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Método 5 S's Seiri Seiso Seiton 5S´s Seiketsu Shitsuke.

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Apresentação em tema: "Método 5 S's Seiri Seiso Seiton 5S´s Seiketsu Shitsuke."— Transcrição da apresentação:

1 Método S's Seiri Seiso Seiton 5S´s Seiketsu Shitsuke

2 Os “5S” são cinco sensos ou sentimentos que as pessoas devem desenvolver para melhorar o ambiente em que vivem ou que trabalham. São eles:

3 Método 5 S's Seiri Seiton Seiso Seiketsu Shitsuke
1º Senso = Separar o necessário do desnecessário (Descarte). 2º Senso = Arrumar, organizar (Arrumação) 3º Senso = Limpeza 4º Senso = Manter o local limpo, definir padrão 5º Senso = Ordem mantida (Disciplina) Seiri Seiton Seiso Seiketsu Shitsuke Senso de Utilização Senso de organização Senso de Limpeza Senso de Higiene Senso de Disciplina

4 Apresentação do 5 S’s O 5 S’s tem provocado uma efetiva revolução nas empresas brasileiras. Contabilizam-se ganhos de Produtividade e motivacionais, sem falar na eliminação de desperdícios; O 5 S’s objetiva a implantação de 5 atividades de simples aplicação que, ao serem praticadas promovem resultados surpreendentes; Praticando o 5 S’s, você terá melhorias no ambiente de trabalho e principalmente em sua própria casa. Com o 5 S’s todos ganham, principalmente você !

5 Introdução do Método 5 S’s
Implantação da Qualidade Total, baseando- se na eliminação do desperdício (tudo o que gera Custo extra); Método 5 S’s: surgido no Japão na década de 60. Foi um dos fatores para a recuperação de empresas japonesas e a base para a implantação dos métodos da Qualidade Total naquele país; A introdução do método 5 S’s, será a base para o início do trabalho visando a norma Qualidade Total ISO

6 Fases do Método 5 S’s 1ª. SEIRI = DESCARTE : tenha somente o necessário, na quantidade correta; 2ª. SEITON = ARRUMAÇÃO : um lugar para cada coisa. Cada coisa em seu lugar; 3ª. SEISO = LIMPEZA : gente merece o melhor ambiente; 4ª. SEIKETSU = HIGIENE : qualidade de vida no trabalho, é a manutenção da limpeza e da ordem; 5ª. SHITSUKE = DISCIPLINA : ordem, rotina e constante aperfeiçoamento.

7 Aspectos Gerais É necessário uma mudança nos hábitos de todos os envolvidos nesse processo, visto que algumas coisas que estamos acostumados a fazer terão que ser alteradas e mantidas da forma como o método sugere; A somatória dos 5 tópicos trazem uma excelência ao meio de trabalho, isso facilita o desenvolvimento das pessoas e o aperfeiçoamento das tarefas a serem realizadas.

8 1.1 - DESCARTE - Seiri Cada pessoa deve saber diferenciar o útil do inútil. Vantagens : 1 - Reduz a necessidade de espaço, estoque, gastos com sistemas de armazenamento, transporte e seguros; 2 - Facilita o transporte interno, o arranjo físico, o controle de produção, a execução do trabalho no tempo previsto;

9 1.1 - DESCARTE - Seiri 3 - Evita a compra de materiais e componentes em duplicidade e também danos a materiais ou produtos armazenados; 4 - Aumenta o Retorno do Capital empregado; 5 - Aumenta a Produtividade das pessoas envolvidas; =

10 DESCARTE - Seiri 6 - Traz maior senso de organização e economia, menor cansaço físico, maior facilidade de operação. Exemplos : a guarda de produtos obsoletos, ferramentais de produtos que não são fabricados a tempos, sobras de Matérias-Primas que dificilmente serão reaproveitadas, etc.. Em todos esses casos os materiais podem ser vendidos trazendo novo capital para a empresa.

