A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA? Prof.: Cheila Cenir Mass Curso: ORATÓRIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA? Prof.: Cheila Cenir Mass Curso: ORATÓRIA."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA? Prof.: Cheila Cenir Mass Curso: ORATÓRIA

2 PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA O QUE É PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA? Neurolinguística é o estudo sobre como o cérebro é programado. Neuro se refere ao sistema nervoso, aos caminhos mentais dos nossos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. Lingüística refere-se a nossa capacidade de usar uma linguagem e a forma como determinadas palavras e frases refletem nossos mundos mentais. Lingüística refere-se também a nossa linguagem silenciosa de atitudes, gestos e hábitos que revelam nossos estilos de pensamentos, sentimentos e ações são programados pelo nosso cérebro e por isso pode ser reprogramada se assim o desejamos.

3 PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO Cada pessoa, embora use todos os níveis de comunicação, tem um nível o qual ele utilize mais que os outros. E o nível de comunicação é fundamental para a atitude comportamental do individuo. É observando o comportamento de uma pessoa que descobrimos que nível de atitude ela toma diante de certas situações. São três os canais sensoriais, que captam os estímulos externos e os registram no cérebro: o visual, o auditivo e o cinestésico. Eles englobam tato, olfato, paladar e sensações do corpo.

4 PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA VISUAIS Mexem muito a cabeça e os braços quando se expressam como se quisessem encenar, exteriorizar o que dizem tornar a idéia visual e falam muito rápido. Gostam de cuidar bem do seu próprio visual, por isso estão sempre bem vestidos, bem limpos, usam roupas combinando cores de acordo com a ocasião. Gostam de jóias e observam tudo aos mínimos detalhes. São lideres por natureza e excelentes empreendedores. O visual processa seus pensamentos através de imagens. Por isso quando estão falando olham muito para cima, pois precisam ver para poder falar. Por esta mesma razão, o visual quase não pisca quando fala, olham na cara da pessoa com quem estão falando e quando são ouvidos querem que olhem para ele também.

5 VISUAIS PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA - VISUAIS Tudo o que falam tem a ver com a visão. Usam muito, palavras cujo significado seja algo visual como: olhar, imagem, foco, imaginação, cena, branco, visualizar, perspectiva, brilho, reflexo, esclarecer, examinar, visão, ilusão, ilustrar, observar, revelar, prever, ver, mostrar, obscuro, sem sombra de dúvida, veja por este ângulo, tenha outro ponto de vista, etc. Costumam perguntar se você viu o cheiro disso ou daquilo, se você viu o gosto. Apreciam: O belo, as formas, o espaço a boa aparência, a harmonia entre cores e formas, o sucesso, a limpeza, o dinamismo e a força de vontade, tudo que seja bonito de se ver. Odeiam: A sujeira, o grosseiro, a pobreza, a falta de higiene, a lentidão dos sinestésicos, a imperfeição, algo feito pela metade, ser interrompido enquanto fala.

6 PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA AUDITIVOS AUDITIVOS O auditivo vê o mundo através dos ouvidos. Usa muito o lado esquerdo do cérebro, por isso é muito estrategista e lógico. Tem facilidade com cálculos matemáticos e para ele tudo é custo-benefício. Usa muito a palavra “depende” entre outras como: dizer, sotaque, ritmo, alto, tom, ressoar, som, monótono, surdo, audível, discutir, proclamar, comentar, escutar, gritar, vocal, silêncio, dissonante, sem palavras, etc. O auditivo fala consigo mesmo. Não olha quando está falando e nem quando está ouvindo. Presta muita atenção naquilo que fala e ouve, e tem a desagradável mania de corrigir os outros quando erram. Tem dificuldade para expressar seus sentimentos e para compreender os sentimentos dos outros.

7 AUDITIVOS PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA - AUDITIVOS É excelente administrador, porém péssimo empreendedor, por agir somente segundo dados concretos e por ser pouco visionário, qualidade peculiar do visual. Fala sempre de forma pausada e às vezes cantada, pronuncia bem as palavras. Fala pouco, até que lhe dão a oportunidade. Apreciam: O silêncio e a boa música, a qualidade dos sons, a palavra bem pronunciada, a ordem e a organização, o cumprimento dos horários e contratos, a inteligência. Odeiam: A compulsividade do visual e o sentimentalismo do cinestésico. A falta de controle, a ignorância.

8 PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA CINESTÉSICO CINESTÉSICO O cinestésico é muito sentimental, vive constantemente olhando para baixo, e quase sempre é tímido. Preocupa-se muito com a segurança, por isso esta constantemente segurando alguma coisa. Gosta de conforto e age muito pela emoção. Usa roupas largas e sem muito luxo, pois gosta de se sentir a vontade. Seu assunto predileto é com relação a amor, carinho, família, e procura sempre preservar as boas amizades. É reativo, ou seja, age de acordo com a maneira que é tratado. E faz de tudo para que seja amado. Tem dificuldade em tirar as pessoas de sua vida. É solidário e religioso. O trabalho é bom quando ele está feliz. Usa muitas palavras que tenham algo a ver com tato e sentimento: tocar, manusear, contato, sólido, quente, pressão, sentir, estresse, tangível, concreto, suave, sofrimento, cheiroso, gostoso, felicidade, etc.

9 PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA - CINESTÉSICO Apreciam: A solidariedade, a religião, a união, a compaixão, o amor, a felicidade. Odeiam: A extravagância do visual, a frieza do auditivo, o abandono, a solidão, etc.

10 PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA A LEITURA DO MOVIMENTO DOS OLHOS A LEITURA DO MOVIMENTO DOS OLHOS A leitura do movimento dos olhos é uma técnica muito interessante e deixa as pessoas curiosas, quanto à sua aplicação, pela fácil assimilação. Captamos pelo canal visual, quando movimentamos os olhos para cima, para a esquerda e para a direita. Captamos pelo canal auditivo, com o movimento dos olhos para os lados esquerdo e direito. Quando se trata do canal auditivo, temos, ainda, o movimento à esquerda, para baixo, quando estamos em diálogo interno. Outra forma de captação é o canal cinestésico, que acontece quando movimentamos os olhos para a direita e para baixo.

11 PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA A LEITURA DO MOVIMENTO DOS OLHOS A LEITURA DO MOVIMENTO DOS OLHOS


Carregar ppt "PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA? Prof.: Cheila Cenir Mass Curso: ORATÓRIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google