A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Renato Takahashi Waldo Villani Jr Paulo R. Paganelli Dodi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Renato Takahashi Waldo Villani Jr Paulo R. Paganelli Dodi"— Transcrição da apresentação:

1 Renato Takahashi Waldo Villani Jr Paulo R. Paganelli Dodi
XVIII Exposição de . XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO ELETROMECÂNICA BASEADA EM PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DO PMI - APRESENTAÇÃO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO SEMAE, RELATIVO À PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO ELETROMECÂNICA, INICIANDO COM OS PLANOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA E PREDITIVA ATÉ A ESTRUTURAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO BASEADA EM PRÁTICAS DO PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE Renato Takahashi Waldo Villani Jr Paulo R. Paganelli Dodi Uberlândia, maio de 2014

2 BEM VINDO À APRESENTAÇÃO
VII-33 – Gerencia... BEM VINDO À APRESENTAÇÃO 5 HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - A MAIOR PARTE DAS EXPERIÊNCIAS QUE SERÃO APRESENTADAS OCORRERAM A PARTIR DE UMA DIFICULDADE, UM RISCO IMINENTE DE COLAPSO DE UM SISTEMA, UMA FALHA NÃO-ESPERADA QUE TRUCIDA TODO E QUALQUER PLANEJAMENTO. COMO EM UMA GUERRA ONDE SE CRIAM AS MAIS INCRÍVEIS TECNOLOGIAS E SE TRAÇAM AS MAIS IMPROVÁVEIS ESTRATÉGIAS. A APRESENTAÇÃO SERÁ BASEADA NO ÍNDICE, CONSIDERANDO INICIALMENTE O CENÁRIO EM QUE AS PRÁTICAS FORAM REALIZADAS, MOSTRANDO A BASE DE INFORMAÇÃO PARA QUE SE FOSSE POSSÍVEL REALIZAR TODAS AS AÇÕES, APRESENTANDO AS FERRAMENTAS E TÉCNICAS UTILIZADAS, BEM COMO A INTERAÇÃO ENTRE ELAS RESULTOU EM UM CONJUNTO DE PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO. POR FIM E MAIS IMPORTANTE, APRESENTAREI OS RESULTADOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DESSAS PRÁTICAS E QUAIS AS AÇÕES FUTURAS A SEREM REALIZADAS.

3 5 SeMAE São José do Rio Preto (~430 mil habitantes) Criação: 2001
VII-33 – Gerencia... SeMAE 5 São José do Rio Preto (~430 mil habitantes) Criação: 2001 HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - PARA CONTEXTUALIZAR O CENÁRIO EM QUE OCORRERAM, VOU APRESENTAR UM POUCO DO SEMAE, UMA AUTARQUIA RELATIVAMENTE NOVA, CRIADA EM 2001, A PARTIR DO ANTIGO DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DA PREFEITURA. UM ORGÃO CRIADO QUE NÃO TINHA NEM COMO PAGAR AS CONTAS DE ENERGIA, MAS QUE COM O TEMPO E UMA BOA DOSE DE GESTÃO, CONSEGUIU FIRMAR-SE NA CIDADE, TRATAMENTO E DISTRIBUINDO ÁGUA POTÁVEL E A PARTIR DE 2010, COLETANDO A TRATANDO 100% DO ESGOTO.

4 5 ETE RIO PRETO Início de operação: 2010
VII-33 – Gerencia... ETE RIO PRETO 5 Início de operação: 2010 Processo de tratamento: UASB + Lodos Ativados Capacidade: até 1100 L/s e kg DBO/dia HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - É FOI NESSA PLANTA, A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO ETE RIO PRETO, QUE SE INICIARAM AS PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO. O TRATAMENTO DE ESGOTO DA ETE RIO PRETO É COMPOSTO DE UASB SEGUIDO DE LODOS ATIVADOS, QUE POSSIBLITA EFICIÊNCIA DE REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA ACIMA DE 98%, COM CAPACIDADE PARA TRATAR ATÉ 1100 LITROS POR SEGUNDO, COM UMA CARGA DIÁRIA DE KG DBO. E FOI AQUI, NESSA PLANTA NOVA E TODA AUTOMATIZADA, QUE SE FEZ POSSÍVEL IMPLEMENTAR TUDO QUE SERÁ VISTO DAQUI PRA FRENTE.

