A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento) Por Carlos Reis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento) Por Carlos Reis."— Transcrição da apresentação:

1 BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento) Por Carlos Reis

2 O Behaviorismo Nasce com Watson e tem um desenvolvimento grande nos Estados Unidos, em função de suas aplicações práticas; Tornou-se importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de Comportamento (Behavior).

3 COMPORTAMENTO 1. Atividade de um organismo; 2. Atividade observável de um organismo específico; 3. Atividade mensurável de um organismo específico; 4. Respostas do indivíduo, da espécie ou do grupo, aos estímulos; 5. Resposta específica de um organismo específico; 6. Resposta particular de um modelo de resposta; 7. Movimento; 8. Atividade total, subjetiva e objetiva, não observável e observável, de um indivíduo ou grupo.

4 COMPORTAMENTO O termo Comportamento vem de: com - PORT - a - mento. O termo PORT, que deu origem também à palavra porto, significa levar, conduzir, exportar, transportar. Logo, você leva (carrega) com você modos de agir que se expressam em situações de estímulo.

5 COMPORTAMENTO São as respostas de uma pessoa ou de um animal diante de uma situação; Em Psicologia, entende-se como comportamento o conjunto de reações que resultam da experiência individual e que não se transmitem à espécie.

6 BEHAVIORISMO Designação de uma forma radical da psicologia objetiva. O método de "Introspecção" é recusado, só os conceitos de "Estímulo" e "Reação" tem importância para a discussão dos fatos psicológicos (J.B. Watson). Crítica à abordagem Clássica (um só estímulo).

7 O PSICÓLOGO COMPORTAMENTAL Ele está interessado em descobrir as variáveis que controlam o comportamento e em determinar as relações precisas que existem entre elas. Define o COMPORTAMENTO como qualquer movimento observável ou mensurável feito por um organismo.

8 Skinner (l938) distinguiu duas espécies de comportamento: COMPORTAMENTO RESPONDENTE: uma espécie de resposta específica é eliciada por uma espécie específica de estímulo, e o estímulo sempre precede a resposta. Ex.: reflexos da salivação, da transpiração, reflexo patelar, reflexo pupilar.

9 COMPORTAMENTO OPERANTE É um comportamento voluntário, inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, tem um efeito sobre ou fazem algo ao mundo ao redor.

10 Respondente X Operante O comportamento operante pode ser fortalecido ou enfraquecido por eventos posteriores. Ex. a baleia da uma cambalhota para ganhar a sardinha. Já o comportamento respondente é uma resposta de eventos anteriores. Ex. o cão saliva por que viu a carne.

11 SUA APLICAÇÃO A principal área de aplicação dos conceitos apresentados tem sido a educação, o Treinamento em Empresas, e o marketing. Exemplo nas gôndolas de supermercado. Na verdade, a análise experimental do comportamento pode auxiliar-nos a descrever nossos comportamentos em qualquer situação, ajudando-nos a modificá-los.


Carregar ppt "BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento) Por Carlos Reis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google