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ISO 9001:2008 - Abril, 2011 - ANEXO AO RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DE ATIVIDADES 2010.

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1 ISO 9001: Abril, ANEXO AO RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DE ATIVIDADES 2010

2 ISO 9001:2008 REALIZAÇÃO: Diretoria Executiva Comitê de Transformação Social AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS SOCIAIS PELAS ORGANIZAÇÕES APOIADAS - Abril, CONDUZIDO PELA: Coordenação de Projetos Sociais Pesquisa de Satisfação

3 ISO 9001:2008  Conhecer a efetividade da metodologia para o fortalecimento e o desenvolvimento das entidades apoiadas (rede sociassistencial).  Conhecer a efetividade da metodologia para o fortalecimento e o desenvolvimento das entidades apoiadas (rede sociassistencial). GERAIS OBJETIVOS DA PESQUISA  Averiguar se as ações de fortalecimento, por meio dos financiamentos, assessorias e capacitações foram úteis para a organização parceira, para os seus usuários e em que medida foram apropriados pelas entidades.  Averiguar se as ações de fortalecimento, por meio dos financiamentos, assessorias e capacitações foram úteis para a organização parceira, para os seus usuários e em que medida foram apropriados pelas entidades.  Medir o nível de satisfação com o atendimento, com base dos seguintes atributos: agilidade, disponibilidade e disposição da equipe para resolução de problemas, clareza na comunicação e competência técnica.  Medir o nível de satisfação com o atendimento, com base dos seguintes atributos: agilidade, disponibilidade e disposição da equipe para resolução de problemas, clareza na comunicação e competência técnica.  Verificar qual a percepção quanto ao posicionamento FSA no terceiro setor e avaliar como a FSA é percebida em relação à marca Termomecanica.  Verificar qual a percepção quanto ao posicionamento FSA no terceiro setor e avaliar como a FSA é percebida em relação à marca Termomecanica.

4 ISO 9001:2008 METODOLOGIA Amostra (censitária) QUESTIONÁRIO  Estruturado, perguntas pré-codificadas e abertas, auto-preenchimento, escala de 5 pontos. QUESTIONÁRIO  Estruturado, perguntas pré-codificadas e abertas, auto-preenchimento, escala de 5 pontos. QUESTIONÁRIOS VÁLIDOS  com pelo menos 75% de questões respondidas completamente. QUESTIONÁRIOS VÁLIDOS  com pelo menos 75% de questões respondidas completamente. RESPONDENTES  Dirigentes, Coordenadores, Gerentes (pessoas com poder de decisão) RESPONDENTES  Dirigentes, Coordenadores, Gerentes (pessoas com poder de decisão) IDENTIFICAÇÃO (isenção)  Conforme orientação da FSA, os respondentes NÃO deveriam se identificar. IDENTIFICAÇÃO (isenção)  Conforme orientação da FSA, os respondentes NÃO deveriam se identificar. PERÍODO DE COLETA  entre 09 a 18 de novembro de PERÍODO DE COLETA  entre 09 a 18 de novembro de entidades apoiadas de jan/ 2009 a dez/ 2010

5 ISO 9001:2008 I NSTRUÇÃO AOS R ESPONDENTES Concordo Nem Discordo Nem Concordo Discordo Totalmente Concordo Totalmente 

6 ISO 9001:2008 I NSTRUÇÃO AOS R ESPONDENTES Concordo Nem Discordo Nem Concordo Discordo Totalmente Concordo Totalmente  OU

7 ISO 9001:2008 R EFERENCIAL PARA ANÁLISE - I Parâmetros Conceituais IBGC  Transparência Segundo o IBGC Instituto Brasileiro de Governança CorporativaQuatro Princípios Básicos Da Governança Corporativa  Eqüidade  Prestação de Contas (Accountability)  Responsabilidade Corporativa (RC)

8 ISO 9001:2008 R EFERENCIAL PARA ANÁLISE - II Valor Percebido  Efetividade dos apoios Segundo a percepção que as entidades apoiadas têm sobre a FSA e sobre os seus serviços Satisfação dos Clientes  Utilidade dos apoios  Influência dos apoios na melhoria da qualidade  Agilidade de atendimento  Agilidade de atendimento  Disponibilidade e disposição da equipe  Comunicação, qualidade e profissionalismo  Identidade e Posicionamento da Marca FSA

9 ISO 9001:2008 S Í N T E S E D O S P R I N C I P A I S R E S U L T A D O S P ESQUISA DE S ATISFAÇÃO Avalie a Fundação Salvador Arena

