A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Literatura Sul-Mato-Grossense

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Literatura Sul-Mato-Grossense"— Transcrição da apresentação:

1 A Literatura Sul-Mato-Grossense
Apontamentos Prof. MSc Carlos Alberto dos Santos Dutra

2 Tolstoi escreveu em seu diário: “Escrever não é difícil, o difícil é não escrever”. “Escrever é manter relação de alma, corpo e mão com a escrita, no objetivo de transformar a essência humana em acordes de frases e períodos”. (Maria da Glória Sá Rosa)

3 “Escrever é a compulsão da grande maioria, as palavras são alimento, espaço de sobrevivência em sociedades anestesiadas pelos produtos eletrônicos”. (Maria da Glória Sá Rosa)

4 Literatura – precioso veículo para descoberta de valores profundos da realidade humana. Sem ela, o espírito crítico, motor das mudanças históricas e do senso de liberdade desapareceria.

5 A Leitura – foi o grande estímulo, os mestres em que se inspiraram na composição de suas obras. A pobreza nunca serviu de obstáculo à ambição de escrever e de publicar...

6 Em Mato Grosso do Sul – a literatura nasce, sobretudo, nomeio rural, onde a solidão pantaneira, o brilho da paisagem são reinventadas pelas palavras do escritor.

7 E aí nascem as obras – de escritores como Manoel de Barros Augusto Cesar Proença Abílio de Barros Geraldo Ramon Pereira Cláudio Valério Raquel Naveira Lucilene Machado Orlando Antunes Batista Flora Thomé...

8 Adail José de Aguiar José Pedro Frazão Brígido Ibanhes Pedro Nava Reginaldo Araújo Rubenio Marcelo Heliophar Serra José Couto Pontes Emmanuel Marinho Henrique Medeiros...

9 Maria Adélia Menegazzo Marcelo Marinho Pe
Maria Adélia Menegazzo Marcelo Marinho Pe. Afonso de Castro Paulo Nolasco Hildebrando Campestrini Hélio Serejo Ulisses de Almeida Serra Jorge Antonio Siuf...

10 Estudar a Literatura Sul-Mato-Grossense para que?
Reserva de cultura Ideal de formação humana Professor Literatura: Professor de Civilização Refletir sobre literatura é reforçar que o conhecimento literário produzido historicamente ocupa na prática cultural um lugar de privilégio, pois se coloca como objeto de interrogação, de dúvida e de pesquisa. (Zélia Nolasco S. Freire)

11 Em busca de uma identidade sul-mato-grossense
Divisão do Estado em 1977 Não participação do povo O chão simbólico ficou no Norte A tradição histórica e literária ficou no MT O MS teria que criar uma nova identidade. O Estado não é um recém-nascido A história, a cultura e a memória ainda existem neste território dividido.

12 Aspectos históricos culturais identitários permanecem: eles não mudam simplesmente por uma decisão político-administrativa. Os mais jovens, com a divisão do Estado, passam a ser, simplesmente, sul-mato-grossenses.

13 “Logo, por mais que a cultura e a literatura sul-mato-grossense sejam estudadas e divulgadas nas escolas, isso não fará com que os estudantes se sintam mais sul-mato-grossenses em função disso”. (Zélia Nolasco Freire).

14 O que a Literatura permite é “ir às raízes, analisando autores, comentando textos, descendo às entranhas dos fenômenos, que atestam o modo de ser de sucessivas gerações (...) matéria viva de situações simbólicas geradoras de mundos desconhecidos”. (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras)

15 Por que reconstruir o passado por meio da Literatura, se isso já é feito com o auxílio do estudo da História? Aristóteles, em Poética, nos responde a pergunta:  “Com efeito, não diferem o historiador e o poeta por escreverem verso ou prosa (...) – diferem, sim, em que diz um as coisas que sucederam, e outro as que poderiam suceder. Por isso a poesia é algo de mais filosófico e mais sério do que a história, pois refere aquela principalmente ao universal, e esta, ao particular (...)”.

16 Conclusão – Para que Literatura
Conclusão – Para que Literatura? A Literatura com sua linguagem carregada de significado, muitas vezes uma fuga da realidade, faz com que tenhamos contato com obras que foram lidas anos atrás e ainda despertam interesse hoje, a um grande público leitor. Propicia uma forma de conhecimento do mundo e do ser humano; permite ao leitor entrar em contato com realidades culturais diferentes no tempo e no espaço, contribuindo também para que ele se conheça melhor.

17 A Literatura pode nos proporcionar prazer, entretenimento ou constituir-se numa busca sobre a condição humana.  Quando questionamos nossa condição nos inquietamos e isso pode acontecer após a leitura de um bom romance ou poema, essa inquietação é por não sermos mais a mesma pessoa de antes.

18 A Literatura ajuda a enriquecer nosso vocabulário, da mesma forma que nos ajuda a escrever melhor, a encontrar novas formas de nos expressar através de palavras e formas de organizá-las diferentes.

19 As diferentes escolas literárias ajudam a compreender cada forma de pensar e escrever, uma mais preocupada com a realidade, outra com a fantasia ou com a perfeição, cada uma nos traz uma riqueza de pensamentos diferente, demonstrando como é possível expressar determinada opinião ou atitudes do dia a dia de formas completamente distintas uma da outra.

20

21

22 Obrigado Junho de 2012


Carregar ppt "A Literatura Sul-Mato-Grossense"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google