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Programa Juventude em Acção Projecto “Ser e Estar na Europa” 01-02-2008/30-06-2009.

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1 Programa Juventude em Acção Projecto “Ser e Estar na Europa” /

2 “Ser e Estar na Europa” Enquadramento Fajudis - Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém Projecto “Ser e Estar na Europa” no âmbito do programa “Juventude em Acção” Acção 1 - Juventude na Europa Iniciativas Jovens Apoiado pela Comissão Europeia

3 “Ser e Estar na Europa” Objecto de Discussão  A Nossa Europa Objectivo Geral  Envolver instituições que possam ter um papel interventivo e participativo na definição e desenvolvimento de actividades  Desenvolver tema e metodologias adaptados à realidade do meio  Promover a cidadania activa dos jovens em geral e a sua cidadania europeia em particular  Fomentar valores fundamentais da União Europeia  Contribuir para uma educação não - formal

4 “Ser e Estar na Europa” Público-Alvo  Jovens no sistema de ensino (secundário, profissional e superior)  Agentes e organizações na área cultural (associações juvenis)  Comunidades locais (parcerias com os municípios)

5 “Ser e Estar na Europa” Objectivos  Promover os valores fundamentais da União Europeia junto dos jovens  Facilitar a participação de jovens com menos oportunidades  Envolver e estimular as comunidades escolares num plano amplo de debates e dinâmicas de informação sobre as questões europeias  Incentivar e apoiar as associações juvenis a dinamizar actividades

6 “Ser e Estar na Europa” Objectivos  Criar uma dinâmica e ampla parceria regional para a concretização do projecto  Apoiar e estimular o associativismo juvenil  Estudar, reflectir e alargar os conhecimentos sobre a comunidade europeia  Gerar opinião/ Envolver os jovens

7 “Ser e Estar na Europa” Plano Actividades  Debates  Conferências  Workshops  Exposições  Trabalhos de grupo

8 “Ser e Estar na Europa” Temas propostos  A cultura da Paz  Costumes, culturas e tradições europeias  A tolerância no espaço europeu  Mobilidade no espaço europeu  Direitos Humanos e Liberdades  A democracia no desenvolvimento europeu  Ser jovem na Europa

9 “Ser e Estar na Europa” Temas propostos  As Instituições Europeias  Diálogo inter-religioso  Processo de Bolonha  Os Tratados europeus  O papel da Europa na globalização  Desemprego e exclusão social

10 “Ser e Estar na Europa” Temas propostos  Promoção de atitudes e comportamentos participativos do cidadão europeu  Segurança e terrorismo no espaço europeu  Política europeia para as energias alternativas  A discriminação e os estereótipos do género  Ser solidário através do voluntariado

11 “Ser e Estar na Europa” Plano de Meios  Actividades promovidas e divulgadas através do site da Federação  Envio de notícias e notas à imprensa aos meios de comunicação social regionais, locais e nacionais  Envio de News letters  Spots publicitários  Revistas e sites das instituições parceiras

12 “Ser e Estar na Europa” Implementação do projecto  Processo de implementação  Definir de uma estratégia  Envolver as instituições  Criar parcerias  Realizar um trabalho de divulgação  Direccionar o projecto para as instituições  Envolver as comunidades locais e escolares

13 “Ser e Estar na Europa” Implementação do projecto  Divulgar o projecto às instituições ( /rappel telefónico)  Fazer uma divulgação directa – marcar reuniões  Feedback das instituições  Agendar actividades  Criar parcerias  Implementar o projecto  Dinamizar o projecto  Mobilizar os jovens/ sensibilizar para a participação

14 “Ser e Estar na Europa” Implementação do projecto  Direccionar as acções para as escolas  Criar parcerias com escolas do Distrito de Santarém

15 “Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  26 de Setembro de Debate “Igualdade de Género” Parcerias: Associação Cres.ser  18 de Outubro de Debate “Jovens no Voluntariado” Parcerias: AJAF

16 “Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  22 de Novembro de Debate “Jovens no Associativismo” Parcerias: Rancho Folclórico e Etnográfico do Casal Sentista UCATN  12 de Dezembro de Conferência “Cidadania Europeia” Parcerias: H2O Escola Secundária de Rio Maior

17 “Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  18 de Janeiro de Debate “Ser e Estar na Europa” Parcerias: Rancho Folclórico e Etnográfico do Casal Sentista Sociedade Recreativa Pinhainhense  7 de Fevereiro de Debate “Prioridades da Europa em 2009” Parcerias: Associação Cultural e Ambiental Cov’Altas