11 1.3 - Como praticar o DESCARTE:
1 - Escolha seu local de trabalho para uma experiência de Descarte; 2 - Faça uma série de fotografias do ambiente para, no final da tarefa, comparar os resultados obtidos; 3 - Defina quem faz o que, onde quando e como (descrição de função, planejamento, definição de processo);

12 1.4 - Como praticar o DESCARTE:
4 - Liste tudo que estiver dentro do seu ambiente de trabalho ( ferramentas, máquinas, estoques, móveis, papeis, etc.); 5 - Defina o que é necessário através de instruções claras, para que todos possam separar o útil do inútil;

13 1.5 - Como praticar o DESCARTE:
6 - Avalie e Quantifique o que está sendo descartado, respondendo : - O que deve ser jogado fora ? - O que pode ser guardado num depósito ? - O que pode ser útil para outro setor ? - O que deve ser consertado ? - O que pode ser vendido ? Após colocar em um local determinado aquilo que será descartado, convide as pessoas de outros setores, para que escolham entre os itens disponíveis, o que de fato lhes interessar. Estender a prática de Descarte a todos os setores.

14 Tudo deve estar sempre disponível e próximo do local de uso.
2.1 - ARRUMAÇÃO - Seiton Cada coisa tem seu único e exclusivo lugar. Cada coisa, após o uso, deve estar em seu lugar. Tudo deve estar sempre disponível e próximo do local de uso. Ter o que é necessário, na quantidade, na qualidade, na hora e lugar certos.

15 2.2 - ARRUMAÇÃO - Seiton VANTAGENS :
1 - Menor tempo de busca do que será necessário para operar; 2 - Menor necessidade de Controles de Estoque e Produção; 3 - Facilita o transporte interno, controle de produção e a execução do trabalho no prazo;

16 ARRUMAÇÃO - Seiton 4 - Evita a compra desnecessária de materiais e componentes e a danificação de materiais ou produtos armazenados; 5 - Aumenta a Produtividade das pessoas e máquinas; 6 - Aumenta o Retorno de Capital

17 ARRUMAÇÃO - Seiton 7 - Maior racionalização do Trabalho, menor cansaço físico e mental, melhor ambiente. Fornecer um exemplo Exercite para reforçar o aprendizado

18 2.5 - Como Praticar a Arrumação
Analise a situação atual ; Analise como as coisas estão sendo colocadas, onde e por que; Arrumação é um estudo de Eficiência e esta depende da velocidade necessária para pegar e colocar as coisas em seus devidos lugares.

19 2.6 - Como Praticar a Arrumação
Defina um lugar para cada coisa ; Para definir critérios para a colocação das coisas nos lugares, algumas perguntas devem ser respondidas : 1 - É possível reduzir os estoques ? 2 - O que está à mão precisa mesmo estar ali ? 3 - Os nomes das coisas estão padronizados ? 4 - Qual o melhor local para cada coisa ?

20 2.7 - Como Praticar a Arrumação
Decida como guardar as coisas - Faça uma análise do estoque, conhecendo as características de cada item. Lembre-se : 1 - Todas as coisas devem ter um nome e os nomes devem ser conhecidos de todos. 2 - Todas as coisas devem ter espaço definido de estocagem e a indicação exata do local de estocagem. Garanta que todos sigam as regras - defina e divulgue procedimentos e normas.

21 LIMPEZA - Seiso Cada pessoa deve saber da importância de estar em um ambiente Limpo. Cada pessoa na empresa deve, antes e depois de qualquer trabalho realizado, retirar o lixo resultante e dar-lhe o fim que foi previamente acordado. Um ambiente limpo lembra qualidade e segurança.

22 LIMPEZA - Seiso O desenvolvimento do senso de limpeza proporciona : 1 - Maior Produtividade das pessoas, máquinas e materiais, evitando o retrabalho; 2 - Facilita a venda do produto ou serviço; 3 - Evita perdas e danos de materiais e produtos; 4 - É fundamental para a imagem ( interna e externa ) da empresa;

23 3.3 - Como Praticar a Limpeza
Com a ajuda da equipe da qualidade, conscientize o pessoal sobre a importância e os benefícios da máxima limpeza no ambiente de trabalho. Cada um passa a ser responsável pela limpeza em seu ambiente de trabalho.

