A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os obstáculos à compreensão em leitura (texto) Situam-se a vários níveis: - neurofisiológico - pedagógico (leitor - texto -contexto) Obstáculos não tratados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os obstáculos à compreensão em leitura (texto) Situam-se a vários níveis: - neurofisiológico - pedagógico (leitor - texto -contexto) Obstáculos não tratados."— Transcrição da apresentação:

1 Os obstáculos à compreensão em leitura (texto) Situam-se a vários níveis: - neurofisiológico - pedagógico (leitor - texto -contexto) Obstáculos não tratados neste projecto Signesetsens. Obstáculos inventariados por J. Giasson e tratados por Signesetsens (pelo menos em parte).

2 Para chegar a ter sentido, a informação segue um percurso: Entradas perceptivas Transmissão ao cérebro e tratamento por ele en diferentes pontos ao mesmo tempo Entradas perceptivas Obstáculos possíveis em caso de lesões diversas Produção de sentido  De prazer Obstáculos não tratados por Signesetsens

3 = Fluidez de leitura Capacidade de reconhecer palavras Capacidade de identificar palavras Capacidade de ler por grupos de palavras + + Multiplicidade de capacidades exigidas ao mesmo tempo – ver detalhes nos diapositivos seguintes Aspecto cognitivo deste percurso: Obstáculos parcialmente abordados em Signesetsens 1 Dislexia não abordada (Ver J. Giasson, cap.3) Produção de sentido  de prazer 2

4 Dificuldade (  obstáculo) em : Recuperar os indícios de sentido (ao nível de uma frase, de um parágrafo, de um texto, de um livro) (Giasson, cap.3 – 5 – 6 – 7) Recuperar os indícios de coesão de uma frase, de um parágrafo, de um texto, de um livro (= estabelecimento de ligações): 3 obstáculos: a referência os conectores a inferência (inclusive para além do texto ou do livro) (Giasson, cap. 4 – 5 – 6 – 7 - 8) Obstáculos tratados em Signesetsens

5 Dificuldade (  obstáculo) em: Traduzir as palavras lidas em evocações concretas. (Giasson, cap. 8) Raciocinar sobre o texto, fazer um julgamento sobre o mesmo, … (Giasson, cap. 8) Adoptar uma posição «meta» relativamente aos seus processos e aos processos necessários para uma boa compreensão (Giasson, cap. 9) Integrar a informação do texto nos seus próprios conhecimentos. (Giasson, cap. 8)

6 Dificuldade (  obstáculo) em: Fazer apelo aos conhecimentos anteriores indispensáveis para uma boa compreensão, dificuldade em aumentar a quantidade e a qualidade Dominar mal o vocabulário e dificuldade em aumentar a quantidade (Giasson, cap. 11)  conhecimentos da língua  conhecimentos das estructuras textuais  conhecimentos da vida, do mundo, da cultura, … (Giasson, cap )

7 Dificuldade (  obstáculo) ligada: À estructura afectiva do leitor: confiança em si, capacidade de correr riscos, representação da leitura, intenção da leitura, etc. (Giasson, cap.1) À intenção de leitura : ler com que projecto(s) ? (Giasson, cap. 1 ) E para terminar, eis alguns obstáculos à compreensão em leitura, apresentados sob a forma de esquema.

8 Dificuldades de compreensão de um texto Ausência de projecto de Sentido global Projecto de oralização Projecto de memorização Problema de localização dos indícios de sentido Problema -em traduzir o texto em evocações concretas -em integrar a informação nos seus conhecimentos -em raciocinar sobre o texto Problemas de recuperação dos indícios de coesão: referência Adivinhar o implícito: a inferência Problemas de referência aos conhecimentos anteriores: Conhecimento da língua Conhecimento da vida + cultura Conhecimento das estructuras textuais Problema de elaboração de hipóteses de sentido. Falta de confiança em si, má representação da leitura, …  estructura afectiva do leitor conectores Falta de domínio do vocabulário básico Que intenção de leitura? Dificuldade em adoptar uma posição meta.


Carregar ppt "Os obstáculos à compreensão em leitura (texto) Situam-se a vários níveis: - neurofisiológico - pedagógico (leitor - texto -contexto) Obstáculos não tratados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google