A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"Empregabilidade: segredos em busca do sucesso profissional" Eneida Aragão 15/abril/2004.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""Empregabilidade: segredos em busca do sucesso profissional" Eneida Aragão 15/abril/2004."— Transcrição da apresentação:

1 "Empregabilidade: segredos em busca do sucesso profissional" Eneida Aragão 15/abril/2004

2 Fique ligado As notícias sobre falta de vagas tiram o seu sono? Você teme não encontrar ou perder seu lugar ao sol e não conseguir uma boa colocação?

3 Fique ligado A globalização transformou o emprego formal num artigo de luxo, mas nada de desespero ou desânimo. Só depende de você criar uma história com final feliz. Ter trabalho sempre, independentemente de responder ou não a um patrão, é possuir empregabilidade.

4 Empregabilidade – origens A gestão da carreira hoje pertence ao profissional. É ele o responsável por sua empregabilidade. As regras que regem a conquista e a manutenção do emprego vêm sofrendo ajustes ao longo do tempo. Antigamente, estava associado à obediência.

5 Empregabilidade - origens A partir do pós-guerra (segunda metade da década de 40), o discurso mudou e o emprego passou a estar ligado à lealdade. No fim da década de 70 e início da década de 80, a crise econômica começou a exigir uma dramática redução dos quadros das empresas.

6 Empregabilidade - origens Tiveram início os processos conhecidos como "downsizing“ e tanto os obedientes quanto os leais foram cortados. O vínculo entre patrões e empregados passou a ser posto em novas bases. O funcionário leal e obediente passou também a ser colocado na rua.

7 Empregabilidade - origens Não importa que seja o mais velho, o mais culto, o mais viajado. A empresa quer saber de outro tipo de profissional: o empregável. O empregável é aquele sujeito que se preocupa em acumular e manter atualizadas suas competências, o conhecimento e a rede de relacionamentos.

8 Empregabilidade - conceito Primeiro conceito importante: em primeiro lugar, o emprego não lhe pertence, mas a empregabilidade é sua, ninguém tira. É uma capacidade dinâmica. Isto é, a empregabilidade evolui quando bem cuidada.

9 Empregabilidade - conceito A empregabilidade está baseada num tripé formado por competências, conhecimento e pela rede de relacionamentos. Você é responsável por cuidar das três partes com igual carinho e intensidade.

10 Bases de sustentação da empregabilidade Em primeiro lugar, nada de pensar que para ter empregabilidade você depende da boa vontade de alguma empresa lhe contratar, lhe promover e não despedi- lo. Não pense: como sou muito bom no que faço, alguém sempre reconhecerá meus talentos e abrirá as portas para mim.

11 Bases de sustentação da empregabilidade A acomodação é um convite à estagnação na carreira. Para estar em constante transformação, você não precisa ser nenhum super- homem.

12 Bases de sustentação da empregabilidade O segredo é desenvolver qualidades que o tornem um profissional indispensável. Existem algumas bases de sustentação da empregabilidade. Trabalhando-as com atenção, é possível aumentar sua capacidade de gerar trabalho (e de ser bem remunerado).

13 Bases de sustentação da empregabilidade Fazer aquilo de que gosta Adequação é o principal pilar da carreira. Para você ter motivação e prazer no trabalho, precisa estar na profissão certa, exercendo uma atividade que corresponda à sua vocação.

14 Bases de sustentação da empregabilidade Quem faz o que gosta vive em harmonia consigo mesmo, trata bem as pessoas à sua volta, encontra disposição para enfrentar dificuldades e não é do time que se esforça o mínimo.

15 Bases de sustentação da empregabilidade Ser competente Não é somente saber executar bem uma ou mais tarefas. É também estar informado sobre o que está acontecendo no mundo e conhecer as novidades na sua área profissional e em áreas correlatas;

16 Bases de sustentação da empregabilidade Freqüentar seminários, congressos, cursos. É preciso somar cada vez mais habilidades e conhecimentos e estar sintonizado com as exigências crescentes do mercado, num processo contínuo de auto-desenvolvimento.

17 Bases de sustentação da empregabilidade Ter ética Respeito, você conquista não apenas com competência, mas com honestidade no trato com as pessoas, com comportamento ético. Nenhum empregador quer saber de pessoas envolvidas em casos nebulosos.

18 Bases de sustentação da empregabilidade Ser idôneo pressupõe também ter consideração pelos outros e não prometer algo que não pode cumprir, transmitindo uma falsa imagem sobre si mesma. Significa ainda não fazer jogo duplo com as pessoas e nem usar informações privilegiadas em benefício próprio.

19 Bases de sustentação da empregabilidade Cultivar bons relacionamentos Criar laços de amizade na vida pessoal e na profissional ajuda você a aumentar suas possibilidades de trabalho. Uma boa rede de contatos permite seu acesso a informações, dá chances de captar oportunidades de negócios e de estar ao lado das principais inovações técnicas e tecnológicas.

20 Dicas – Guia A a Z A ssertividade Um profissional que não teme se posicionar e consegue manter o foco mesmo numa discussão acalorada é mais respeitado. É importante se expressar com objetividade e clareza. O profissional assertivo é firme sem ser grosseiro: diz o que pensa de forma segura e tranqüila.

21 Dicas – Guia A a Z B ilíngüe Você sabe da importância de o profissional saber inglês. Por isso mesmo, há a tentação de dourar a pílula sobre o domínio do idioma no currículo. Se a habilidade estiver só no papel, perde-se a vaga e a credibilidade. Melhor dizer a verdade.

