A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Andressa Pontes Ribeiro Nº4 Felipe Diniz Nº7 Isabela do Amaral Nº10 Isabelle Maria Nº11 Marcela Vitoria Nº18 Stephanie Moccia Nº25.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Andressa Pontes Ribeiro Nº4 Felipe Diniz Nº7 Isabela do Amaral Nº10 Isabelle Maria Nº11 Marcela Vitoria Nº18 Stephanie Moccia Nº25."— Transcrição da apresentação:

1 Andressa Pontes Ribeiro Nº4 Felipe Diniz Nº7 Isabela do Amaral Nº10 Isabelle Maria Nº11 Marcela Vitoria Nº18 Stephanie Moccia Nº25

2 •Introdução •A Revolta dos Malês foi um movimento que ocorreu na cidade de Salvador (província da Bahia) entre os dias 25 e 27 de janeiro de Os principais personagens desta revolta foram os negros islâmicos que exerciam atividades livres. SalvadorBahia

3 Causas e objetivos da Revolta •Os revoltosos, cerca de 1500, estavam muito insatisfeitos com a escravidão africana, a imposição do catolicismo e com a preconceito contra os negros. Portanto, tinham como objetivo principal à libertação dos escravos. Queriam também acabar com o catolicismo (religião imposta aos africanos desde o momento em que chegavam ao Brasil), o confisco dos bens dos brancos e mulatos e a implantação de uma república islâmica.

4 Desenvolvimento da revolta •De acordo com o plano, os revoltosos sairiam do bairro de Vitória (Salvador) e se reuniriam com outros malês vindos de outras regiões da cidade. Invadiriam os engenhos de açúcar e libertariam os escravos. Arrecadaram dinheiro e compraram armas para os combates. O plano do movimento foi todo escrito em árabe.

5 Fim Da Revolta Uma mulher contou o plano da revolta para um Juiz de Paz de Salvador. Os soldados das forças oficiais conseguiram reprimir a revolta. Bem preparados e armados, os soldados cercaram os revoltosos na região da Água dos Meninos. Violentos combates aconteceram. No conflito morreram sete soldados e setenta revoltosos. Cerca de 200 integrantes da revolta foram presos pelas forças oficiais. Todos foram julgados pelos tribunais. Os líderes foram condenados a pena de morte. Os outros revoltosos foram condenados a trabalhos forçados, açoites e degredo (enviados para a África). O governo local, para evitar outras revoltas do tipo, decretou leis proibindo a circulação de muçulmanos no período da noite bem como a prática de suas cerimônias religiosas.África

6 •O relevo de Salvador é acidentado e cortado por vales profundos. Conta com uma estreita faixa de planícies, que em alguns locais se alargam. A cidade está a 8 metros acima do nível do mar. A capital baiana é dividida em duas partes: a Cidade Alta, a maior delas (e mais recente), e a Cidade Baixa, cortada por faixas litorâneas.

7 °Salvador é cidade pólo na exportação de coco, cantoras de axé (os discos são produzidos em São Paulo), Obina, Berimbaus e sotaques para novelas da globo, destacando-se os sotaques de paraibano, Pernambucano e cearense. O principal produto de importação da cidade são os turistas, vindos principalmente de São Paulo, Rio Grande do Sul, Acre, Espanha, Papua/Nova Guiné e República Tcheca.

8 •Dois rios e seus respectivos vales se destacam no Nordeste: São Francisco: nasce no estado de Minas Gerais e depois ruma para norte atravessando a Bahia, tendo seu vale como limites naturais a Serra do Espigão a oeste e a Chapada Diamantina a leste. A partir de Juazeiro corre para leste, definindo os limites naturais entre os estados da Bahia e Pernambuco, e também entre os estados de Alagoas e Sergipe. •Parnaíba: recebe águas de rios dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Há também outros rios que podemos destacar: Grajaú e Mearim (Maranhão), Jaguaribe e Acaraú (Ceará), Contas e Paraguaçú (Bahia).

9 A Transportação do Rio São Francisco •A transportação do rio São Francisco é um tema bastante polêmico,pois engloba uma suposta tentativa de solucionar um problema que há muito afeta as populações do semi-árido brasileiro a seca;e, ao mesmo tempo, trata-se de um projeto delicado do ponto de vista ambiental,pois ira afetar um dos dois rios mais importantes do Brasil,tanto pela sua extensão e importância na manutenção da biodiversidade quanto pela sua utilização em transportes e abastecimento.


Carregar ppt "Andressa Pontes Ribeiro Nº4 Felipe Diniz Nº7 Isabela do Amaral Nº10 Isabelle Maria Nº11 Marcela Vitoria Nº18 Stephanie Moccia Nº25."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google