24 3.4 - Como Praticar a Limpeza
1 - Todos devem limpar ferramentas e utensílios antes de guarda-los. 2 - As mesas, armários e móveis devem estar limpos e em condições de uso; 3 - Nada deve ser jogado no chão; 4 - Diariamente, retirar o pó e sujeira dos pisos, paredes, janelas, portas, prateleiras, armários, mesas, cortinas, cadeiras e locais usados.

25 3.5 - Comentários sobre Limpeza
Não existe exceção quando se trata de limpeza. O objetivo NÃO é impressionar visitantes, mas proporcionar o ambiente ideal para obter a qualidade total.

26 3.6 - Comentários sobre Limpeza
Levante sugestões para a melhoria da limpeza do local de trabalho. Marque “ o dia da Limpeza ” , que deve ser preparado como se fosse uma festa. No dia da limpeza, todos devem fazer a limpeza básica em conjunto, inclusive você, varrendo tirando lixo, teias de aranha, jogando papeis inúteis fora, fazendo pequenos consertos, etc..

27 Eliminando a causa da sujeira sua estação ficará mais limpa.
Em sua estação de trabalho verifique o tipo de sujeira que ocorre com mais freqüência e busque descobrir a causa. Eliminando a causa da sujeira sua estação ficará mais limpa.

28 HIGIENE - Seiketsu Higiene é a manutenção da limpeza e da ordem. Quem exige e faz Qualidade cuida muito da aparência. Em um ambiente limpo, a Segurança é maior. Quem não cuida bem de si mesmo, não pode fazer ou Vender produtos ou serviços de qualidade. Ter a empresa limpa e asseada requer gastos com sistema e materiais de limpeza. Requer manutenção da ordem, da limpeza e da disciplina.

29 Manter as “coisas” ordenadas, arrumadas, limpas e asseadas, segundo padrões definidos.

30 4.2 - HIGIENE - Seiketsu Vantagens :
1 - Facilita a segurança e o melhor desempenho dos empregados; 2 - Evita danos à saúde do operário e do consumidor; 3 - Melhora a imagem da empresa internamente e para o Cliente; 4 - Aumenta a satisfação e motivação do pessoal para com o trabalho e a empresa;

31 HIGIENE - Seiketsu Na promoção de uma política de higiene na empresa, alguns recursos visuais são úteis : 1 - Avisos que ajudem as pessoas a evitar erros nas operações, em seus locais de trabalho; 2 - Avisos de perigo e outras advertências: 3 - Indicações de locais onde coisas devem ser colocadas; 4 - Designação e / ou Informações sobre equipamentos e máquinas; 5 - Lembretes de advertência e/ou lembretes operacionais; 6 - Avisos de manutenção preventiva; 7 - Instruções necessárias ao trabalho.

32 4.4 - HIGIENE - Seiketsu Ao optar pela comunicação visual, Lembre-se :
1 - Os avisos e comunicados devem ser visíveis à distância; 2 - Devem estar colocados em locais pertinentes; 3 - Devem ser claros, objetivos e de rápido entendimento; 4 - Devem contribuir para a criação de um local de trabalho motivador e arrumado.

33 5.1 - DISCIPLINA - Shitsuke
É a Rotinização da melhoria alcançada; É a Obediência à Rotina; É a busca constante da Melhoria; É a Educação do ser humano.

34 5.2 - DISCIPLINA - Shitsuke
Vantagens: 1 - Reduz a necessidade de controle; 2 - Facilita a execução das tarefas ou operações; 3 - Evita Perdas oriundas do não-surgimento de rotinas; 4 - Traz Previsibilidade do Resultado Final de qualquer operação; 5 - Os produtos ficam dentro dos requisitos de qualidade, reduzindo a necessidade de controles, pressões, etc.

35 Resumo 5 S’s Exponha o que foi aprendido;
Defina maneiras de aplicar o treinamento; Peça comentários a respeito da sessão de treinamento. 5 S’s


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