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O que é ciência 2/7/20141www.nilson.pro.br Metodologia de Pesquisa 2/7/20142www.nilson.pro.br.

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2 O que é ciência 2/7/20141www.nilson.pro.br

3 Metodologia de Pesquisa 2/7/20142www.nilson.pro.br

4 CIÊNCIA •Latu sensu: Conhecimento •Strictu sensu: não se refere a um conhecimento qualquer, mas aquele que, além de apreender ou registrar fatos, os demonstra pelas suas causas constitutivas ou determinantes. Devido as limitações da nossa mente em conhecer fragmentamos o real para que possamos apreender alguns segmentos, resultando desse fato, a pluralidade das ciências. 2/7/20143www.nilson.pro.br

5 CIÊNCIA Conceitos •“(Do lat. Scientia) Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio”. (dic. Aurelio). •“Acumulção de conhecimentos sistemáticos”; 2/7/20144www.nilson.pro.br

6 Conceitos •“Atividade que se propõe a demonstrar a verdade dos fatos experimentais e suas aplicações práticas”; •“Caracteriza-se pelo conhecimento racional, sistemático, exato, verificável e, por conseguinte falível.” CIÊNCIA 2/7/20145www.nilson.pro.br

7 Componentes da Ciência •Objetivo ou finalidade. Preocupação em distinguir a característica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos. •Função. Aperfeiçoamento, através do crescente acervo de conhecimentos, da relação do homem com o seu mundo. 2/7/20146www.nilson.pro.br

8 •Objeto. Subdividido em: - material, aquilo que se pretende estudar, analisar interpretar ou veirficar, de modo geral - formal, o enfoque especial em face das diversas ciências que possuem o mesmo objeto material. Componentes da Ciência 2/7/20147www.nilson.pro.br

9 CIÊNCIA Classificação da Ciência (Lakatos e Marconi, 1991:24) Ciências Formais Factuais Lógica Matemática Naturais Sociais Física Química Biologia e outras Antropologia Cultural Direito Economia Política Psicologia Social Sociologia 2/7/20148www.nilson.pro.br

10 CIÊNCIA •Ciências humanas: As que estudam o comportamento do homem individual ou coletivamente, como entre outras, a psicologia, a filosofia, a lingüística e a história. •Ciências naturais: As que estudam os fenômenos e os seres que que constituem o mundo físico, a natureza, como p. ex., a geologia, a física, a química, a meteorologia, a zoologia. •Ciências sociais: aquelas cujos cujo objeto de estudo são os diferentes aspetos das sociedades humanas. 2/7/20149www.nilson.pro.br

11 O Que é Ciência Realismo:  A ciência é objetiva;  As qualidades que percebemos num objeto pertencem ao objeto. Quando dizemos que a tinta é azul, esse conceito de azul não muda de observador para observador;  Os objetos existem num espaço tridimensional. Não há necessidade de mais do que três dimensões para definir qualquer objeto;  O tempo é linear e independente do observador. 2/7/201410www.nilson.pro.br

12 Materialismo: Fato científico é aquele que: Pode ser quantificado ou pelo menos seja passível de uma descrição objetiva; É passível de replicação em condições controladas. O Que é Ciência 2/7/201411www.nilson.pro.br

13 Dicotomização do real: · Espírito, mente e consciência não são passíveis de análise pela ciência. Determinismo: · O futuro é previsível, conseqüência natural do passado. O Que é Ciência 2/7/201412www.nilson.pro.br

14 O Que é Ciência A ciência é um sistema de conhecimento que se assenta sobre uma visão da realidade, decorrente de determinadas premissas e definições. Esse conjunto de premissas é denominado de paradigma. Um paradigma é um somatório dos mitos e crenças dos diferentes sábios e não pode ser visto como um elemento estático ou imutável. É em função desses mitos e crenças de uma maioria que se define o que pertence e o que não pertence ao sistema; o que é científico e o que não é científico. 2/7/201413www.nilson.pro.br

15 Aristóteles 2/7/201414www.nilson.pro.br

16 Causa material como sendo os produtos, bens, serviços e os meios materiais utilizados para produzi-los 2/7/201415www.nilson.pro.br

17 Causa formal a estrutura organizacional e os processos que são utilizados para a realização do trabalho 2/7/201416www.nilson.pro.br

18 Causa eficiente caracteriza o comportamento do homem ao realizar a obra 2/7/201417www.nilson.pro.br

19 Causa final, os resultados alcançados pelo homem 2/7/201418www.nilson.pro.br

20 O que é uma teoria científica 2/7/201419www.nilson.pro.br

21 Possibilidade de demonstrar-se que a proposição é falsa. Existem duas maneiras de se formular uma proposição impossível de ser testada: A proposição é vaga; A proposição contradiz medições mas, mesmo assim, seus defensores continuam a sustentá-la. 2/7/201420www.nilson.pro.br

22 Lógica: um argumento, para ser aceito, deve ser lógico, ou seja, só fazer referência aos termos pertencentes ao paradigma vigente; 2/7/201421www.nilson.pro.br

23 Todas as explicações alternativas devem ser exaustivamente esgotadas; 2/7/201422www.nilson.pro.br

24 Honestidade: deve se dar o mesmo peso as evidências que são contra e a favor de uma determinada proposição; 2/7/201423www.nilson.pro.br

25 Replicabilidade: o evento deve ser possível de ser replicado nas mesmas cntp; 2/7/201424www.nilson.pro.br

26 Suficiência: as evidências oferecidas devem ser suficientes para que se aceite uma proposição. 2/7/201425www.nilson.pro.br

27 Descobertas que confrontam com o paradigma vigente 2/7/201426www.nilson.pro.br

28 · As propriedades de um corpo, como massa, peso, etc., não serem fixas, mas relativas; · Alguns eventos físicos, para serem descritos, precisam, no mínimo, de quatro dimensões; A constatação de que matéria e energia são a mesma coisa; 2/7/201427www.nilson.pro.br

29 · O fato do espaço não ser um vazio mas uma entidade que pode sofrer deformação; · O princípio da incerteza de Heisenberg, que determina limites físicos a partir dos quais, a própria matéria começa a ficar imprecisa; 2/7/201428www.nilson.pro.br

30 O fato de não ser possível separar observador e observado; A necessidade de uma quinta dimensão, a consciência, que, atuando pela observação, faz entrar em colapso pacotes de ondas probabilísticos, determinando o agora e, por conseguinte, o passado e o futuro. 2/7/201429www.nilson.pro.br

31 Ciência ou Tecnologia 2/7/201430www.nilson.pro.br

32 Não sei como o mundo me vê; mas eu me sinto somente como um garoto brincando na praia, contente em achar aqui e ali uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita do que o comum, tendo sempre diante de mim, ainda por descobrir, o grande oceano da verdade. (Isaac Newton) 2/7/201431www.nilson.pro.br

33 São dois modos de individuação, dois modos de temporalidade muitos diferentes. De um lado, Cronos, “o tempo da medida, que fixa as coisas e as pessoas, desenvolve uma forma e determina um sujeito, Cronos é o tempo que reina no pólo paranóico: é o tempo do relógio, do calendário, do compromisso; é o tempo da memória, que faz história. O outro tempo, o outro modo de temporalidade é Aion, “o tempo do acontecimento puro e do devir”, “a linha flutuante que só conhece velocidades...”. Entrar em Aion é “cessar de ser sujeitos para devir acontecimentos...” (Deleuze, G.; Guattari, F.) 2/7/201432www.nilson.pro.br

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