22 Dicas – Guia A a Z C riativiadade Muito mais do que um dom natural, trata-se de uma habilidade exercitável. Qualquer um pode aprender a utilizar seu potencial criativo. Uma das técnicas possíveis é fazer coisas diferentes das habituais. Sempre pense: "Tem um jeito melhor de realizar essa tarefa?"

23 Dicas – Guia A a Z D esconfiômetro Sabe aquele colega que usa o da empresa para enviar correntes, fala alto ou deixa o celular ligado na reunião? Sensibilidade para não invadir o espaço do colega e juízo para não tagarelar sobre a vida alheia são questões de sobrevivência.

24 Dicas – Guia A a Z E mpreededorismo Ser empreendedor é pensar em estratégias para atingir metas, elevar receitas, atrair clientes, evitar desperdícios. Não há mais espaço para o funcionário sem iniciativa, que só cumpre ordens. O mercado precisa de gente com visão de negócio.

25 Dicas – Guia A a Z F oco Você precisa manter o foco no que deseja conquistar e tomar atitudes que contribuam para isso. Quem atira para muitos lados acaba por errar o alvo.

26 Dicas – Guia A a Z G inástica Cada minuto investido em atividade física faz um bem enorme para o corpo e para a mente. Entre os benefícios, alivia tensões do dia-a-dia, dá energia e melhora a memória. Conclusão: você fica disposto e equilibrado para o que der e vier.

27 Dicas – Guia A a Z H umildade Quer arrumar vários inimigos no ambiente de trabalho? Então, aja como se fosse o dono da verdade e não aceite sugestões. Saber reconhecer os próprios erros e se dispor a aprender são qualidades valiosas.

28 Dicas – Guia A a Z I nformação Com avanços tecnológicos que facilitam cada vez mais o acesso ao conhecimento, nada justifica ficar por fora do que ocorre na sua área e no resto do mundo. O aprendizado não termina nunca. Pelo menos para quem ambiciona ter ótimos empregos e bons salários.

29 Dicas – Guia A a Z J ogo de Cintura Não é nada fácil conciliar interesses, vontades e opiniões de gente nem sempre disposta a mudar de posição ou admitir que cometeu equívocos. Por isso mesmo, quem desenvolve essa maleabilidade é capaz de transformar inimigos em aliados

30 Dicas – Guia A a Z L ição de Casa Já viu atleta ganhar medalha sem treinar? As vitórias, hoje, estão muito vinculadas a treino e dedicação. Fazer a lição de casa permite que você se sinta mais confiante e transmita essa segurança a chefes, clientes...

31 Dicas – Guia A a Z M arketing Pessoal Muita gente tem horror à expressão por acreditar que ela significa "mostrar aos outros uma coisa que você não é". O verdadeiro marketing pessoal nada tem a ver com isso. Ele consiste em apostar em seus pontos fortes e fazê- los aparecer.

32 Dicas – Guia A a Z N egociação Quer um salário melhor, horários mais flexíveis, apoio para iniciar uma pós- graduação? O primeiro passo é conversar com seu chefe, e negociar sem medo, expondo seus pontos de vista.

33 Dicas – Guia A a Z O brigado Não se esqueça de palavras-chave do bom relacionamento, como obrigado, por favor e como vai? É comum confundir intimidade com a desobrigação de ser gentil. É um erro grave, pois quem não respeita os outros não obtém respeito e colaboração.

34 Dicas – Guia A a Z P rioridade Aprenda a priorizar e administrar o seu tempo. Estabeleça limites, pois sem perceber, você pode estar submetendo o cérebro a uma sobrecarga de trabalho que prejudica a concentração, a memória, o raciocínio.

35 Dicas – Guia A a Z Q ualidade de Vida É muito importante para a sua carreira que você tenha tempo para si mesmo. Os profissionais que dão valor ao lado pessoal são mais produtivos, concentrados e atentos. O perfil workaholic, que não se desliga nem um segundo do trabalho, definitivamente saiu de moda.

36 Dicas – Guia A a Z R elacionamento Atualmente, a maioria das boas oportunidades de emprego não chega a ser divulgada nos meios formais, como anúncios em jornais. Como descobrir uma boa vaga? Relacionando-se com uma ampla rede de pessoas.

37 Dicas – Guia A a Z S enso de Humor É o maior aliado da produtividade. Divirta-se no dia-a-dia profissional, com os colegas, as situações, o cotidiano. Só não vale perder o bom senso.

38 Dicas – Guia A a Z T ime As empresas vêm incentivando a sinergia entre os departamentos para aumentar a produtividade e ao mesmo tempo reduzir custos. Quem não souber trabalhar em equipe vai ficar remando sozinho... contra a maré.

39 Dicas – Guia A a Z Ú nico Você não precisa necessariamente desbravar um novo nicho, mas deve se destacar diante da forte concorrência. Como: sendo competente, mas diferenciado em tudo o que faz.

40 Dicas – Guia A a Z V isual A preocupação com a sua imagem inevitavelmente passa pela sua aparência. O conjunto todo deve transmitir profissionalismo. Vestir-se de maneira apropriada com o ambiente de trabalho é questão de bom senso.

41 Dicas – Guia A a Z X ô, desânimo! O segredo é encontrar a sua fórmula pessoal para recarregar as baterias, combater o baixo-astral, motivar-se. Não dispense as férias e procure trabalhar naquilo que lhe dá prazer.

42 Dicas – Guia A a Z Z zzzz Não importa quão jovem você seja, dormir bem faz toda a diferença para quem quer sair-se bem na profissão e ter uma performance de sucesso.


Carregar ppt ""Empregabilidade: segredos em busca do sucesso profissional" Eneida Aragão 15/abril/2004."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google