5 MANUTENÇÃO ELETROMECÂNICA
VII-33 – Gerencia... MANUTENÇÃO ELETROMECÂNICA 5 HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES Gerenciamento manutenção Manutenção centrada em confiabilidade Manutenção Produtiva Total - ANTES DE ENTRAR ESPECIFICAMENTE NO DETALHAMENTO DAS FERRAMENTAS, TÉCNICAS E SISTEMAS DE GERENCIAMENTO, É INDISPENSÁVEL A APRESENTAÇÃO DA VISÃO DE MANUTENÇÃO QUE FOI NORTEADA PARA A REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS. EIS O CONCEITO.... NÃO PERA... VAMOS DAR UM REFRESH.... MAS ISSO É MASLOW!! VAMOS ABSTRAIR UM POUCO, NÃO DEVO TER ERRADO NA APRESENTAÇÃO. MASLOW PREGA, EM SUA PIRÂMIDE, UMA LISTA DE NECESSIDADES: FISIOLÓGICAS, SEGURANÇA, SOCIAIS, ESTIMA E AUTOREALIZAÇÃO. TÁ, SABEMOS TAMBÉM QUE VOCÊ NÃO GALGA UM DEGRAU NA PIRÂMIDE ENQUANTO NÃO SATISFIZER TODAS AS NECESSIDADES DO ATUAL. BELEZA!!! NÃO HÁ COMO SE INVESTIR EM SEGURANÇA QUANDO AINDA SE PASSA FOME, ASSIM COMO É DIFÍCIL UMA PESSOA DEPRIMIDA CONSEGUIR AUTOREALIZAÇÃO. MUITO BOM! E A MANUTENÇÃO???? VAMOS ABSTRAIR... CONCORDAMOS QUE A BASE DE TUDO DA MANUTENÇÃO É O REAPERTO DE PARAFUSOS, A LUBRIFICAÇÃO, A TROCA DE COMPONENTES, AQUELE AJUSTE TÉCNICO NÃO-PLANEJADO.... O TRABALHO DE CAMPO, DE CHÃO-DE-FÁBRICA. UM DEGRAU ACIMA ENVOLVE QUESTÕES TÉCNICAS E DE ENGENHARIA, QUE POSSIBILITARÃO RESOLVER PROBLEMAS CRÔNICOS DE EQUIPAMENTOS E SISTEMAS, DENTRE OUTROS. O PATAMAR SUPERIOR ENVOLVE A MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL, EM QUE SE TEM COMO MELHORAR RENDIMENTO DE EQUIPAMENTOS E SISTEMAS, BEM COMO ENVOLVIMENTO DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO, PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES, TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO, GERENCIAMENTO DO CICLO DE VIDA DE UM EQUIPAMENTO. ACIMA, TEM-SE A MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE, EM QUE SE ANALISA A CRITICIDADE DE DETERMINADO EQUIPAMENTO EM SEU CONTEXTO OPERACIONAL. E POR ÚLTIMO, INSERE-SE O DEGRAU DE GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO, COM A VISÃO DE QUEM MEDE, CONTROLA E QUEM CONTROLA GERENCIA. PERCEBERAM A ANALOGIA SINÉRGICA EXISTENTE ENTRE MASLOW E ESSA VISÃO DE MANUTENÇÃO. A BASE DE TUDO, PARA SUPRIR NECESSIDADES BÁSICAS, ESTÁ A MANUTENÇÃO CHÃO-DE-FÁBRICA. ACIMA, ENVOLVENDO QUESTÕES DE SEGURANÇA, ESTÁ A ENGENHARIA DA MANUTENÇÃO. MAIS ACIMA, ENVOLVENDO QUESTÕES SOCIAIS, ESTÁ A MANUTENÇAÕ PRODUTIVA TOTAL, EM QUE SE TEM INTERAÇÃO, POR QUE NÃO SOCIAL, ENTRE OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO, FOCA-SE NAS PESSOAS. O PENÚLTIMO DEGRAU, DE NECESSIDADE DE ESTIMA, FICA COM A CONFIABILIDADE DOS SISTEMAS, OU SEJA, A INFLUÊNCIA DE COMO ESTÁ O SISTEMA DE TRATAMENTO REFLETIRÁ DIRETAMENTE NAS EQUIPES. E POR FIM, AUTOREALIZAÇÃO COMO UMA FORMA DE GERENCIAR E GERIR TODOS OS DEGRAUS ABAIXO. Engenharia da manutenção Manutenção chão-de-fábrica