10 ISO 9001:2008 Sobre a Participação das Entidades D ADOS G ERAIS Entidades convidadas 111 RESPONDERAM 73 % 66% P ESQUISA DE S ATISFAÇÃO Avalie a Fundação Salvador Arena NºNº

11 ISO 9001:2008 Os apoios da FSA contribuem, de fato, para melhorar os processos administrativos e de gestão da entidade. 92% 3% Concordam Discordam 73% 7% 98% 1% Os apoios da FSA contribuíram de forma significativa para a ampliação da rede de parceiros e o nº de alianças estratégicas da entidade. O público alvo da entidade certamente passou a ser melhor atendido a partir da parceria com a FSA. Análise da Efetividade e Utilidade dos Apoios Indiferentes: Respondentes: 73 5%20% 1% RESPONSABILIDADE CORPORATIVA: “A “função social” da organização deve incluir a criação de riquezas e de oportunidades de emprego, qualificação e diversidade da força de trabalho (...) e melhoria da qualidade de vida por meio de ações educativas, culturais, assistenciais e defesa do meio ambiente”. 92% 4% As visitas realizadas pela FSA a minha entidade são sempre educativas e instrutivas. 4%

12 ISO 9001:2008 Concordam Discordam 68% 20% 69% 11% Já recebi orientações ou assessorias da FSA para regularização de documentos ou melhorar algum processo administrativo em minha organização. Voluntários, ou dirigentes, ou técnicos da entidade passaram a planejar melhor as ações da entidade a partir das orientações ou recomendações da FSA. Indiferentes: Respondentes: 73 12%20% RESPONSABILIDADE CORPORATIVA: “A “função social” da organização deve incluir a criação de riquezas e de oportunidades de emprego, qualificação e diversidade da força de trabalho (...) e melhoria da qualidade de vida por meio de ações educativas, culturais, assistenciais e defesa do meio ambiente”. Análise da Efetividade e Utilidade dos Apoios (Continuação) 60% 20% Minha entidade elaborou projetos novos e obteve financiamento de outras fontes a partir das assessorias da FSA. 95% 1% Em uma escala entre 01 e 05 pontos, em que medida os apoios da FSA foram úteis para a sua entidade? 4%

13 ISO 9001:2008 Concordam Discordam 84% 3% 69% 11% A metodologia de trabalho da FSA contribui muito para a integração e o fortalecimento das entidades sociais. A FSA não só doa recursos, mas também acompanha a sua execução e os resultados. Indiferentes: Respondentes: 73 13%20% RESPONSABILIDADE CORPORATIVA: “A “função social” da organização deve incluir a criação de riquezas e de oportunidades de emprego, qualificação e diversidade da força de trabalho (...) e melhoria da qualidade de vida por meio de ações educativas, culturais, assistenciais e defesa do meio ambiente”. Análise da Efetividade e Utilidade dos Apoios (Continuação ²) 60% 20% Aprendi coisas com a FSA neste tempo em que temos relacionamento. 95% 1% Sempre recebo retorno de minhas ligações telefônicas ou s enviados para a FSA. 4%

14 ISO 9001:2008 Conheço bem a FSA, pois suas ações, seus métodos e a sua atuação em geral são transparentes. 93% 2% Concordam Discordam 95% Entendo tudo o que os técnicos da FSA falam. Elas/ eles falam a linguagem do social. A FSA é conhecida no 3º setor como uma instituição que defende causas sociais. Análise da Clareza na Comunicação Indiferentes: Respondentes: 73 5% TRANSPARÊNCIA: Mais do que “obrigação de informar”, a Administração deve cultivar o “desejo de informar”, sabendo que a boa comunicação interna e externa resulta um clima de confiança. Na relação com a FSA, eu e minha entidade somos tratados com respeito e cordialidade. 95% 0% 13% 84% 3% 10% 85% 5%

15 ISO 9001:2008 A FSA é conhecida no 3º setor como um agente de transformação social. 93% 2% Concordam Discordam 95% 0% 84% 3% A FSA é conhecida no 3º setor como uma instituição que financia projetos sociais. Estou satisfeito com a parceria que mantemos com a Fundação Salvador Arena. Análise da Clareza na Comunicação Indiferentes: Respondentes: 73 5% 13% TRANSPARÊNCIA: Mais do que “obrigação de informar”, a Administração deve cultivar o “desejo de informar”, sabendo que a boa comunicação interna e externa resulta um clima de confiança.