18 “Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  18 de Fevereiro de Debate “Direitos Humanos e Liberdades” Exposição do CRIA “A Arte como Direito à Igualdade” Parcerias: Associação de Jovens de Benavente (AJB) Câmara Municipal de Benavente Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) Centro de Informação Europeia Europe Direct

19 “Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  28 de Fevereiro de Workshop “Informação Europeia” Parcerias: Rancho Folclórico de Chãos Centro de Informação Europeia Jacques Dellors  14 de Março de Workshop “Políticas da Juventude na Europa” Parcerias: Rancho Folclórico de Chãos Instituto Português da Juventude (IPJ)

20 “Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  18 de Março de Debate “Políticas de Emigração e Mobilidade Jovem ” Parcerias: Associação de Jovens de Benavente (AJB) Câmara Municipal de Benavente Instituto Português da Juventude (IPJ)  24 de Março de Workshop “Informação Europeia” Parcerias: Escola Profissional Gustave Eiffel Centro de Informação Europeia Jacques Dellors

21 “Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  8 de Abril de Workshop “Os Países da União Europeia” Parcerias: Câmara Municipal de Constância  15 de Abril de Debate “Processo de Bolonha” Parcerias: Escola Secundária Jácome Ratton - Tomar Instituto Politécnico de Tomar

22 “Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  17 de Abril de Workshop “Ser Solidário como Voluntário” Parcerias: Câmara Municipal de Mação Escola Básica 2,3 c/ Secundária de Mação Associação Juvenil do Concelho de Mação – Happycentro  27 de Abril de Debate “Direitos Humanos e Liberdades” Parcerias: Escola Profissional Gustave Eiffel Amnistia Internacional

23 “Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  8 de Maio de Debate “Processo de Bolonha” Parcerias: Escola Básica e Secundária de Ourém Centro de Informação Europe Direct de Santarém  9 de Maio de Debate “Informação Europeia” Parcerias: Câmara Municipal de Abrantes Centro de Informação Europeia Jacques Dellors

24 “Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  15 de Maio de Debate “Processo de Bolonha” Parcerias: Escola Profissional Gustave Eiffel Instituto Politécnico de Tomar  23 de Maio de Debate “Cultura, Juventude e Associativismo ” MANIFesta ‘09 – VII Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local Parcerias: Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local Câmara Municipal de Peniche

25 “Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  30 de Maio de Debate “O Associativismo e o Desenvolvimento Local ” Parcerias: Associação Remoinhos d’Água - Rio de Moinhos Câmara Municipal de Abrantes  15 de Junho de Debate “Comunicação e Informação para uma Europa Participativa” Parcerias: Escola Básica e Secundária Luís de Camões – Constância Associação de Jovens de Arrouquelas (H2o)

26 “Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  20 de Junho de Debate “Ser e Estar na Europa” Parcerias: Associação Cultural e Ambiental – Cov’Altas Centro de Informação Europeia Jacques Dellors

27 Organização: Apoio: Programa do Debate 10,30 horas In í cio da Sessão Orador convidado e posterior debate : Dr. Baeta Neves (Professor do Ensino Superior, Director da Á rea Interdepartamental de Direito da Escola Superior de Gestão) 12, 30 horas Conclusão da Sessão Escola secund á ria J á come Ratton - Tomar DEBATE Quarta - feira, 15 de Abril de 2009 Escola Secundária Jácome Ratton - Tomar -

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31 “Ser e Estar na Europa” Resultados do projecto Processo de aprendizagem Trabalho no “terreno” – Definição de estratégias – Percepção das necessidades Feedback positivo Necessidade criada nos parceiros – desenvolvimento do projecto Informação a públicos q não têm acesso a esta Contribuiu para o processo educativo dos jovens com poucas oportunidades Proporcionou uma melhoria global no interesse e no conhecimento dos temas e questões relativas à União Europeia e às suas políticas e projectos

32 “Ser e Estar na Europa” Resultados do projecto Desenvolveu actividades que envolveram a comunidade escolar, através de parcerias com as escolas Promoveu actividades que envolveram a comunidade local, através de parcerias com os municípios e associações juvenis Criou uma proximidade dos jovens às questões europeias

33 “Ser e Estar na Europa” Resultados do projecto Efeito multiplicador Criação de uma rede de parcerias estratégicas para projectos futuros Dar continuidade a este projecto Criação de protocolos de colaboração para o desenvolvimento de novos projectos, nomeadamente com o Centro de Europe Direct de Santarém

34 “Ser e Estar na Europa” Site: Telf/Fax. : Telm.:


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