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PublicouIsabela Sampaio Alterado mais de 10 anos atrás
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AULA 4 Comunicação Eficaz para o sucesso do Trabalho
Pós-Graduação Gestão Equipes e Desenvolvimento de Pessoas GEDPB04 – Maio / 2013 Professora: Maria Luísa Dias AULA 4 Comunicação Eficaz para o sucesso do Trabalho 1
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A comunicação é uma atividade administrativa que tem dois propósitos principais:
Proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam se conduzir nas suas tarefas; Proporcionar as atitudes necessárias que promovam a motivação, cooperação e satisfação nos cargos. Professora Maria Luísa Dias – Maio 2013 – GEDPB04- UMCPOS – Aula 4
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Toda comunicação deve ser:
Clara, Objetiva, transparente, sem julgamentos. Faz parte de uma comunicação eficaz: Saber ouvir (escuta ativa), Reter informações. Professora Maria Luísa Dias – Maio 2013 – GEDPB04- UMCPOS – Aula 4
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Auditivo, sinestésico (cinestésico), visual e inespecífico (digital):
Uma equipe é formada por mais de uma personalidade. Devemos nos atentar a entender o tipo de comunicação eficiente para determinadas pesonalidades. Entre elas teremos: Auditivo, sinestésico (cinestésico), visual e inespecífico (digital): Professora Maria Luísa Dias – Maio 2013 – GEDPB04- UMCPOS – Aula 4
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Auditivo: Ouvir, falar, dizer, escutar, perguntar, dialogar, acordo, desacordo, soar, ruído, ritmo, melodioso, musical, harmonioso, tonalidade, discordante, sinfonia, cacofonia, gritar, urrar; Visual: Ver, olhar, mostrar, perspectiva, imagem, claro, esclarecer, luminoso, sombrio, brilhante, colorido, visualizar, iluminar, vago, impreciso, nítido, cena, horizonte, clarão, fotográfico; Professora Maria Luísa Dias – Maio 2013 – GEDPB04- UMCPOS – Aula 4
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Cinestésico (Sinestésico): sentir, tocar, em contato com, conectado, relaxado, concreto, pressão, sensível, insensível, sensitivo, delicado, sólido, firme, imobilizado, tensão; Inespecíficos: Percebe, tenta, entende, pensa, aprende, processa, decide, motiva, considera, muda, tem em mente. Professora Maria Luísa Dias – Maio 2013 – GEDPB04- UMCPOS – Aula 4
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Linguagem Corporal, Palavras e Tom de voz
Professora Maria Luísa Dias – Maio 2013 – GEDPB04- UMCPOS – Aula 4
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Líder e Comunicação O papel da liderança é importante para que o canal de informações seja confiável, seguro, mediador. O líder deve ter atitudes de diálogos que fortaleça o ambiente organizacional e de superação de desafios. Professora Maria Luísa Dias – Maio 2013 – GEDPB04- UMCPOS – Aula 4
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RUÍDOS DE COMUNICAÇÃO Deve-se evitar os ruídos como: Ambiente adverso;
Falta de atenção; Linguagem inadequada; Exposição descuidada Professora Maria Luísa Dias – Maio 2013 – GEDPB04- UMCPOS – Aula 4
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Comunicação Escrita A comunicação escrita é um meio muito utilizado nas organizações como uma forma segura de informações. Este tipo de comunicação deve ser objetiva, simples, mas formal. Deve conter todos os itens necessários para a realização de uma atividade ou informação. Professora Maria Luísa Dias – Maio 2013 – GEDPB04- UMCPOS – Aula 4
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Comunicação Verbal A comunicação verbal deve ser clara e de responsabilidade também do locutor, não somente do receptor; Deve-se entender para quem será a mensagem, qual o melhor tipo de linguagem a utilizar. Professora Maria Luísa Dias – Maio 2013 – GEDPB04- UMCPOS – Aula 4
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