16 ISO 9001:2008 A FSA relaciona-se com todas as entidades da mesma forma, sem fazer distinção. 96% 2% Concordam Discordam 99% 0% 86% 8% Quando converso com os membros da equipe da FSA, sinto que minha opinião é escutada com atenção. Sinto que a parceria coma FSA contribuiu para que a organização onde atuo ficasse mais fortalecida e autônoma A FSA relaciona-se com minha entidade de modo profissional. Análise do Profissionalismo e da Qualidade das Assessorias Indiferentes: Respondentes: 73 2%1% 6% 91% 7% 2% EQÜIDADE: Caracteriza-se pelo tratamento justo e igualitário de todas as partes interessadas ( steakholders ). Atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto, são totalmente inaceitáveis.

17 ISO 9001:2008 Tanto faz, Termomecanica e Fundação Salvador Arena são a mesma coisa. 10% 72% Concordam Discordam 1% 96% 84% 10% A FSA apóia projetos sociais somente para valorizar a marca da Termomecanica. A Fundação é conhecida no Terceiro Setor como uma instituição que defende causas sociais. Indiferentes: Respondentes: 73 18%3% 6% Na minha opinião, a atuação da FSA é fiel aos princípios defendidos pelo seu fundador, o Eng. Salvador Arena. 93% 1% 6% Identidade da Marca e Posicionamento PRESTAÇÃO DE CONTAS: Os agentes da governança corporativa devem prestar contas de sua atuação a quem os elegeu e respondem integralmente por todos os atos que praticarem no exercício de seus mandatos.

18 ISO 9001:2008 S Í N T E S E Médias das Respostas, Segundo os 04 Princípios da Governança Corporativa MÉDIA GERAL Transparência Equidade Prestação de Contas Responsabilidade Corporativa 91% 96% 91% 84% 92% 4% 2% 4% 7% 2% 6% 2% 5% 9% 6% Conceitos PositivosConceitos NeutrosConceitos Negativos Respondentes: 73

19 ISO 9001:2008 Respondentes  97 Os financiamentos, auxílio alimentação, cobertores, etc Respeito, relação de respeito, abertura para falar, etc Assessoria, orientações, as visitas, acompanhamento, etc Atenção c/ a entidade, dos técnicos, Conselheiros e funcionários, são atenciosos, etc. RESULTADO DA PESQUISA – QUESTÕES ABERTAS Q1 – O que mais lhe agrada na relação de sua entidade com a Fundação Salvador Arena? Gentileza, acolhimento, receptividade, companheirismo, etc Compromisso, comprometimento, envolvimento, etc Profissionalismo, relação, atitude profissional, etc Transparência, franqueza, clareza de informações, etc Cursos, palestras, capacitações, etc Comunicação, linguagem clara, clareza, etc Disponibilidade dos profissionais, facilidade de acesso, etc OUTROS: metodologia, fortalece o 3º Setor, pontualidade, participa dos Conselhos de Assist. Social, etc Valorização, credibilidade que dá p/ a entidade, etc Valores, Ética, Humildade, Verdade, Justiça, Honestidade, Sinceridade, etc Mesmos objetivos e propósito que das entidades, etc Relação de parceria, parceria, não existe hierarquia, etc Razões que mais agradam. (nº de menções espontâneas)

20 ISO 9001:2008 Pensar que a parceria pode terminar / saber que, um dia, a parceria vai acabar / não receber mais o repasse/ só o anseio que poderemos, ou não, renovar o contrato, isso me deixou triste. (04 menções) A distância física entre a FSA e a instituição / distância física entre as organizações / distanciamento. (03 menções) O QUE MENOS LHE AGRADA NA FSA ? PONTOS C R Í T I C O S RESULTADO DA PESQUISA – QUESTÕES ABERTAS Q2 – O que menos lhe agrada na relação de sua entidade com a Fundação Salvador Arena? A FSA poderia despender mais tempo para as visitas técnicas às entidades, pois sempre acrescentam muito conteúdo e motivação / quando demoro receber as visitas da FSA. (02 menções) A burocracia da aprovação para reforma e construção / burocracia para aprovação de projetos/ Burocracia em excesso na análise para atendimento de pequenas solicitações. (03 menções) Não conseguirmos participar de capacitações / não podermos participar de todos os cursos e eventos realizados pela Fundação. (02 menções) A limitação dos itens de produtos de higiene e limpeza. Saber que a Fundação não apóia compra de terreno. O convênio ser limitado à rede Pão de Açúcar, Extra e Compre Bem. Aceno e acordo verbal para financiamento de projeto da organização e não cumprimento posterior, impactando diretamente na gestão da organização / pouca comunicação. Cursos apoiados pela FSA que não atendem a expectativa, discutindo-se muita teoria quando o anseio da entidade está na vivência da prática A FSA cobra pouco dos seus parceiros e acaba sendo, às vezes, assistencialista/ Precisa haver com os parceiros estabelecimento de prazos e metas em conjunto, com sanções, caso uma das partes não cumpra com o devido. (02 menções) Respondente  24

