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1 Leilões Motivação Atores Características Tipos de leilão Variações de leilões clássicos Conclusões Talita Menezes e Patrícia Tedesco.

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1 1 Leilões Motivação Atores Características Tipos de leilão Variações de leilões clássicos Conclusões Talita Menezes e Patrícia Tedesco

2 2 Leilões Conjunto de regras que definem:  Ganhador  Preço  Ofertas  Comportamento

3 3 Leilões Importante mecanismo de vendas Permite a venda de objetos raros Ambiente simples e bem-definido  Pode ser usados para testar hipóteses  Base para trabalhos teóricos Enorme volume de recursos transacionado através de leilões  Estima-se que a Europa gaste 58 milhões de euros em 2005 Negociação intermediada

4 4 Aplicações Privatização de estatais Vender concessões de telefonia Direito de exploração de petróleo Contratos governamentais ou de empresas de grande porte Imóveis, gado, produtos agrícolas, carros, peças de arte, antiguidades Venda de commodities em bolsa de valores

5 5 Quando usar leilões? Quando o problema é alocar recursos Quando a negociação é de um para muitos Quando a negociação é de muitos para um Quando se possui informações incompletas Quando se deseja rapidez de venda Para prevenir acordos desonestos entre vendedor e comprador

6 6 Leilões – da economia à negociação automática Existem desde a História Antiga  Venda do Império Romano Estudos formais começaram nos anos 60 Leilões em e-Commerce  Desde 1995 Antes disso havia leilões em newsgroups (1993)  Em 1998 já havia mais de 500  O que é vendido? Desde miniatura de star wars, a raros automóveis e câmeras digitais

7 7 Exemplos de Leilões “humanos” Ebay Yahoo! Amazon Arremate

8 8 Ebay Maior mercado online Com mais de 10 milhões de itens a venda Mais de 42 milhões de usuários registrados Cresce mais rapidamente que Microsoft, Dell or Wal-Mart quando tinham a mesma idade Feedback positivo, neutro, negativo

9 9 Arremate Primeiro site de leilões na Internet da América Latina Mais de um milhão de usuários cadastrados Feedback positivo, neutro, negativo Política de investigação

10 10 Proxy Bid Usado para auxiliar os arrematantes Incrementa o lance o mínimo possível Será que este proxy não poderia ser mais inteligente?

11 11 Aplicação do paradigma de SMA a leilões O grande desafio é encontrar o melhor produto pelo melhor preço  Na internet a quantidade de opções é imensa Acompanhar a evolução do leilão Gerenciar vários leilões ao mesmo tempo Definir o valor do lance quando se está competindo com tantos compradores anônimos

12 12 Aplicação do paradigma de SMA a leilões Além dos Proxies temos ferramentas de buscas de leilões capazes de encontrar:  Buscar o produto em vários sites de leilão  Aprender que onde é melhor comprar  Comprar Exemplos:  ActionPatrol:  McFind:

13 13 Aplicação do paradigma de SMA a leilões O mecanismo de leilão pode ser visto como a solução para o problema da alocação de recursos ou tarefas a um conjunto de agentes Leilões podem ser vistos como um processo de negociações automáticas implementada como uma rede de agentes inteligentes  Vendedores e compradores interagem num mercado eletrônico

14 14 Leilão é uma negociação Forma de Negociação cada vez mais comum... Por ser um cenário de interação simples! Sendo assim, possui três elementos principais  O protocolo  O objeto a ser acordado  A estratégia do agente

15 15 Leilões “virtuais” – agentes AuctionBot  Não fornece agentes pré-definidos  Dá suporte a vários tipos de leilão  É um servidor de leilões AgILE  Abrange um número pequeno de tipos de leilão  Os agentes compradores podem gerenciar mais de um leilão  Gera agentes de acordo com as necessidades do usuário

16 16 Características a serem consideradas na escolha de um destes Agentes arrematantes  Já disponibiliza agentes prontos? Abrangência  De quais tipos de leilão é capaz de participar? Interface aberta  Há a possibilidade de agentes serem desenvolvidos por terceiros?

