A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP 13083-970 Campinas, SP, Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP 13083-970 Campinas, SP, Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil URL: XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Fortaleza, Ceará, 9 de agosto de 2000.

2 O conceito básico da Agenda 21
A Agenda 21 é um compromisso voluntário dos países que participaram da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, promovida pelas Nações Unidas e realizada no Rio de Janeiro, em 1992.

3 Compromissos múltiplos
Assume-se que, desta maneira, articular-se-á uma Agenda 21 Mundial com compromissos internacionais de colaboração, pois o Desenvolvimento Sustentável requer dois tipos de trabalhos interligados:  Ações locais;  Ações globais.

4 Agenda 21 do Brasil: documentos programáticos para ação local
1. Agricultura Sustentável; 2. Cidades Sustentáveis; 3. Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável; 4. Infra-estrutura e integração regional; 5. Gestão dos recursos naturais; 6. Redução das desigualdades sociais.

5 Esses documentos básicos promoverão outros documentos programáticos:
 Agendas 21 estaduais, regionais, municipais; E Agendas 21, para:  Bacias Hidrográficas;  Universidades;  Setores Industriais;  Movimentos Sociais;  Localidades, bairros, etc..

6 Construção coletiva global
O Desenvolvimento Sustentável é também um compromisso voluntário por parte da população e requer convencimento e motivação. Trata-se de uma idéia mobilizadora, da criação coletiva de uma utopia, com a plena consciência da dificuldade que isso pressupõe.

7 O Desenvolvimento Sustentável
Tem como características básicas ser: 1. Economicamente viável; 2. Ecologicamente apropriado; 3. Socialmente justo; 4. Culturalmente eqüitativo; 5. Sem discriminação de gênero.

8 Antecedentes: o Eco-desenvolvimento
1. Satisfação das necessidades básicas da população; 2. Solidariedade com as gerações futuras; 3. Participação da população envolvida; 4. Preservação dos recursos naturais e do meio ambiente em geral; 5. Elaboração de um sistema social que garanta emprego, segurança social e respeito a outras culturas; 6. Programas de educação.

9 Afinal, trata-se de um ajuste.
Não é apenas desenvolvimento econômico e sim o resultado social de interações entre: Estoques de recursos naturais (renováveis e não renováveis); Crescimento das populações humanas; Eficiência produtiva; Impactos ambientais locais e globais; Capacidade de suporte dos ecossistemas; Limitações ao desenvolvimento humano.

10 Dinâmica da humanidade e a biosfera - 1

11 Dinâmica da humanidade e a biosfera - 2

12 Dinâmica da humanidade e a biosfera - 3


Carregar ppt "A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP 13083-970 Campinas, SP, Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google