia, dor abdominal e cefaleia.

8 CONCENTRAÇÃO NOS TECIDOS DA AZITROMICINA  A Azitromicina pode atingir nos tecidos concentrações dez a cem vezes superiores a concentração sanguínea. Este tecido e as células que possuem a Azitromicina funcionariam como um depósito deste medicamento, liberando-o durante determinado período de tempo.

9  ATENÇÃO  Vários autores citam que as interações ocorrem predominantemente com a Claritromicina, enquanto outros citam que a Azitromicina também pode participar de importantes interações medicamentosas. Apesar de no vídeo destacarmos a Claritromicina neste aspectos, vamos agrupá- las nos slides a seguir. Como se vê, ainda não temos consenso nesta área...

10 DETALHANDO AS INTERAÇÕES CITADAS NO VÍDEO  Macrolídeos x Carbamazepina: Aumento dos níveis séricos de Carbamazepina podendo levar a toxicidade que manifesta-se como inquietação, agitação, confusão, tontura, convulsões, náuseas e vômitos.

11 DETALHANDO AS INTERAÇÕES CITADAS NO VÍDEO  Macrolídeos x Digoxina: Aumento dos níveis séricos da Digoxina podendo levar a toxicidade: arritmias, visão borrada, náuseas e vômitos.

12 DETALHANDO AS INTERAÇÕES CITADAS NO VÍDEO  Macrolídeos x Corticosteroides Aumento dos níveis séricos dos Corticosteroides podendo levar a imunossupressão e hipercorticismo e até osteoporose.

13 DETALHANDO AS INTERAÇÕES CITADAS NO VÍDEO  Macrolídeos x Valproato Aumento dos níveis séricos do Valproato podendo levar a convulsões. Alertar o médico para os sintomas de fadiga, fraqueza, confusão, náuseas ou vômitos.

14  Onde é citado o Ácido Valpróico no vídeo entenda VALPROATO como escrito.  Alguns autores citam que AZITROMICINA e a CLARITROMICINA associadas com Amiodarona e Sotalol pode aumentar os riscos de eventos cardiovasculares como arritmias ventriculares.  Também citam interações destes MACROLÍDEOS com a Sinvastatina e Lovastatina devido ao risco de miopatia e rabdomiólise.

15 OUTRAS INTERAÇÕES IMPORTANTES  AZITROMICINA-CLARITROMICINA x Varfarina: risco de hemorragia.  CLARITROMICINA x Amitriptilina- Nortriptilina-Clorpromazina- Fluconazol: pode aumentar os riscos de eventos cardiovasculares como arritmias ventriculares.


Carregar ppt "Aula 4 Vídeo 2. Interações Medicamentosas da Claritromicina  Quanto a Claritromicina é administrada com um destes medicamentos pode ocorrer aumento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google