A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bolsista Prodoc: Carlos R. S. Milani Grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos sobre Poder e Organizações Locais (NEPOL), da EAUFBA Capital social, participação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bolsista Prodoc: Carlos R. S. Milani Grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos sobre Poder e Organizações Locais (NEPOL), da EAUFBA Capital social, participação."— Transcrição da apresentação:

1 Bolsista Prodoc: Carlos R. S. Milani Grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos sobre Poder e Organizações Locais (NEPOL), da EAUFBA Capital social, participação política e desenvolvimento local: atores da sociedade civil e políticas de desenvolvimento local na Bahia

2 Equipe do Projeto Bolsistas de iniciação científica (ao longo do projeto): Diana Aguiar (graduada ADM, hoje Mestranda PUC-Rio); Karine Oliveira (graduada ADM, hoje pesquisadora NEPOL); Naiana Araújo (graduanda, ADM); Rafael Issa Portinho (graduando, Ciências sociais UFBA) Sheila Santos Cunha (graduada ADM, hoje Mestranda UFBA); Tiago Guedes (graduado ADM, hoje Mestrando UFBA); Uliana Esteves (graduanda Ciências sociais, UFBA).

3 Pergunta de partida A cultura política (associativismo, capacidade organizativa, acesso à informação, mobilização social) e o capital social (recursos oriundos do fato de pertencer a redes sociais duradouras) seriam fatores explicativos de uma distribuição menos desigual de bens públicos (políticas públicas: saúde, educação, saneamento) na Bahia?

4 Metodologia Análise da literatura especializada em ciência política, sociologia econômica, antropologia política e gestão pública local; Análise qualitativa, entrevistas semi-estruturadas, questionários à amostra da população selecionada; Três estudos de caso na região semi-árida: Rede Pintadas, APAEB de Valente e MOC de Feira de Santada.

5 Resultados: artigos em periódicos 1.“Organizações e Sociedade” (Qualis A Internacional) em 2004; 2.“Redes” (Qualis B Nacional) em 2004; 3.“Canadian Journal of Latin American and Caribbean Studies” (Qualis B Internacional) em 2006; 4.“Problèmes d´Amérique Latine” (Qualis B Internacional) em 2006.

6 Resultados: participação em eventos ANPOCS (Caxambu, 2005) e ENANPAD (Brasília, 2005); Seminário “Brasil; Um Balanço Provisório do Governo Lula” (Aix en Provence, 2005); Seminário “Brasil: que diversidades e que desigualdades?” (Paris, 2005); Encontro Norte-Nordeste de Ciências Sociais (Belém, 2004); Colóquio Poder Local, NEPOL (Salvador, 2003); Seminário “Cidadania e Desigualdades na América Latina” (Montreal, 2004).

7 Resultados: em termos institucionais Assinatura do Convênio com o Institut d´Etudes Politiques de Paris (Sciences Po) em 2003; Intercâmbio de estudantes franceses na Escola de Administração da UFBA (4 até agora, com Mestrado sanduíche e doutorado sanduíche na Bahia) desde Integração da UFBA à Rede ALFA-AMELAT XXI da União Européia (desde 2005).

8 Resultados: docência Disciplinas nos programas de pós-graduação da EAUFBA: “Atores, Políticas e Práticas do Desenvolvimento”, “Cooperação Internacional e Desenvolvimento”, “Governo Local e Cidadania”. Disciplinas da graduação: “Abordagem sócio-política das Organizações” e “Relações Internacionais”. Professor colaborador na UFRGS (Administração e Relações Internacionais); Professor convidado na Universidade de Montreal, na Universidade de Colima no México e no Instituto de Estudos Políticos de Paris Orientação: os 7 bolsistas IC, 14 orientações de Mestrado (7 concluídas) e 1 de doutorado.

9 Resultados: da pesquisa para a sociedade Montagem e realização de painéis de exposição com os resultados da pesquisa em Pintadas (novembro de 2005). Montagem de um roteiro de sistematização de práticas de gestão social e de desenvolvimento local, publicado pelo CIAGS (EAUFBA) e de acesso gratuito a ONGs, associações, cooperativas, etc. Realização de duas oficinas sobre metodologias de sistematização de práticas de desenvolvimento local (na EAUFBA e em Valente).

10 Conclusões: fatores negativos Trâmites burocráticos de seguimento do projeto junto à FEP e a transição entre FEP-FAPESB, que prejudicou a finalização do projeto, razão pela qual tivemos de pedir a prorrogação do prazo em 4 meses. NUNCA ESQUECER: um pesquisador não é um contador ou auditor fiscal !

11 Conclusões: fatores positivos Apoio da Escola de Administração e do NEPOL; Integração em redes nacionais e internacionais de pesquisa; Participação dinâmica dos estudantes de IC; Diálogo com alguns colegas do NEPOL e professores da UFBA.


Carregar ppt "Bolsista Prodoc: Carlos R. S. Milani Grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos sobre Poder e Organizações Locais (NEPOL), da EAUFBA Capital social, participação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google