A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entendendo a Pressão Alta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entendendo a Pressão Alta."— Transcrição da apresentação:

1

2 Entendendo a Pressão Alta

3 O sangue leva para nossas células todo o combustível necessário para manter nosso metabolismo: - açúcar (glicose), oxigênio, hormônios proteínas e outros. Ele retira das células os produtos resultantes do funcionamento destas: - ácidos, gás carbônico e etc...

4 Para realizar este trabalho, o sangue precisa circular por todo o organismo.

5 14 O sangue que contém pouco oxigenio voltará para o lado direito do coração e será bombeado para ser oxigenado no pulmão. Logo depois, ele passará pelo lado esquerdo do coração, onde será bombeado para dentro de todas as artérias do nosso corpo

6 artérias veias 14 O sangue sai com determinada força do coração, percorrerá uma grande distãncia das artérias e voltará ao coração através das veias.

7 Quanto mais estreita é a artéria, maior a resistência (pressão) à passagem do sangue. Ao passar dentro das artérias o sangue encontra uma resistência (pressão), provocada pelo atrito.

8 A força do coração para bombear o sangue é chamada de pressão máxima, ou sistólica.

9 A resistência que a artéria oferece à passagem do sangue é chamada de pressão mínima, ou diastólica.

10 Quando o médico diz que sua pressão é 120 por 80 (ou 12 por 8 ), significa que a pressão (força) exercida pelo seu coração para empurrar o sangue pelas artérias é igual a 120 milímetros de mercúrio (mmHg) e que a pressão (resistência) que suas artérias estão oferecendo à passagem do sangue é de 80 mmHg.

11 A pressão máxima tem que ser sempre maior do que a mínima, para que o sangue possa circular. Não existe pressão de 8 por 12, nem 6 por 10, porque se a mínima for maior do que a máxima, o sangue não circula.

12 A pressão arterial depende da largura (diâmetro) da artéria. Artérias com calibre normal fazem com que as pressões máxima e mínima sejam também normais. Se o diâmetro da artéria se estreitar, aumentam o atrito do sangue e a pressão mínima; neste caso o coração terá que bombear com mais força para empurrar o sangue, aumentando a pressão máxima. pressãonormal artérianormal pressãoaumentada artériaestreitada

13 Artéria com calibre normal. O sangue passa sem dificuldades. Pressão arterial normal, 12 por 8. Vejam os exemplos: Neste caso, a força com que o coração bombeia (pressão máxima) é normal, visto que a artéria que recebe o sangue tem calibre adequado e não faz grande resistência à passagem do sangue (pressão mínima normal).

14 Quando o calibre da artéria fica reduzido, aumentará a resistência à passagem do sangue e, conseqüentemente, elevação da pressão mínima. Quando a pressão mínima se eleva, o coração tem que fazer muito mais força para empurrar o sangue, e, conseqüentemente, eleva-se também a pressão máxima. Artéria com calibre reduzido. O sangue passa com dificuldade. Pressão arterial alterada, 18 por 10.

15 A hipertensão arterial (ou pressão alta) tem várias explicações. Uma delas é o estreitamento do calibre das artérias ( aumento da resistência ), que obriga o coração a aumentar também sua força para bombear o sangue para as artérias estreitadas.

16 Existem várias substâncias no sangue que fazem que artérias fiquem mais estreitas, além do sal. Para vários deles, ainda não há um tratamento específico. Por isso não há cura para a pressão alta, apenas controle.

17 As medicações para pressão alta têm a finalidade de “anular” estas substâncias e dilatar as artérias, fazendo com que elas voltem ao seu calibre normal. Quem tem pressão alta, deve medicações regularmente. Não adianta tomar medicamentos durante um certo tempo e interromper o tratamento quando a pressão estiver normal. O tratamento para a pressão alta é para a vida toda

18 EExistem várias situações que podem ajudar a controlar a pressão arterial e fazer com que o paciente dependa menos das medicações. Por exemplo: E* Manter o peso proximo ao normal *Usar bebida alcoólica com moderação. *NUNCA fumar. **Praticar exercícios físicos regularmente, 4-5 dias/semana, de minutos. **Praticar exercícios físicos regularmente, 4-5 dias/semana, de minutos. *Evitar alimentos com muito sal e gordura. *

19 É uma doença bastante comum e tem controle. PRESSÃO ALTA (hipertensão arterial)


Carregar ppt "Entendendo a Pressão Alta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google