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Terminologia Musical.

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Apresentação em tema: "Terminologia Musical."— Transcrição da apresentação:

1 Terminologia Musical

2 Conceitos de base Nota = [altura, início, duração, intensidade] //vetor Altura  Frequência da fundamental Intensidade  amplitude Início pode ser determinado pelo final do evento anterior Melodia Sucessão de notas Na música popular, está associada à letra Harmonia Combinação concomitante de notas Na música popular, está associada ao acompanhamento Contraponto Superposição harmonicamente consistente de melodias

3 Perguntas Qual o mapeamento entre as freqüências (20Hz a 20KHz) e as alturas efetivamente utilizadas na música ocidental tradicional? Idem para às intensidades e durações Que tipo de notação é usada para representar a música? Que tipo de instrumento pode tocar que notas?

4 Altura Audição Humana Extensão:  20 a 20.000 Hz
Podemos distinguir  mudanças de frequência Escalas Musicais Ocidentais tradicionais utilizam somente 120 frequências divididas em 10 blocos com 12 notas (oitavas) agrupadas de 7 em 7 (Tonalidades)

5 Filtragem Cultural... 1400 freqüências diferentes
12 notas x 10 oitavas = 120 notas 7 notas principais x 10 oitavas = 70 notas v do re mi fa sol la si 7 notas (teclas brancas) + 5 notas (teclas pretas) = 1 oitava

6 Oitava Conceito fundamental na evolução cultural que levou à seleção das 7x10 notas Sensação auditiva de mesma nota em alturas diferentes 66 Hz Freqüência 89 Hz 132 Hz 198 Hz 264 Hz Dó2 Ré2 Mi2 Dó1 Ré1 Mi1 Fá1 Sol1 Lá1 Si1

7 Divisão da Oitava (Musica tradicional ocidental)
Divide-se a oitava em 12 intervalos iguais chamados semitons (2 semitons = 1 tom) Nomeia-se 7 notas (do, re, mi, fa, sol, la, si) mais as alterações (operadores) Sustenido (#) para aumentar um semitom Bemol (b) para baixar um semitom e um tom respectivamente Freqüência dó# ré# fá# sol# la# sustenidos réb mib solb láb sib bemóis v do re mi fa sol la si do re mi fa sol la si do re mi fa sol la si ª oitava ª oitava ª oitava

8 Tonalidade Tonalidade
Determina o centro tonal: “7 notas principais” a serem usadas nas construção dos acordes e melodias... modulação = mudança de tonalidade 2 Modos (padrões para extração das “notas” entre as 12 que subdividem a oitava) Modo Maior Tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom Modo menor Tom, semitom, tom, tom, semitom, tom, tom v do re mi fa sol la si

9 Tonalidade Exemplos de tonalidades (escalas) Importante
v do re mi fa sol la si Exemplos de tonalidades (escalas) Do maior = do, re, mi, fa, sol, la, si, do Sol maior = sol, la, si, do, re, mi, fa# Re menor = re, mi, fa, sol, la, sib Importante A melodia e harmonia são composta essencialmente das notas da tonalidade!!!

10 Notação de Altura Pauta Claves
5 linhas horizontais: Altura de uma figura é indicada pelo seu posicionamento vertical Claves Definem as alturas de referência Alterações Clave de Sol Clave de Fa

11 Convenções de Notação Sistemas
Latino: Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si Anglo-saxônico: A, B, C, D, E, F, G (= la, si, do, re, ...) La central = 440 Hz e Do central = 261,63 Hz Identificação das oitavas

12 Equivalência Nota Midi, nome e oitava, notação na partitura, freqüência

13 Duração Duração de um som Notação
Lapso de tempo entre o início e o final do mesmo Notação Figuras Rítmicas Unidades de duração relativas e dependentes de um determinado andamento Semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa, semifusa e quartifusa /2 1/4 1/8 1/16 1/32

14 Andamento ou Tempo Indicador da velocidade de execução das notas e/ou figuras 2 Formas Precisa: ‘ Metrônomo Subjetiva Largo Adagio Andante Moderato Allegro Presto

15 Compassos Delimitam as pulsações mais fortes (cíclicas)
São indicados na pauta por barras verticais, indicando o ritmo Compassos Simples Binário, ternário e quaternário com seus múltiplos Expresso em forma de fração (sem a linha horizontal) onde: Fração = Unidade de compasso com semibreve = 1 (4/4) Numerador = número de tempos quando simples ou misto 1/Denominador = unidade de tempo quando simples ou misto

16 Dinâmica (intensidades)
Magnitude da sensação auditiva produzida por um estímulo sonoro Depende primariamente da intensidade do estímulo sonoro Notação musical é relativa e subjetiva Pianisissimo (ppp) Pianissimo (pp) Piano (p) Mezzo piano (mp) Mezzo forte (mf) Forte (f) Fortissimo (ff) Fortisissimo (fff) Crescendo (<) e Decrescendo (>) Acentos diversos

17 Instrumentos Musicais
A engenharia por trás da música...

18 Instrumentos Musicais
Sistema mecânico, elétrico, eletrônico ou digital capaz de produzir um ou mais sons (musicais) Tipos Cordas Dedilhadas Fricicionadas Percutidas Sopros Embocadura livre Palheta simples e dupla Bocal Cordas Vocais Percussão Altura definida e Altura indefinida Elétricos, eletrônicos e Digitais

19 Timbre Conteúdo Espectral Caracteriza-se por:
Quantidade, intensidade, distribuição e relação de fase dos parciais Envoltória dos mesmos Pode variar segundo outros fatores Modo de excitação (maneira de tocar) Acústica do ambiente Ressonância do sistema Resposta de frequência do sistema

20 Resposta em freqüência de alguns instrumentos
Obs: inclui todos os parciais!

21 Faixa de Intensidade

22 Faixas de freqüência e intensidade
O que os seres humanos escutam

23 Envoltória

24 Referências Maria Luísa Prioli. Princípios básicos da Música para a Juventude Harry Olson. Music, Physics and Engineering. Dover Pub J. Pierce. The science of musical sound. New York: Scientific American Books, 1983.


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