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Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 1 Terminologia Musical.

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1 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 1 Terminologia Musical

2 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 2 Conceitos de base nNota = [altura, início, duração, intensidade] //vetor Altura  Frequência da fundamental Intensidade  amplitude Início pode ser determinado pelo final do evento anterior nMelodia Sucessão de notas Na música popular, está associada à letra nHarmonia Combinação concomitante de notas Na música popular, está associada ao acompanhamento nContraponto Superposição harmonicamente consistente de melodias

3 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 3 Perguntas nQual o mapeamento entre as freqüências (20Hz a 20KHz) e as alturas efetivamente utilizadas na música ocidental tradicional? nIdem para às intensidades e durações nQue tipo de notação é usada para representar a música? nQue tipo de instrumento pode tocar que notas?

4 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 4 Altura nAudição Humana Extensão:  20 a Hz Podemos distinguir  mudanças de frequência Escalas Musicais Ocidentais tradicionais utilizam somente 120 frequências divididas em –10 blocos com 12 notas (oitavas) –agrupadas de 7 em 7 (Tonalidades)

5 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 5 Filtragem Cultural... vvvvvvvvvvvvvvv do re mi fasollasi 1400 freqüências diferentes 7 notas principais x 10 oitavas = 70 notas 12 notas x 10 oitavas = 120 notas 7 notas (teclas brancas) + 5 notas (teclas pretas) = 1 oitava

6 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 6 66 Hz Freqüência 89 Hz 132 Hz 198 Hz 264 Hz Oitava nConceito fundamental na evolução cultural que levou à seleção das 7x10 notas nSensação auditiva de mesma nota em alturas diferentes Dó1 Ré1 Mi1 Fá1 Sol1 Lá1 Si1 Dó2 Ré2 Mi2

7 Divisão da Oitava (Musica tradicional ocidental) nDivide-se a oitava em 12 intervalos iguais chamados semitons (2 semitons = 1 tom) nNomeia-se 7 notas (do, re, mi, fa, sol, la, si) mais as alterações (operadores) Sustenido (#) para aumentar um semitom Bemol (b) para baixar um semitom e um tom respectivamente vvvvvvvvvvvvvvv do re mi fasollasi ª oitava ª oitava ª oitava dó#ré#fá#sol#la#sustenidos rébmibsolblábsibbemóis Freqüência

8 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 8 Tonalidade nTonalidade Determina o centro tonal: “7 notas principais” a serem usadas nas construção dos acordes e melodias... modulação = mudança de tonalidade n2 Modos (padrões para extração das “notas” entre as 12 que subdividem a oitava) Modo Maior –Tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom Modo menor –Tom, semitom, tom, tom, semitom, tom, tom vvvvvvvvvvvvvvv do re mi fasollasi

9 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 9 Tonalidade nExemplos de tonalidades (escalas) Do maior = do, re, mi, fa, sol, la, si, do Sol maior = sol, la, si, do, re, mi, fa# Re menor = re, mi, fa, sol, la, sib nImportante A melodia e harmonia são composta essencialmente das notas da tonalidade!!! vvvvvvvvvvvvvvv do re mi fasollasi

10 Notação de Altura nPauta 5 linhas horizontais: Altura de uma figura é indicada pelo seu posicionamento vertical nClaves Definem as alturas de referência nAlterações Clave de Sol Clave de Fa

11 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 11 Convenções de Notação nSistemas Latino: Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si Anglo-saxônico: A, B, C, D, E, F, G (= la, si, do, re,...) nLa central = 440 Hz e Do central = 261,63 Hz nIdentificação das oitavas

12 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 12 Equivalência nNota Midi, nome e oitava, notação na partitura, freqüência

13 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 13 Duração nDuração de um som Lapso de tempo entre o início e o final do mesmo nNotação Figuras Rítmicas –Unidades de duração relativas e dependentes de um determinado andamento –Semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa, semifusa e quartifusa /2 1/4 1/8 1/16 1/32

14 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 14 Andamento ou Tempo nIndicador da velocidade de execução das notas e/ou figuras n2 Formas Precisa: ‘ –Metrônomo Subjetiva –Largo –Adagio –Andante –Moderato –Allegro –Presto

15 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 15 Compassos nDelimitam as pulsações mais fortes (cíclicas) nSão indicados na pauta por barras verticais, indicando o ritmo nCompassos Simples Binário, ternário e quaternário com seus múltiplos nExpresso em forma de fração (sem a linha horizontal) onde: Fração = Unidade de compasso com semibreve = 1 (4/4) Numerador = número de tempos quando simples ou misto 1/Denominador = unidade de tempo quando simples ou misto

16 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 16 Dinâmica (intensidades) nDinâmica Magnitude da sensação auditiva produzida por um estímulo sonoro Depende primariamente da intensidade do estímulo sonoro Notação musical é relativa e subjetiva –Pianisissimo (ppp) –Pianissimo (pp) –Piano (p) –Mezzo piano (mp) –Mezzo forte (mf) –Forte (f) –Fortissimo (ff) –Fortisissimo (fff) –Crescendo ( ) –Acentos diversos

17 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 17 Instrumentos Musicais A engenharia por trás da música...

18 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 18 Instrumentos Musicais nSistema mecânico, elétrico, eletrônico ou digital capaz de produzir um ou mais sons (musicais) nTipos Cordas –Dedilhadas –Fricicionadas –Percutidas Sopros –Embocadura livre –Palheta simples e dupla –Bocal –Cordas Vocais Percussão –Altura definida e Altura indefinida Elétricos, eletrônicos e Digitais

19 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 19 Timbre nConteúdo Espectral nCaracteriza-se por: Quantidade, intensidade, distribuição e relação de fase dos parciais Envoltória dos mesmos nPode variar segundo outros fatores Modo de excitação (maneira de tocar) Acústica do ambiente Ressonância do sistema Resposta de frequência do sistema

20 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 20 Resposta em freqüência de alguns instrumentos Obs: inclui todos os parciais!

21 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 21 Faixa de Intensidade

22 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 22 Faixas de freqüência e intensidade O que os seres humanos escutam

23 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 23 Envoltória

24 Geber Ramalho & Osman Gioia - UFPE 24 Referências nMaria Luísa Prioli. Princípios básicos da Música para a Juventude nHarry Olson. Music, Physics and Engineering. Dover Pub nJ. Pierce. The science of musical sound. New York: Scientific American Books, 1983.


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