A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relatório da atividade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relatório da atividade"— Transcrição da apresentação:

1 Relatório da atividade
MGIME

2 Identificação da atividade e dos alunos
Atividade: Buscar identificar os aspectos positivos e negativos da propaganda e os impactos na vida em sociedade. Alunos: 2º ano Formação de Docentes Integrado

3 Descrição dos objetivos e do encaminhamento da atividade
Objetivos: * Estimular o uso das consciente das mídias na educação e na vida em sociedade * Expor a questão ideológica por meio de discussão e uso de texto do livro didático * Sensibilizar os alunos dos aspectos positivos e negativos que podem ter as propagandas de forma geral * Discutir a influencia no comportamento social que os apelos midiáticos exercem na questão consumista.

4 Encaminhamento metodológico da atividade:
* Diálogo com os alunos sobre a importância do uso de diferentes mídias nas aulas, e a diferença de uma aula com e sem este recurso e os cuidados que devemos ter ao utilizar diferentes recursos – questão ideológica. * Leitura no livro didático, sobre o conceito de ideologia, relacionando com a propaganda televisiva. * Vídeo na TV pen drive: convertido no formato mpeg através do site: * Diálogo sobre o vídeo, discutindo os aspectos positivos e negativos do vídeo e os impactos que a propaganda de forma geral provoca no comportamento das pessoas.

5 Sequência do encaminhamento metodológico
*Leitura do poema : Eu, etiqueta de Carlos Drummond de Andrade *Atividade reflexiva (avaliação), divisão da sala em 4 grupos de 5 alunos; cada grupo deveria escolher uma propaganda e identificar os aspectos positivos e negativos, e os grupos poderiam interagir entre si, de modo a acrescentar a discussão novas observações e ideias. * No final desta atividade foi proposto que cada aluno, de acordo com o seu trajeto diário, produzisse uma fotografia que não estivesse relacionada a nenhuma propaganda, e sim ao seu cotidiano e a natureza, para próxima aula, ( poderia ser realizada ate na câmera do celular, na impossibilidade de realizar uma foto, poderia escolher uma gravura na internet que pudesse ser relacionada ao seu cotidiano)

6 Sequência do encaminhamento metodológico
De acordo com o planejado, seguiram-se as apresentações das fotos produzidas, ao final foi realizado um debate, enfatizando como o tempo, os horários, os estímulos consumistas de nosso sistema capitalista, muitas vezes não nos deixam prestar atenção nos caminhos que passamos todos os dias, naquilo que nos rodeia silenciosamente.

7 Pontos positivos (receptividade do público-alvo; objetivos de aprendizagem atingidos
A receptividade dos alunos contribuiu muito para a realização das atividades propostas, e acabou envolvendo muitas vezes, pessoas da família, vizinhos, pelo fato que o vídeo apresentado despertou a atenção de muitas alunas que comentaram os apelos consumistas principalmente os apelos da indústria consumista e as mesmas repassaram o vídeo, além das troca de ideias da fotos produzidas. Acredito que os objetivos foram atingidos de forma geral, embora acredito que para alguns alunos não ficaram tão claros.

8 Pontos a serem reorganizados
De forma geral o objetivo foi alcançado, mas, acredito que deveria reorganizar as atividades para torna-la mais objetiva, e ampliar para envolver mais pessoas com o tema, talvez a produção de uma entrevista, de um vídeo, ou de depoimentos de o que mudou na maneira de ver os apelos midiáticos. A quantidade de textos também não foi adequada, precisaria se revista.

9 Análise final: A experiência desta atividade despertou novos olhares, sobre a imagem que fazemos de si mesmo, de como aceitamos os apelos propagandísticos sem questionar, e deixamos de visualizar o que esta ao nosso redor, a natureza, o nosso modo de viver e demonstrar nossos sentimentos, tive essa percepção durante as apresentações dos alunos e nos diálogos estabelecidos.


Carregar ppt "Relatório da atividade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google