A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde da Mulher.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde da Mulher."— Transcrição da apresentação:

1 Saúde da Mulher

2 Santana do Matos - RN

3 >População estimada: aproximadamente 14 mil habitantes >oferece os serviços de: -saúde (1 hospital municipal, 7 equipes de estratégia de saúde da família, nasf); -Assistência: (conselho tutelar, cras- centro de referência de assistência social, secretaria de assistência social); -segurança (delegacias de polícia civil e militar

4 Dados de violência na região: (2013). jardim de piranhas04 casos
Dados de violência na região: (2013) *jardim de piranhas04 casos *jardim do seridó06 *acari26 *caicó56 *carnaúba dos Dantas08 *serro corá09 *cruzeta 03 *currais novos69 *equador01 *florânia02 *jucurutú28

5 ouro branco04. lagoa nova06. parelhas12. são Fernando12
*ouro branco04 *lagoa nova06 *parelhas12 *são Fernando12 *são João01 *são José02 *são Vicente03 *serra negra23 *tenente laurentino03 *timbauba dos batistas12 *Santana do matos01 total de 291 casos notificados

6 Seminário realizado em salvador (05/2013) O município foi convidado à participar do seminário para elas, por elas, por eles, por nós, foram enviadas 2 enfermeiras e foi o nosso primeiro contato com o projeto. Onde ficamos encantadas com o trabalho desenvolvido, com as experiências de vivências. Lá, santana foi escolhida para sediar o evento do projeto no mês de novembro do ano corrente.

7 Seminário para elas, por elas, por eles, por nós realizado no município de santana do matos (rio grande do norte – RN)

8 Mesa de abertura com a presença da prefeita municipal e demais autoridades

9

10 O território do seridó está inserido entre os 10 territórios da cidadania onde o fórum nacional acompanha a implantação destas medidas sendo que o município de santana do matos foi selecionado para sediar o seminário para elas, por elas, por eles, por nós. O evento aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2013, realizado na câmara municipal dos vereadores, onde participaram autoridades, profissionais de diversas áreas de atuação.

11 Características do município: imagens da padroeira (n. s
Características do município: imagens da padroeira (n. s. santana) e da bandeira do município

12 Equipe ufmg, ministério da saúde, vice-prefeito (médico), secretária de saúde e equipe saúde - organizadora

13 Na intenção de propor à integração do município à rede de enfrentamento da violência contra as mulheres. E conseqüentemente a organização da rede de apoio à mulheres vítimas de violência.

14 Contamos com o total apoio da prefeitura municipal e secretaria municipal de saúde e de parceiros para toda a organização do evento. O trabalho foi árduo, mas valeu à pena. Pois conseguimos mobilizar a cidade para um tema ainda pouco falado, voltar o olhar dos gestores, sensibilizar a população, os profissionais envolvidos. discutir o acolhimento da mulher e ofertar a escuta humanizada e qualificada, estabelecer notificação, instituir protocolo.

15 Capacitação em belo horizonte em dezembro de 2013 o município foi convidado à enviar 2 profissionais para participar de uma capacitação realizada em belo horizonte – mg. Foram enviados um profissional médico e uma enfermeira. Visitamos e acompanhamos os atendimentos da drª kênia zimmerer, ás mulheres vítimas de violências. Conhecemos as instalações e o funcionamento do hospital de referência. Vivenciamos uma experiência ímpar de nossas vidas.

16 Diante do que presenciamos, pude concluir que temos que estar preparados antes de tudo. antes de sermos profissionais temos que estar preparados quanto ser humano. Ficamos marcados com relatos de vivências de diversos tipos de violência. E também, que infelizmente não dispomos de grandes recursos materiais, estrutura física adequada, de um centro de referência para atendimento e acompanhamento dos casos, de profissionais “específicos” para compor a rede de apoio.

17 ARTICULAÇÕES >SAÚDE: HOSPITAL DRº CLÓVIS AVELINO, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA, nasf. >ASSISTÊNCIA: CONSELHO TUTELAR, CRAS, SECRETARIA DE ASSIATÊNCIA SOCIAL MUNICIPAL. >SEGURANÇA: DELEGACIAS DE POLÍCIA (CIVIL E MILITAR), PROMOTORIA PÚBLICA, PODER JUDICIÁRIO.

18 # PROPOSTA PARA CAPACITAÇÃO CONJUNTA, PARA POLICIAIS DO RN e profissionais de saúde, PARA atendimento à MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA VANTAGENS: >GESTORA MUNICIPAL (LARDJANE CIRIACO) >DELEGADA DE POLÍCIA CIVIL (PAOLA) DO SEXO FEMININO!

19 Fluxo de atendimento hospital  acolhimento (enfermeiro/assistente social) notificação  atendimento médico  encaminhamento para acompanhamentos por equipe multiprofissional (assistencia social e psicológica) e órgãos competentes (cras, conselho tutelar, delegacias) busca ativa dos casos suspeitos pelas equipes de psf’s, através dos agentes comunitários de saúde

20 Por fim, é notável os avanços que obtivemos após a passagem do projeto pelo município. Com a participação em massa dos atores principais para o desenvolvimento da proposta inicial. atualmente, já recebemos casos existentes anteriormente e que nunca vieram a tona. Hoje a população procura o serviço em busca da orientação e da melhor maneira de resolver o caso.

21 Em fim, mesmo com todos os obstáculos, estamos fazendo um trabalho de formiguinha. E aos poucos, esperamos contar com o apoio de mais colaboradores e ofertar um serviço de melhor qualidade. Estamos enfrentando as dificuldades de um município pequeno, com todas as suas deficiências e limitações, mas sempre na esperança de melhorar, em todos os sentidos.

22 m

23 Obrigada pela atenção!!!


Carregar ppt "Saúde da Mulher."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google