A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A UNIFICAÇÃO ALEMÃ A formação da Alemanha (1834 – 1871)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A UNIFICAÇÃO ALEMÃ A formação da Alemanha (1834 – 1871)"— Transcrição da apresentação:

1 A UNIFICAÇÃO ALEMÃ A formação da Alemanha (1834 – 1871)

2 CONTEXTO Século IX: Império Carolíngeo se subdivide e surge a Germânia. Século X: expansão da Germânia e criação do Sacro Império Romano-Germânico.

3 Invasões napoleônicas: derrota do Império, que é dividido em pequenos reinos (que formam a Confederação do Reno). Congresso de Viena: nova divisão em reinos e formação da Confederação Germânica.

4

5 CAUSAS Necessidade de mercado consumidor e fornecedor interno: garantidos num país grande e unido. Necessidade de fortalecimento econômico: só viria se o território todo tivesse as mesmas leis, tarifas e moedas.

6 PROCESSO Reino da Prússia: Estado mais desenvolvido, é quem lidera o processo de unificação e tem como líderes o rei Guilherme I e o ministro Bismarck. União Aduaneira (1834): mesmas tarifas em toda a Confederação Germânica; é o primeiro bloco econômico do mundo.

7 PROCESSO

8 Guerra contra a Dinamarca (1864): recebe apoio da Áustria e anexa territórios dinamarqueses. Guerra contra a Áustria (1866): recebe apoio da Itália e anexa o norte alemão. Guerra contra a França (1871): humilha os franceses e anexa o sul alemão.

9 CONSEQUÊNCIAS Desenvolvimento econômico alemão: disputa por territórios na Ásia e na África (I G. M.). Imigração para o Brasil: alemães destruídos pelas guerras de unificação. Rivalidade com a França: região da Alsacia- Lorena (II G. M.).


Carregar ppt "A UNIFICAÇÃO ALEMÃ A formação da Alemanha (1834 – 1871)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google