A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Literatura Sul-Mato- Grossense Apontamentos Prof. MSc Carlos Alberto dos Santos Dutra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Literatura Sul-Mato- Grossense Apontamentos Prof. MSc Carlos Alberto dos Santos Dutra."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Literatura Sul-Mato- Grossense Apontamentos Prof. MSc Carlos Alberto dos Santos Dutra

3 Tolstoi escreveu em seu diário: “Escrever não é difícil, o difícil é não escrever”. “ Escrever é manter relação de alma, corpo e mão com a escrita, no objetivo de transformar a essência humana em acordes de frases e períodos ”. (Maria da Glória Sá Rosa)

4 “Escrever é a compulsão da grande maioria, as palavras são alimento, espaço de sobrevivência em sociedades anestesiadas pelos produtos eletrônicos”. (Maria da Glória Sá Rosa)

5 Literatura – precioso veículo para descoberta de valores profundos da realidade humana. Sem ela, o espírito crítico, motor das mudanças históricas e do senso de liberdade desapareceria.

6 A Leitura – foi o grande estímulo, os mestres em que se inspiraram na composição de suas obras. A pobreza nunca serviu de obstáculo à ambição de escrever e de publicar...

7 Em Mato Grosso do Sul – a literatura nasce, sobretudo, nomeio rural, onde a solidão pantaneira, o brilho da paisagem são reinventadas pelas palavras do escritor.

8 E aí nascem as obras – de escritores como Manoel de Barros Augusto Cesar Proença Abílio de Barros Geraldo Ramon Pereira Cláudio Valério Raquel Naveira Lucilene Machado Orlando Antunes Batista Flora Thomé...

9 Adail José de Aguiar José Pedro Frazão Brígido Ibanhes Pedro Nava Reginaldo Araújo Rubenio Marcelo Heliophar Serra José Couto Pontes Emmanuel Marinho Henrique Medeiros...

10 Maria Adélia Menegazzo Marcelo Marinho Pe. Afonso de Castro Paulo Nolasco Hildebrando Campestrini Hélio Serejo Ulisses de Almeida Serra Jorge Antonio Siuf...

11 Estudar a Literatura Sul-Mato-Grossense para que? Literatura: Reserva de cultura Ideal de formação humana Professor Literatura: Professor de Civilização Refletir sobre literatura é reforçar que o conhecimento literário produzido historicamente ocupa na prática cultural um lugar de privilégio, pois se coloca como objeto de interrogação, de dúvida e de pesquisa. (Zélia Nolasco S. Freire)

12 Em busca de uma identidade sul- mato-grossense Divisão do Estado em 1977 Não participação do povo O chão simbólico ficou no Norte A tradição histórica e literária ficou no MT O MS teria que criar uma nova identidade. –O Estado não é um recém-nascido –A história, a cultura e a memória ainda existem neste território dividido.

13 Aspectos históricos culturais identitários permanecem: eles não mudam simplesmente por uma decisão político-administrativa. Os mais jovens, com a divisão do Estado, passam a ser, simplesmente, sul-mato- grossenses.

14 “Logo, por mais que a cultura e a literatura sul-mato-grossense sejam estudadas e divulgadas nas escolas, isso não fará com que os estudantes se sintam mais sul-mato-grossenses em função disso”. (Zélia Nolasco Freire).

15 O que a Literatura permite é “ir às raízes, analisando autores, comentando textos, descendo às entranhas dos fenômenos, que atestam o modo de ser de sucessivas gerações (...) matéria viva de situações simbólicas geradoras de mundos desconhecidos”. (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras)

16 Por que reconstruir o passado por meio da Literatura, se isso já é feito com o auxílio do estudo da História? Aristóteles, em Poética, nos responde a pergunta: “Com efeito, não diferem o historiador e o poeta por escreverem verso ou prosa (...) – diferem, sim, em que diz um as coisas que sucederam, e outro as que poderiam suceder. Por isso a poesia é algo de mais filosófico e mais sério do que a história, pois refere aquela principalmente ao universal, e esta, ao particular (...)”.

17 Conclusão – Para que Literatura? A Literatura com sua linguagem carregada de significado, muitas vezes uma fuga da realidade, faz com que tenhamos contato com obras que foram lidas anos atrás e ainda despertam interesse hoje, a um grande público leitor. Propicia uma forma de conhecimento do mundo e do ser humano; permite ao leitor entrar em contato com realidades culturais diferentes no tempo e no espaço, contribuindo também para que ele se conheça melhor.

18 A Literatura pode nos proporcionar prazer, entretenimento ou constituir-se numa busca sobre a condição humana. Quando questionamos nossa condição nos inquietamos e isso pode acontecer após a leitura de um bom romance ou poema, essa inquietação é por não sermos mais a mesma pessoa de antes.

19 A Literatura ajuda a enriquecer nosso vocabulário, da mesma forma que nos ajuda a escrever melhor, a encontrar novas formas de nos expressar através de palavras e formas de organizá-las diferentes.

20 As diferentes escolas literárias ajudam a compreender cada forma de pensar e escrever, uma mais preocupada com a realidade, outra com a fantasia ou com a perfeição, cada uma nos traz uma riqueza de pensamentos diferente, demonstrando como é possível expressar determinada opinião ou atitudes do dia a dia de formas completamente distintas uma da outra.

21

22

23 Obrigado Junho de 2012


Carregar ppt "A Literatura Sul-Mato- Grossense Apontamentos Prof. MSc Carlos Alberto dos Santos Dutra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google