17 17 Limitações no uso de leilões como mecanismo de negociação Negociações colaborativas  Negociações ganha-ganha  Ex: Cliente aceita um prazo maior em troca de menor preço Negociações distributivas  Negociações perde-ganha  Ex: Leilão onde apenas o preço é negociado

18 Conceitos Veremos as principais características de definição de leilões

19 19 Atores e suas funções Leiloeiro  Receber os lances  Gerar informações intermediárias  Realizar a troca Compradores (arrematantes)  Dar lances  Caso seja o vencedor, compra o produto

20 20 Alguns fatores alteram o protocolo... Valor público  Ex.: uma nota de R$ 1,00 Valor privado  Ex.: uma torta Valor correlato  Ex.: uma casa Valor de reserva  Preço mínimo pelo qual o produto será vendido  Preço máximo que o comprador está disposto a pagar Valor de venda  Preço que se for atingido, automaticamente determina o vencedor

21 21 Tipos de lances Open-Cry  Order book  Transaction history Sealed Bid  Não revelam informação

22 22 Mecanismo Utilizado One-Shot  Apenas um lance é dado Crescente  Lances começam baixos Descendente  Lances começam altos  O valor pode aumentar, caso haja empate

23 23 Mecanismo de determinação de preço Primeiro preço  Ex.: Yahoo!, Arremate Segundo preço  Ex.: eBay

24 24 Mecanismo de determinação de encerramento do Leilão Temporal  Ex.: eBay, Arremate Por evento  Ex.: Amazon Encerramento após 10 minutos sem lances Diminui as vantagens de dar lances de última hora

25 25 Lances de último minuto O eBay ou Arremate não consideram injusto, mas há riscos:  Não conseguir acessar o site  O tráfego de rede pode impedir o lance de chegar  O sistema pode não conseguir processar o lance em tempo

26 Tipos de Leilão Já que vimos os principais conceitos, veremos agora os tipos de leilão mais conhecidos

27 27 Tipos de leilão Inglês Holandês Americano Vickrey

28 28 Leilões Ingleses (English Auctions) Características  Open Cry  First Price  Ascendente Que estratégia utilizar?  Aumentar o lance em pequenos incrementos, e depois se retirar Maldição do Vencedor

29 29 Leilões Holandeses (Dutch) Características  Open Cry  Descendente Que estratégia utilizar?  Não há estratégias dominantes O preço começa alto e vai diminuindo, até que haja apenas um lance, se houver mais de um, o preço sobe Também sujeitos à Maldição do Vencedor

30 30 Americano Características  First Price  Sealed Bid  One Shot Que estratégia utilizar?  Agente deve oferecer um pouco menos do que o valor estimado... Mas quanto menos?

31 31 Vickrey Características  Second Price  Sealed Bid  One shot Que estratégia utilizar?  Oferecer o valor real da mercadoria  Pode gerar comportamento anti-social...

32 32 Evitando riscos Com compradores risk-neutral  Os 4 tipos geram lucros parecidos Com compradores avessos ao risco  Dutch e First Price Sealed são os melhores Para Leiloeiros Avessos ao Risco  English e Vickrey

33 33 Mentiras e Conluios Nada impede que os compradores se juntem... Uma solução...  Impedir os compradores de se identificarem... Mas o leiloeiro também pode ser desonesto!  Shills  Troca de valores Contra-especulação...

34 34 Comparação Característica/ Leilão LanceMecanismoPreçoMaldição do vencedor InglêsOpen cryAscendenteFirst priceSim HolandêsOpen cryDescendenteFisrt priceSim VickreySealed bid One shotSecond price Não AmericanoSealed bid One shotFisrt priceNão

35 35 Leilão Multiitem Homogêneos Heterogêneos Leilões comuns se mostram ineficientes Combinatório  Subconjuntos Maldição do Vencedor

36 36 Leilões Multiatributo Minimiza restrição perde-ganha de negociação distributiva Função de utilidade  Preferência do consumidor  Características relevantes do produto

37 37 Atuando em vários leilões Obtenção do menor preço Exploração de todos os benefícios Torna o mercado mais eficiente Praticamente impossível para um ser humano

38 38 Double Auctions A iniciativa de lances parte tanto do vendedor quanto do comprador Utilizado em bolsas de valores Definição do preço:  Valor médio  Valor do lance de compra  Valor do lance de venda

39 39 O problema da patrulha – leilão para alocar tarefas Agentes recebem aleatoriamente nós a patrulhar Devem manter a ociosidade baixa e se deslocar o mínimo possível Identificam os nós que estão minimizando sua função de utilidade Trocam estes nós em leilões

40 40 Conclusões São vários os tipos de leilão Leilões são cada vez mais usados em e- commerce Para auxiliar os compradores podemos usar agentes Leilões são úteis em SMA também para alocação de tarefas e recursos


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