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Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios Forum Alimentar 2005 Universidade Nova de Lisboa Economia e Gestão Paulo J.P. Gomes Professor de Gestão de.

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1 Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios Forum Alimentar 2005 Universidade Nova de Lisboa Economia e Gestão Paulo J.P. Gomes Professor de Gestão de Tecnologia e Operações

2 “The basic economic resource – ‘the means of productions,’is no longer capital, or natural resources, nor ‘labor.’ It is and will be knowledge.” Peter Drucker

3 Industria agro-alimentar • capital intensivo • sistemas de produção integrados • rapida mudança tecnologica e institucional • cada ve z mais intensiva em conhecimento • mudanças na procura (produtos, mercados) » Imperativo inovar

4 O Futuro depende da Inovação •Inovação: actividade criativa; ocorre num contexto social e organizacional; com consequências a nivel organizacional e social •Inovação acontece quando novas ideias são transformadas em produtos valorizados pela sociedade •Sucesso depende de persistência

5 Opções de Investimento •Elevada intensidade de conhecimento: –No inicio da cadeia de valor em I&D –No fim da cadeia de valor, em gestão de marca –Ao longo da cadeia de valor, em termos de qualidade e logistica

6 Condições facilitadoras •‘Espaço’ para experimentação, •Formas de recompensar sucesso individual, •Formas de recuperar activos utilizados em tentativas sem sucesso

7 Resistência à Inovação Yale University professor responding to Fred Smith's paper proposing reliable overnight delivery service: “In order to earn better than a 'C,' the idea must be feasible." Fred Smith fundou a Federal Express "So we went to Atari and said, 'Hey, we've got this amazing thing, even built with some of your parts, and what do you think about funding us? Or we'll give it to you. We just want to do it. Pay our salary, we'll come work for you.' And they said, 'No’.'' Steve Jobs, fundador da Apple "Who wants to copy a document on plain paper???!!!" Rejeição a Chester Carlson, inventor da máquina XEROX

8 Tipo de Inovação (i) Produto vs Processo. (ii) Incremental vs Radical. (iii) Técnica vs Administrativa (iv) Central vs Periférica

9 Como Criar Valor? Como Apropriar Valor? Como Implementar? Inovação: questões fundamentais

10 Criar Valor: •Conhecimento •Capacidade de prever evolução das necessidades de clientes •Capacidade de prever evolução da tecnologia

11 Motor da Inovação: I&D por empregado

12 M apa de Competências Individuais

13 Performance Tempo Tecnologia Actual Necessidades Correntes Necessidades Nicho Nova Tecnologia Identificar trajectória de melhoria de performance

14 •Barreiras à Difusão –Controle do conhecimento gerado por uma inovação – patentes, trade secret, … •Activos Complementares –Controle de activos complementares necessários para explorar conhecimento gerado pela inovação •Poder na Cadeia de Valor –Se compro à Microsoft e vendo ao Continente … Apropriar Valor:

15 Exemplo: Novas TI Backbone Computing Base Dados Acesso Terminais Convergência da Infrastructura Extensão de Enterprise Applications Nova Infrastructura Tecnologia: Internet, 3G Chave de Valor: Proximidade (cobertura, rapidez) Tecnologia: RF-ID, GPS+ Chave de Valor: Sensorial (localização, direcção, id, aut. Tecnologia: Smart Everything, Behavioral Data, Sound Architecture Chave de Valor: Inteligência (contexto, ubiquidade)

16 Impacto Organizacional Vantagem Sustentável Investimento Necessário Rede Logistica Processo Tarefa

17 Apropriação de Valor CRM / ERP iReplenishment Dyn. Scheduling Inteligência CRIAÇÃO DE VALOR Sensorial Proximidade Redesenho de Tarefas Transformação de Processos Reconfiguração da Rede Logistica ORGANIZAÇÂO Tags

18 •Liderança: Comunicar visão •Incentivos: “o que posso ganhar com esta mudança?” •Mudança cultural e gestão de expectativas •Gerir a tensão entre centralização e descentralização de conhecimento •Gerir a tensão entre necessidade de controlo e iniciativa/criatividade •Gestão e planeamento de projectos Implementar:

19 Desenvolvimento de Novos Negócios •Condições fundamentais: –Acesso a capital –Enquadramento legal –Transferência de tecnologia de I&D para comercialização

20 Perspectiva de Investimento: Vale da Morte da Inovação Comercialização I&D $$$

21 Modelo de Novos Negócios Baseado em performance, mercado alvo e impacto em estrutura de custos e de processo: –Inovação de continuidade –Descontinuidade preço/performance –Descontinuidade de mercado

22 Questões? Paulo J.P. Gomes Sugestões


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