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Crescimento, Necessidade e Crise de Identidade da Educação Física

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Apresentação em tema: "Crescimento, Necessidade e Crise de Identidade da Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Crescimento, Necessidade e Crise de Identidade da Educação Física
Jorge Proença Director da Faculdade de Educação Física e Desporto da ULHT, Lisboa

2 EVOLUÇÃO DA FORMAÇÃO ACADÉMICA, EM PORTUGAL,
NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO 2006 Nova legislação Formação Professores (Bolonha) 2001 Revisão PNEF (standards) 1989 Programas Nacionais de EF 1979 Programas do Ensino Primário 1975 Integração da EF na Universidade(Institutos Superiores de EF) 1968 Programas do Ensino Preparatório 1905 EF obrigatória no ES 1902 EF obrigatória no EP F M H Lisboa Porto ESE Faro Univ Lusof FCD EF I S Maia LBSE 1986 ISEF Porto 1975 Lisboa 25 ABRIL 1974 EIEF 1964 INEF 1940 EIEF 1964

3 País Escolas Primárias Escolas Secundárias
Tempo semanal (min.) atribuído à Educação Física Escolar nos Países da União Europeia[1] País Escolas Primárias Escolas Secundárias Min. Máx. Áustria 100 200 50 Bélgica 150 Bulgária 135 Chipre 80 45 República Checa 90 Dinamarca 60 Estónia Finlândia França 120 240 Alemanha Grécia Hungria 112 225 Irlanda 30 57 Itália Letónia Lituania 35 Luxemburgo 125 Malta Holanda Polónia 180 Portugal Roménia Eslováquia Eslovénia Espanha 110 Suécia Reino Unido 130 [1] Current situation and prospects for Physical Education in the European Union (Hardman, K. - Fev. 2007). (http://www.europarl.europa.eu/EST/download.do?file=16041)

4 Quais as condições necessárias para que a Educação Física tenha resultados benéficos?

5 Tempo e condições de prática
Qualidade dos professores como factor determinante


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