A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Enfª Audiandre Nunes Coelho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Enfª Audiandre Nunes Coelho"— Transcrição da apresentação:

1 Enfª Audiandre Nunes Coelho
SINAIS VITAIS - SSVV Enfª Audiandre Nunes Coelho

2 O QUE SÃO SINAIS VITAIS????

3 SINAIS VITAIS Os sinais vitais são informações básicas colhidas para avaliação do estado de saúde do cliente. Faz-se por necessário conhecer alguns parâmetros e as conseqüências para o cuidado.

4 Fatores que devem ser levados em consideração!!!

5 Quando aferir SSVV?? Quando admitido em unidade hospitalar;
Antes e depois de procedimento cirúrgico; Antes e depois da administração de medicamentos que afetam os SSVV; Quando a condição física se altera (dor, perda da consciência).

6 Temperatura - Termorregulação
FISIOLOGIA A temperatura central do corpo pouco varia, mas a superficial varia de acordo com a vascularização e ambiente. Existe uma temperatura que se mantém relativamente constante no organismo que é a temperatura central, dos tecidos profundos.

7 Ambiente quente --- Calor
Receptores térmicos Hipotálamo anterior Impulsos são enviados para a redução da temperatura corporal. Reação fisiológica: Sudorese, vasodilatação dos vasos sanguíneos e promoção da perda de calor. Ambiente gelado --- frio Receptores térmicos Hipotálamo posterior Impulsos são enviados para produção de calor e aumento da temperatura corporal. Vasoconstrição e calafrios

8 Terminologias relativas à temperatura corporal:
Estado febril: 37,5 a 38,5ºC Pirexia: 39,1 a 40ºC Hiperpirexia: 40,1 a 41ºC Hipotermia: abaixo de 36ºC Fonte Potter e Perry (2004)

9 Padrões de febre Contínua Irrregular ou séptica Intermitente Remitente
Recidivante ou recorrente

10 Locais Axila (axilar) Boca (oral) Reto (retal)

11 Fatores que afetam a temperatura Idade Exercício Nível hormonal
Estresse Ambiente Ritmo circadiano -Neonatos (perda 30% pela cabeça) -Idosos (perda tecido Subcutâneo e menor atividade das glândulas sudoríparas) Ritmo circadiano - O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo

12 Pulso O pulso é a elevação palpável do fluxo sangüíneo percebida em vários pontos do corpo (POTTER; PERRY, 2004, p.581). O volume de sangue bombeado em um minuto equivale ao débito cardíaco. FC x vol. Sistólico = débito cardíaco Quando o pulso for regular, contar por 30 segundos e multiplicar por 2.

13 Queda no débito cardíaco faz com que o pulso fique filiforme
Sítios Freqüência Ritmo Força ou volume

14 Fatores que influenciam
Exercício Temperatura Medicamentos Hemorragia; Alterações posturais; Condições pulmonares. Digitálicos - Digoxina (usado para ICC), digitoxina e a metildigoxina. Epinefrina (adrenalina) - é um fármaco adrenérgico; antiasmático, vasopressor e estimulante cardíaco, de administração intramuscular ou subcutânea.

15 Respiração Envolve a: Ventilação: entrada de ar e saída.
Difusão: entrada de O2 pelos alvéolos nos tecidos (hematose). Perfusão: chegada de O2 nos tecidos. Normalmente o padrão respiratórios se mantém entre 12 e 20 irpm.

16 Fatores que influenciam
Exercício Dor aguda Ansiedade Tabagismo Posição do corpo Anemias Necessidade fisiológica de O2. O trabalho conjunto dos sistemas cardíaco e pulmonar. Os reguladores neurais e químicos controlam a freqüência e a profundidade da respiração em resposta as demandas de oxigênio. (POTTER; PERRY, 2004, p.956)

17 Hiperventilação Ansiedade, infecções, medicamentos, assim como a hipóxia associada a embolia pulmonar ou choque. CO2 ↑ freqüência e amplitude respiratória

18 Causas: Atelectasia e DPOC.
Hipoventilação Ocorre quando o organismo não consegue eliminar o CO2 de forma eficaz. A PaCO2 se eleva. Causas: Atelectasia e DPOC. PaCO2 – pressão parcial de dióxido de carbono

19 Hipóxia Para Potter e Perry (2004, p.968), ocorre hipóxia quando a oxigenação tissular é prejudicada em nível capilar.

20 Este fenômeno pode ocorrer devido :
Menor nível de hemoglobina; Altas altitudes; Choque; Trauma etc.

21 ATENÇÃO!!! Termos-chave / respiração Bradipnéia Taquipnéia Hiperpnéia
Ortopnéia Hiperpnéia -Respiração anormal rápida e profunda, e tem por consequência hiperventilação. Não provoca alterações. Respiração de Kussmaul é um padrão respiratório profundo e trabalhoso associado com acidose metabólica grave, particularmente com a cetoacidose diabética, mas também com a insuficiência renal. É uma forma de hiperventilação, que é qualquer padrão respiratório que reduz o dióxido de carbono no sangue devido a uma frequência ou profundidade maior de respiração. A respiração de Biot é um padrão anormal de respiração caracterizada por grupos de rápidas e curtas inspirações seguidas por períodos regulares ou irregulares de apneia. Este sinal clínico geralmente indica um prognóstico reservado.

22 ATENÇÃO!!! Apnéia Cheyne-Stokes Kussmaul Biot

23 Pressão Arterial PA= DC x R Resistência periférica Volume circulante
Viscosidade Elasticidade

24 Fatores que influenciam
Idade Estresse Cor de pele Sexo Medicamentos Ciclo diário Hipertensão Hipotensão

25 Dor É uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada a um dano real ou potencial dos tecidos. Pode ser: Aguda Crônica

26

27 OBRIGADA!!!


Carregar ppt "Enfª Audiandre Nunes Coelho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google