A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAISDEPARTAMENTO DE LINGUAGEN E TECNOLOGI MESTRADO DE ESTUDOS DE LINGUAGENS PODCASTING, VÍDEO E SCREENCASTING,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAISDEPARTAMENTO DE LINGUAGEN E TECNOLOGI MESTRADO DE ESTUDOS DE LINGUAGENS PODCASTING, VÍDEO E SCREENCASTING,"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAISDEPARTAMENTO DE LINGUAGEN E TECNOLOGI MESTRADO DE ESTUDOS DE LINGUAGENS PODCASTING, VÍDEO E SCREENCASTING, LIVE STREAMIN Publicação de multimídia para as massas Autor: Will Richardson Disciplina: Ambientes Sociotécnicos para Aprendizagem de Línguas Profa.: Maria Raquel Bambirra Aluna: Geralda A. do Carmo Schyra

2 INTRODUÇÃO Com a expansão da conectividade à internet banda larga e maior acesso a computadores devido ao embaretamento, o crescimento do Youtube.com e do Google Video, o aumento de uso de celulares que enviam fotos/video/áudios automaticamente e provedores com armazenamento ilimitado, ficou mais fácil criar e consumir multimídia como texto e imagens digitais produzidos domesticamente pelos internautas.

3 PODCASTING É a criação e distribuição amadora do rádio que é de fácil utilização, não requerendo conhecimento técnico prévio e sendo utilizado somente um gravador digital que possa criar arquivos MP3 e espaço em um servidor para hospedar o arquivo ou um blog. Pode ser distribuído por:  Pessoas normais, que falam de coisas que lhe interessam e misturam um pouco de música

4  Pessoas focadas em conteúdo como: notícias recentes sobre certo assunto, entrevistas com pessoas interessantes, gravações de apresentações.  Pelos políticos nas eleições  Pelas Igrejas, governos, e escolas O podcasting não requer conhecimento e a facilidade de consumi-lo é atríbuida ao RSS. Obs: RSS é uma tecnologia que permite aos usuários da internet se inscrever em sites que fornecem atualizações períodicas de conteúdo(chamadas de “feeds”, que significam alimentação em português)

5 PODCASTING

6 PODCASTS E ESCOLAS  O Podcast pode ser utilizado na educação como ferramenta pedagógica auxiliando o professor na elaboração de aulas e ao aluno no processo.  O professor só precisa de um meio de gravação, enquanto os alunos precisam apenas de acesso a internet.

7 PODCASTS E ESCOLAS - PRINCIPAIS USOS Shows de rádio com os estudantes: requer conexão à internet. O conteúdo não precisa ser limitado à escola ou à comunidade. Lições produzidas por estudantes. Exemplo : Coleycasts, da escola Brent Coley, onde foram produzidos podcasts que são acompanhados por slides. Prática de línguas: professores podem gravar e publicar lições para os alunos praticarem em casa ou baixar em seus MP3 players. Pod-tours: tours pela escola para introduzir os alunos no primeiro dia de aula. Gravações de assembleias, conselhos de classe.

8 COMO FAZER UM PODCASTING Antes de começar a utilizar o podcasting com alunos é importante testá-lo primeiro, pode ser uma tecnologia simples ou complexa, depende do que se deseja fazer.  Ao precisar gravar o áudio digital, caso não tenha um computador, pode- se utilizar um computador com um microfone embutido (laptops, notebook, celulares), ou gravar diretamente no MP3, smartfones ou ipods  Usar Skype para gravar entrevistas, conferências em tempo real com até cinco pessoas, mundo afora, usando add-on disponivel em PowerGramo. Basta, baixar o software, configurar a sua conta Skype e obter os nomes do Skype de outras pessoas.  O autor sugere como primeira incursão, após ter seu estúdio próprio, a criação de respostas curtas para algo que lê, criar um audio-tur na sala de aula, entrevistar outros professores, recitar poesia, cantar, etc, sendo importante a naturalidade.

