A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resiliência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resiliência."— Transcrição da apresentação:

1 Resiliência

2 A palavra vem do Latim e significa: resilio, voltar ao estado natural, basicamente como uma mola.
Historicamente a noção de resiliência foi utilizada pela física e engenharia, um dos precursores foi o cientista Thomas Young, em 1807.

3 Resiliência reduz riscos de doenças e melhora a qualidade de vida.
O estresse é uma realidade observada hoje nas mais diferentes áreas e setores.

4 O resiliente é aquele que se recupera e supera desafios
O resiliente é aquele que se recupera e supera desafios. É o equilíbrio entre corpo e mente.

5 O equilíbrio humano é semelhante à estrutura de um prédio.
Se a pressão for superior à resistência, aparecerão rachaduras; doenças e lesões.

6 Dentre as mais diferentes doenças psicossomáticas
que se manifestam no indivíduo que não possui resiliência, estão não apenas o estresse, mas doenças graves como a gastrite e até a síndrome do pânico, entre outros males.

7 O indivíduo que possui resiliência
desenvolve a capacidade de recuperar-se e moldar-se novamente a cada obstáculo, a cada desafio.

8 Durante o ciclo de vida normal, é necessário ao indivíduo
desenvolver a resiliência para conseguir ultrapassar as passagens com "ganhos", nas diferentes fases:

9 Infância Adolescência

10 A base da resiliência está na família na educação, no aprendizado constante para o desenvolvimento no decorrer de sua vida...

11 Juventude Fase Adulta

12 Velhice

13 FORTALECENDO A RESILIÊNCIA FAMILIAR
Froma Walsh Segundo Walsh (1996), “o foco da resiliência em família deve procurar identificar e implementar os processos-chave que possibilitam que as famílias não só lidem mais eficientemente com situações de crise ou estresse permanente mas saiam delas fortalecidas, não importando se a fonte de estresse é interna ou externa à família”.

14 PROCESSOS-CHAVE DA RESILIÊNCIA
Sistemas de Crenças Atribuir sentido à adversidade: Valorização das relações interpessoais Contextualização dos estressores Sentido de coerência das crises Percepção da situação das crises Olhar positivo Iniciativa e perseverança Coragem e encorajamento Esperança e otimismo Confrontar o que é possível Transcendência e espiritualidade Valores, propostas e objetivos de vida Espiritualidade Inspiração Transformação

15 PROCESSOS-CHAVE DA RESILIÊNCIA
Padrões de Organização Flexibilidade Capacidade para mudanças Estabilidade Coesão Apoio mútuo Respeito às diferenças Forte liderança Busca de reconciliação Recursos Sociais e Econômicos Mobilização da família extensa Construção de uma rede de trabalho comunitário Construção de segurança financeira

16 PROCESSOS-CHAVE DA RESILIÊNCIA
Clareza Mensagens Claras e Consistentes Esclarecimentos de informações ambíguas Expressões emocionais “abertas” Sentimentos variados são compartilhados Empatia nas relações Responsabilidade pelos próprios sentimentos Interações prazerosas e bem-humoradas Colaboração na solução de problemas Identificação de problemas Explosão de idéias Tomada de decisões compartilhada Foco nos objetivos Postura pró-ativa. Estes processos podem estar organizados e expressar-se de diferentes formas e níveis, haja vista que servem a diferentes constelações, valores, recursos e desafios das famílias (Walsh, 1998).

17 Procurar manter o lar em harmonia, pois este é o ponto de apoio para recuperar-se.

18 Resiliência na Educação
A resiliência na educação parte do princípio de que alunos, professores, pais, instituição e sociedade, compreendam o significado real de resiliência, para assim poder aplica-lá no dia-a-dia

19 Resiliência na Educação
Claro que a influência em casa contribui muito para este desenvolvimento, mas em lares onde quase nada é possível, a escola pode trazer a esperança e fazer desenvolver no ser humano capacidades jamais vistas ou imaginadas anteriormente.

20 Se transportarmos o raciocínio para o dia-a-dia,
poderemos observar que, quanto mais resiliente for o indivíduo, haverá menos doenças e perdas e mais desenvolvimento pessoal será alcançado.

21 Um indivíduo submetido a situações de estresse e que sabe vencer
sem lesões severas é um resiliente. Já quem não possui resiliência é o chamado "homem de vidro", que se "quebra" ao ser submetido às pressões e situações estressantes.

22 A idéia de resiliência pode também ser comparada
às modificações da forma de uma bola parcialmente inflada. Se comprimida, adquire as formas mais diversas e retorna ao estado inicial, após pressões exercidas sobre a mesma.

23 A resiliência consiste em equilíbrio entre a tensão e a habilidade de lutar, além do aprendizado obtido com obstáculos/sofrimentos.

24 Traduzindo em outras palavras, é atingir outro nível de consciência.
O indivíduo que não possui ou não desenvolve a resiliência, pode sofrer severas conseqüências, que vão da queda de produtividade ao desenvolvimento das mais diferentes doenças psicossomáticas.

25 Separar bem quem você é e o que faz.
Praticar esporte para aumentar o ânimo e a disposição. Os exercícios aumentam endorfinas e testosterona que, conseqüentemente, proporcionam sensação de bem-estar. Separar bem quem você é e o que faz.

26 Resiliência no Trabalho
O estresse profissional é uma realidade observada hoje nas mais diferentes áreas e setores do mercado de trabalho e, diferentemente do que muitos imaginam, não está restrito aos profissionais que exercem altos cargos em grandes empresas.

27 Resiliência no Trabalho
Pesquisa aponta insatisfação de Brasileiros no mercado de trabalho: Ranking Brasil Saúde mental – 17º lugar Saúde física – 18º lugar Satisfação – 14º lugar Fonte: Instituto de Ciência e Tecnologia de Manchester

28 Treinando a Resiliência
Adaptar-se Reajustar-se Reagir de forma inteligente a pressões Antecipar de acontecimentos

29 Característica do Profissional Resiliente
Agem como protagonistas Gostam e aceitam mudanças Possuem baixos níveis de ansiedade Possuem autoconfiança e auto-estima São emocionalmente inteligentes Respondem assertivamente

30 Resultados do Desempenho
Nível elevado de adaptação Redução de pressões desnecessárias reconhecendo como elas são criadas Capacidade de adequação e flexibilização Altos níveis de desempenho geram melhores resultados financeiros.

31 Dicas para aumentar a capacidade de resiliência:
Mentalizar seu projeto de vida, mesmo que não possa ser colocado em prática imediatamente. Sonhar com seu projeto é confortante e reduz a ansiedade; Aprender e adotar métodos práticos de relaxamento e meditação; Praticar esporte para aumentar o ânimo e a disposição. Os exercícios aumentam endorfina, conseqüentemente, proporcionam sensação de bem-estar;

32 Aproveitar parte do tempo para ampliar os conhecimentos, pois isso aumenta a autoconfiança ;
Transformar-se em um otimista incurável, visualizando sempre um futuro bom ; Assumir riscos (ter coragem) ; Tornar-se um "sobrevivente" repleto de recursos no mercado profissional; Apurar o senso de humor (desarmar os pessimistas); Usar a criatividade para quebrar a rotina ; Examinar e refletir sobre a sua relação com o dinheiro ; Permitir-se sentir dor, recuar e, às vezes, enfraquecer, para em seguida retornar ao estado original .

33 Apresentação de Case


Carregar ppt "Resiliência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google