A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ABNT NBR 14021 Transporte - Acessibilidade no sistema de trem urbano ou metropolitano Acessibilidade Plataforma x carro Ilona Bakocs Schiffer 22.08.2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ABNT NBR 14021 Transporte - Acessibilidade no sistema de trem urbano ou metropolitano Acessibilidade Plataforma x carro Ilona Bakocs Schiffer 22.08.2013."— Transcrição da apresentação:

1 ABNT NBR Transporte - Acessibilidade no sistema de trem urbano ou metropolitano Acessibilidade Plataforma x carro Ilona Bakocs Schiffer CPTM – GPP ABNT 1

2 No local de embarque e desembarque de pessoas em cadeira de rodas, o vão máximo entre o trem e a plataforma deve ser 10cm e o desnível máximo entre a plataforma e o trem para cima ou para baixo devem ser 8cm, conforme Figura 11. Figura 11 - Vão e desnível entre o trem e a plataforma - Corte e detalhe 2

3 Revisão da norma: Contribuição CPTM: O vão e o desnível ser minimizados e devem ter a mesma dimensão ao longo da plataforma. Reunião de 27/06/2013: No local de embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, o vão máximo entre o trem e a plataforma deve ser 7 cm e o desnível máximo entre a plataforma e o trem deve ser 5 cm, conforme figura 11b. Deverão ser incluídas sugestões / soluções, nas plataformas, nos trens ou em ambos, sejam elementos ou equipamentos. Reunião de 27/06/ O vão máximo entre o trem e a plataforma reta deve ser XX cm, conforme figura 11a. O vão máximo nas plataformas curvas é de XX cm, conforme figura 11b. O desnível máximo entre a plataforma e o trem deve ser XXcm. 3

4 COMPOSIÇÂO DOS DADOS PARA ACESSIBILIDADE ENTRE PLATAFORMA E TREM: Via permanente Material rodante ( tráfego de passageiros ou misto) Plataforma Folga dinâmica 4

5 ItemDenominaçãosigla[mm] 1Via permanente 1.1Tolerâncias de instalação / manutenção da via 1.1.1Alinhamento do eixo da via (em relação ao projeto)Av 1.1.2Bitola da via instaladaB 1.1.3Nivelamento absoluto da via (em relação ao projeto) no trilho de referencia Nv 1.1.4Diferença transversal de nível entre- trilhos (Superelevação)Nvd 1.1.5Nível da via logo após de socaria, até assentamentoNvs 1.2Tolerância de fabricação do trilho 1.2.1Assimetria do trilhoAst 1.2.2Largura do patimLpt 1.2.3Altura do trilhoAt 1.3Desgaste do trilho 1.3.1Desgaste horizontal do boleto trilhodht 1.3.2Desgaste vertical do boleto do trilhodvt 1.4Deformações elásticas dos materiais da via em fixação direta 1.4.1Deformação elástico horizontal da viaddhv 1.4.2Deformação elástico vertical da viaddvv 5

6 6 Bitola da via Nivelamento, superelevação

7 2.Material rodante Vagão 2.1Distancia entre eixos dos truquesa 2.2Distancia entre eixo do truque e extremidade do carrone 2.3Distancia entre centro do carro e porta extremap 2.4Distancia entre centro do carro e porta central? 2.5Largura do caixa do carroL 2.6Altura da caixa do carro 2.7Altura do piso do carroAp Molejo 2.8Jogo vertical do truque devido influencia da suspençãoFd 2.9Deslocamento vertical da caixa do carro, sob influencia da suspenção F 2.10Possível deslocamento vertical da caixa com relação ao truque W 2.11Possível deslocamento excêntrico entre rodeiros e armação do truque q Roda/Rodeiro 2.13Tolerância da bitola interna do rodeiroBIR 2.14 Tolerância do friso da roda novaLfr 2.15Desgaste lateral da roda de friso finodhr 2.16Desgaste lateral da roda de friso largodhr 2.17Jogo nominal entre via e rodeiroj 2.18Desgaste vertical da rodadvr 7

8 8

9 3Plataforma 3.1Altura da plataformaApl 3.2Tolerância construtiva de locação do desalinhamento ou desnivelamento da plataforma (em relação ao projeto) Δ 4Folga dinâmico horizontalfd 9

10 10 Dados resultantes do via permanente Plataforma

11 CÁLCULOS DOS VALORES VERTICAIS POR SISTEMAS ItemDescriçãoSiglaValor [mm] Cálculo V1Nível da via mínima em relação ao projeto em fixação direta (lastro) -18,6 (-28,6) ( ) 1.1.3Nivelamento absoluto da via (em relação ao projeto) Nv 1.1.4Diferença transversal de nível entre- trilhos (Superelevação) Nvd 1.1.5Nível da via logo após de socaria, até assentamento Nvs em lastro 1.2.3Altura do trilhoAt 1.3.2Desgaste vertical do boleto do trilhodvt 1.4.2Deformação elástico vertical da viaddvv em fix. dir. V2Nível da via máxima em relação ao projeto +4,6 (+12,6) ( ) 1.1.3Nivelamento absoluto da via (em relação ao projeto) Nv 1.1.4Diferença transversal de nível entre- trilhos (Superelevação) Nvd 1.2.3Altura do trilhoAt+0,6 11

