A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOS DE SAXOFONE. SAXOFONE CONTRABAIXO É o membro mais grave da família original do saxofone. É afinado em E ♭.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOS DE SAXOFONE. SAXOFONE CONTRABAIXO É o membro mais grave da família original do saxofone. É afinado em E ♭."— Transcrição da apresentação:

1 TIPOS DE SAXOFONE

2 SAXOFONE CONTRABAIXO É o membro mais grave da família original do saxofone. É afinado em E ♭.

3 SAXOFONE BAIXO Muito utilizado em bandas sinfônicas e em grandes conjuntos de saxofones. É afinado em B ♭. Também pode contar com recurso do A grave (que soa G).

4 SAXOFONE BARÍTONO Saxofone barítono é um dos sete tamanhos de saxofone concebidos por Adolphe Sax. É o terceiro na ordem do mais grave (saxofone contrabaixo) ao mais agudo (saxofone sopranino). É um instrumento transpositor de afinação em Mi Bemol (E ♭ ). Este instrumento é encontrado em diversas formações de grupo, entre eruditos e populares, em conjuntos de câmara ou grandes grupos instrumentais. Seu emprego solístico não é raro, pois seu timbre é potente e dotado de forte particularidade. Sua extensão vai do Dó1 ao Lá3.

5 SAXOFONE TENOR Apesar da construção do seu corpo ser de metal com sistema de chaves, a origem do som reside numa palheta, (fina lâmina de madeira, geralmente fabricada com bambu), daí enquadrar-se na família das Palhetas. Possui um registro entre o Lá bemol 1 e o Mi 4 e está afinado em Si bemol. A sua origem remonta ao século XIX, o seu inventor o Belga Adolphe Sax ( ). Foi um instrumento de difícil aceitação no contexto da música clássica devido à sua sonoridade "pouco graciosa". No jazz por outro lado, tem sido um instrumento de grande protagonismo cuja linguagem tem vindo a ser ampliada por músicos tais como Dexter Gordon, John Coltrane e Chris Potter.

6 SAXOFONE ALTO O saxofone alto é afinado em Eb (Mi bemol). Sua extensão abrange do C2 ao G#5 (extensão real), que grafada para o instrumento resulta em Bb2 ao F#5, visto que se trata de um instrumento transpositor. Há ainda raros modelos, como um utilizado por Ornette Coleman, que possuem uma chave a mais na região grave, que permite estender o registro um semitom para baixo (chegando ao B2 no instrumento / C#2 de fato). Assim como outros saxofones, seu som é originalmente produzido a partir de uma palheta de madeira, a qual é fixada na boquilha com a ajuda de uma braçadeira, que pode ser de aço ou de couro. Na música erudita há diversas peças conhecidas para saxofone alto solo, com orquestra, quarteto e outros grupos instrumentais, como por exemplo o concerto para saxofone alto de Alexander Glazunov. Este instrumento é também popular entre os músicos de jazz dos Estados Unidos. Um dos mais notáveis instrumentistas do saxofone alto foi Charlie Parker, que, junto a outros artistas do bebop, remodelou o jazz utilizando um novo tipo de fraseado, muito veloz, mas com sonoridade leve.

7 SAXOFONE SOPRANO O saxofone soprano é um dos tamanhos do saxofone. É um instrumento transpositor, com afinação em Si Bemol (B ♭ ). Na família dos saxofones, é o segundo na lista que vai dos mais agudos aos mais graves (existe o ainda mais agudo saxofone sopranino). Sua extensão vai do La ♭ 2 ao Mi5 (nos mais antigos chega apenas ao Mi ♭ 5, podendo chegar ao Fa5 em modelos mais recentes). Pode ser encontrado nas versões reta (mais tradicional) e curva, sendo que a extensão para ambos é a mesma, variando apenas o timbre levemente.

8 SAXOFONE SOPRANINO O saxofone sopranino é o segundo menor e mais agudo da família dos saxofones concebida por Adolphe Sax (perdendo apenas para o soprillo, que foi inventado recentemente). É um instrumento transpositor, cuja afinação é em Mi ♭. Seu registro tem como limite inferior a nota Re ♭ 3 e como limite superior o La ♭ 5. É um instrumento raro, sendo encontrado sobretudo em grupos de saxofones que apresentam todos os membros da família, do sopranino(raríssimas vezes do soprillo, pois este mesmo é recente) ao contrabaixo.

9 SAXOFONE SOPRILLO O keywork só se estende até um elevado escrita E ♭ ​​ (em vez de F como a maioria dos saxofones) e a tecla superior oitava tem que ser colocado no bocal. O bocal extremamente pequeno requer uma embocadura pequena e focada, tornando o soprillo difícil de jogar, principalmente no seu registo superior. Há uma demanda de mercado muito pouco para soprillos, a redução da economia de escala e fazer o soprillo mais caro do que mais comuns, como o saxofone alto ou tenor. A partir de 2004, soprillos eram fabricados pela alemã fabricante de instrumentos Benedikt Eppelsheim O saxofone sopranissimo ou soprillo é o menor membro da família do saxofone. É acamparam em B ♭, uma oitava acima do saxofone soprano. Devido às dificuldades encontradas na construção de um tal instrumento a um pequeno-soprillo é de 12 polegadas de comprimento, com 13 polegadas do bocal-só recentemente é que um saxofone sopranissimo verdade tem sido produzido.


Carregar ppt "TIPOS DE SAXOFONE. SAXOFONE CONTRABAIXO É o membro mais grave da família original do saxofone. É afinado em E ♭."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google