9

10 F IGURA DE PODCAST ESCOLAR FEITO DE CRIANÇAS PARA CRIANÇAS

11 COMO FAZER UM PODCASTING 1. Definição do conteúdo no podcast. 2. Gravação 3. Edição e produção 4. Publicação 5. As pessoas podem assinar os podcasts usando RSS

12 VIDEO PUBLISHING(PUBLICAÇÃO DE VÍDEO)  O YouTube é um exemplo de ilimitada utilização, uma vez que se pode gravar direto do computador para o servidor, há narração digital na sua forma mais complexa.  A introdução ao vídeo requer um pouco mais de investimento que o Podcasting, mesmo com orçamento apertado é possível produzir grandes filmes. E é um recurso que possibilita um grande envolvimento e crescimento dos alunos.  Alternativas de sites de gravação são: IzzyVideo em (onde se vê série de tutoriais que auxiliam), o MovieMaker e iMovie (que têm uma série de Recursos de edição) e o Flixn.com, de fácil gravação e incorpo-ração.

13 PUBLICAÇÃO DE VÍDEOS ( CRIANÇAS MENORES PREFEREM O PODCASTING- CRIANÇAS MAIS VELHAS PREFEREM OS VÍDEOS)

14 VIDEO PUBLISHING(PUBLICAÇÃO DE VÍDEO)  É um recurso que possibilita um grande envolvimento e crescimento dos alunos. Uma vez que exige prévia preparação, storyboards, instruções, etc.  A publicação de vídeo ensina habilidades de escrita, produção e publicação.  A edição de vídeos pode ser feita com programa de Windows (Movie Maker). Permite criar telas, menus, adicionar texto e créditos sendo possível usar programas online, como Flixn.com. 

15 P ROGRAMA FLIXN. COM

16 SCREENCASTING Screencast é uma gravação de vídeo da tela do computador, é uma forma de demonstrar como analisar um website. São gravados, eventualmente editados e depois publicados numa página Web ou blog.  O screenshot é uma foto da tela do computador.  O screencast é um vídeo da tela do computador. SCREENCASTING - captura o que você ou seus alunos fazem no computador com uma narração. Com um Tablet PC, é possível capturar anotações a caneta ou solução escritas e compartilhá-las com seus estudantes.

17  No ensino, os professores poderiam criar screencasts como materiais de apoio ao ensino de habilidades complexas no computador. Pode-se capturar anotações, criar vídeos de treinamento, narrar PowerPoint de excursões para os pais ou fazer coleções de vídeo dos trabalhos exemplares  É fácil de fazer, uma vez que é a combinação do áudio com o vídeo para o Podcast, requer mais cuidado, um script. O autor sugere o Jing (jiinproject.com,ou figura 8.4), de download gratuito, de fácil uso.

18

19 STREAMING / FLUXO DE MÍDIA AO VIVO – WEB TV PARA SALAS DE AULA Meio de publicação recente que consiste na possibilidade de professores e alunos criarem seus próprios programas de tv, com apenas alguns cliques. Requisitos: conexão de Internet rápida, um computador com microfone, uma webcam, uma conta gratuita em um site de vídeos e uma boa ideia. Outro computador na rede ou um dispositivo chamado de receptor de mídia digital (às vezes chamado de reprodutor de mídia digital em rede). Observação: Receptores de mídia digital são dispositivos de hardware conectados à sua rede com ou sem fio que você pode controlar usando o computador - mesmo se o computador estiver em outro cômodo.

20 A CESSE SUA MÍDIA DOMÉSTICA PELA I NTERNET Se você tiver dois computadores executando o Windows 7, poderá usar o Windows Media Player para acessar sua mídia doméstica pela Internet usando o streaming de mídia remoto.

21

22 CONSIDERAÇÕES FINAIS Fazer uma publicação de trabalhos, para uma audiência, pode ser um grande motivador para a aprendizagem dos alunos. Os principais métodos de gravação são: a) Podcasting; b) Videocasting; c) Screencasting; d) Live streaming TV.


Carregar ppt "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAISDEPARTAMENTO DE LINGUAGEN E TECNOLOGI MESTRADO DE ESTUDOS DE LINGUAGENS PODCASTING, VÍDEO E SCREENCASTING,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google