12 R1Nível do piso do carro mínimo, em relação ao nominal -100( ) 2.7Jogo vertical do truque devido influencia da suspenção Fd 2.9Deslocamento vertical da caixa do carro, sob influencia da suspenção F 2.12Desgaste vertical da rodadvr R2Nível do piso do carro máximo, em relação ao nominal +55( ) 2.7Jogo vertical do truque devido influencia da suspenção Fd 2.9Deslocamento vertical da caixa do carro, sob influencia da suspenção F P1Altura da plataforma mínima em relação ao projeto Tolerância construtiva de desnivelamento da plataforma Δ-10 P2Altura da plataforma máxima em relação ao projeto Tolerância construtiva de desnivelamento da plataforma Δ+10 12

13 TOLERÂNCIAS VERTICAIS POR SISTEMAS 13

14 ItemDescriçãoSiglaValor [mm] Cálculo V1Deslocamento lateral paralelo mínima-6 (-14) Alinhamento do eixo da via (em relação ao projeto) Av 1.1.2Bitola da via instaladaB 1.2.1Assimetria do trilhoAst 1.2.2Largura do patimLpt V1Deslocamento lateral paralelo máxima21 (29) Alinhamento do eixo da via (em relação ao projeto) Av 1.1.2Bitola da via instaladaB 1.2.1Assimetria do trilhoAst 1.2.2Largura do patimLpt 1.3.1Desgaste horizontal do boleto trilho dht 1.4.1Deformação elástico horizontal da via ddhv 14

15 R1Deslocamento do carro mínimo, em relação ao nominal Possível deslocamento excêntrico entre rodeiros e armação do truque q±5 2.13Tolerância da bitola interna do rodeiro BIR±1 2.5Largura do caixa do carroL±5 R2Deslocamento do carro máximo, em relação ao nominal Obs.: Neste calculo específico, somente foi considerado o friso fino ( ) 1.1.2Bitola da via instaladaB 2.11Possível deslocamento excêntrico entre rodeiros e armação do truque q 2.13Tolerância da bitola interna do rodeiro BIR 2.14 Tolerância do friso da roda novaLfr 2.15Desgaste lateral da roda de friso finodhr 2.16Desgaste lateral da roda de friso largo dhr 2.17Jogo nominal entre via e rodeiroj 2.5Largura do caixa do carro toleranciaL 15

16 P1Desalinhamento da plataforma mínima em relação ao projeto Tolerância construtiva de locação do desalinhamento da plataforma Δ±10 P2Desalinhamento da plataforma máxima em relação ao projeto Tolerância construtiva de locação do desalinhamento da plataforma Δ+10 4Folga dinâmico horizontalfd30 16

17 TOLERANCIAS HORIZONTAIS POR SISTEMAS 17

18 Como Controlar? CADA SISTEMA É RESPONSAVEL PELAS SEUS TOLERÂNCIAS E SEU MONITORAMENTO 18

19 Projeto: - definição dos veículos que trafegarão na via, com suas dimensões e tolerâncias de fabricação e manutenção - definição da via permanente, com suas tolerâncias dos componentes e sistema para aquisição e manutenção - definição do traçado da via permanente através do eixo da via e nível do topo do boleto do trilho - definição topográfica do nível e locação da borda da plataforma e estabelecimento das tolerâncias de construção Sistema civil: acompanhamento e aprovação da construção da via e plataforma, segundo o projeto Manutenção da via permanente: manter a via segundo o projeto e dentro das tolerâncias pré-estabelecidas Manutenção do material rodante: manter o material rodante dentro das tolerâncias pré-estabelecidas Operação: garantir, que os trens que trafegam na via estão aqueles, que foram definidos no projeto 19

20 Exemplo: verificação rápida da via após manutenção em relação ao plataforma plataforma Considerando plataforma correta 20

21 Plataforma em curva Obs: valores não são dinâmicos 21

22 22

23 23

24 Contorno de todos os vagões Afastamento da borda da plataforma do eixo da via Raios [m] Δe [m]1,8001,8121,8131,8151,8181,8191,8201,8221,8241,8261,8301,8371,890 Δi [m]1,8001,8121,8181,8301,8451,8501,8561,8641,8741,8891,9111,9492,023 24

25 25


Carregar ppt "ABNT NBR 14021 Transporte - Acessibilidade no sistema de trem urbano ou metropolitano Acessibilidade Plataforma x carro Ilona Bakocs Schiffer 22.08.2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google