21 ISO 9001:2008 CURSOS: Elaboração de projetos, contabilidade, para educadores, gestão de pessoas, prestação de contas, administração de ONGs, etc FINANCIAR + PROJETOS: construção e reforma da sede, terreno, Redes Sociais, ampliar o apoio, prolongar o tempo de financiamento, etc RESULTADO DA PESQUISA – QUESTÕES ABERTAS Q3 – Por favor, registre abaixo as suas sugestões e críticas. ACOMPANHAMENTO: + visitas à entidade, que visitem +, maior freqüência das visitas, visitas + freqüentes, etc ELOGIOS: Continue assim, continue este maravilhoso trabalho, etc MAIS ASSESSORIA: criação de um departamento de assessoria, que continue dando apoio técnico, assessoria às entidades, etc DIVULGAÇÃO: sentimos que a FSA é pouco conhecida, mais informações sobre os financiamentos, conhecer outras áreas da FSA, etc OUTROS: Sugestões diversas MAIS FUNCIONÁRIOS: quadro maior de funcionários agilizaria avaliação de projetos, mais colaboradores pois a demanda é muito grande. CRITÉRIOS PAA: + opções para compras em supermercados, aumentar lista de materiais de limpeza, prazo p/ compras até dia 25, etc Respondentes  76 (Nº de menções)

22 ISO 9001:2008 C O N C L U S Ã O P ESQUISA DE S ATISFAÇÃO Avalie a Fundação Salvador Arena

23 ISO 9001:2008 CONCLUSÃO Análise qualitativa dos dados O “Cliente” percebe a FSA como entidade do Terceiro Setor, defensora de causas sociais, fiel aos princípios defendidos pelo Fundador, cumprindo, portanto, sua missão institucional e ao que preconiza a Lei Orgânica de Assistência Social, em seu artigo 3º. O “Cliente” percebe a FSA como entidade do Terceiro Setor, defensora de causas sociais, fiel aos princípios defendidos pelo Fundador, cumprindo, portanto, sua missão institucional e ao que preconiza a Lei Orgânica de Assistência Social, em seu artigo 3º. Considerados os dois Parâmetros de Análise: 04 Princípios Básicos da Governança Corporativa E Itens de Satisfação dos Clientes (Profissionalismo, qualidade, agilidade, disposição e disponibilidade, tempo de resposta, etc) O valor agregado, como as assessorias, método educativo com vistas ao fortalecimento das entidades e seus reflexos na melhoria e na ampliação do atendimento aos carentes, é percebido e valorizado pelo “cliente”. O valor agregado, como as assessorias, método educativo com vistas ao fortalecimento das entidades e seus reflexos na melhoria e na ampliação do atendimento aos carentes, é percebido e valorizado pelo “cliente”. Segundo o “Cliente”, a FSA é uma instituição transparente, que presta contas de suas ações, que exige de seus parceiros o mesmo comportamento, Respeitando, contudo, a identidade e a autonomia das organizações apoiadas. Segundo o “Cliente”, a FSA é uma instituição transparente, que presta contas de suas ações, que exige de seus parceiros o mesmo comportamento, Respeitando, contudo, a identidade e a autonomia das organizações apoiadas. As principais expectativas do “Cliente” em relação a FSA são: continuidade dos programas de apoio a projetos, a manutenção das assessorias e os cursos de capacitação e qualificação das suas ações, especificamente no que tange a administração de organizações do 3º setor. As principais expectativas do “Cliente” em relação a FSA são: continuidade dos programas de apoio a projetos, a manutenção das assessorias e os cursos de capacitação e qualificação das suas ações, especificamente no que tange a administração de organizações do 3º setor. Entre as principais queixas dos “Clientes”, destaca-se a “burocracia” quanto ao processo de avaliação de projetos e a necessidade de maior clareza quanto aos critérios e tipos de apoio possíveis. Entre as principais queixas dos “Clientes”, destaca-se a “burocracia” quanto ao processo de avaliação de projetos e a necessidade de maior clareza quanto aos critérios e tipos de apoio possíveis.


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