6 FERRAMENTAS E TÉCNICAS
VII-33 – Gerencia... FERRAMENTAS E TÉCNICAS 4 Manutenção Preventiva, Preditiva e Corretiva HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - LEMBRAM-SE QUANDO DISSE QUE É DA DIFICULDADE QUE SURGE A OPORTUNIDADE? POIS BEM.... A BASE DA MANUTENÇÃO SURGIU DA NECESSIDADE DE FAZER COM QUE O SISTEMA FOSSE MONITORADO E AS EQUIPES CONHECESSEM O SISTEMA AUTOMATIZADO DA ETE. PARA ISSO, CRIOU-SE UM PLANO DE MONITORAMENTO, EM QUE OS TÉCNICOS ANALISASSEM O COMPORTAMENTO DOS EQUIPAMENTOS E PAINÉIS ELÉTRICOS, VERIFICANDO SE HAVIA ALTERAÇÃO OU SE ERAM OS OLHOS DELES QUE NÃO ESTAVAM BEM!!!

7 FERRAMENTAS E TÉCNICAS
VII-33 – Gerencia... FERRAMENTAS E TÉCNICAS 4 Plano de Manutenção Preventiva, Preditiva e Corretiva HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - A PARTIR DISSO, DESENVOLVERAM-SE PLANILHAS DE CHECKLIST, PARA QUE AS EQUIPES VEIRICASSEM A SITUAÇÃO DE SISTEMAS E EQUIPAMENTOS, POSSIBILITANDO ASSIM ENCONTRAR PROBLEMAS TAIS COMO SUPERAQUECIMENTO DE CABOS E COMPONENTES ELÉTRICOS, VIBRAÇÃO EXCESSIVA DE MÁQUINAS, NECESSIDADE DE LIMPEZA DE PAINÉIS E EQUIPAMENTOS. COM O TEMPO, OS TÉCNICOS SABIAM INCLUSIVE UM DISJUNTOR QUE ESTAVA DESLIGADO, DIFERENTE DA CONDIÇÃO DA VISTORIA ANTERIOR. OS OLHOS DELES NÃO ESTAVAM RUINS!!!

8 FERRAMENTAS E TÉCNICAS
VII-33 – Gerencia... FERRAMENTAS E TÉCNICAS 3 Capacitação das equipes HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - MESMO ASSIM, COM OS OLHOS APURADOS, VIA A NECESSIDADE DE APRIMORAMENTO TÉCNICO DAS EQUIPES. ENTÃO, FIZEMOS ALGUNS TREINAMENTOS INTERNOS E OUTROS EM FABRICANTES E CONTINUAMOS SEMPRE EM BUSCA DO CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO. A CADA INÍCIO DE ANO, FORMATAMOS UM PLANO DE TREINAMENTOS, CURSOS E FEIRAS PARA OS SERVIDORES.

9 FERRAMENTAS E TÉCNICAS
VII-33 – Gerencia... FERRAMENTAS E TÉCNICAS 3 Gestão de estoque de materiais e contratação de serviços especializados HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - MAS AINDA NÃO ESTAVA SATISFEITO. A BASE AINDA NÃO ESTAVA FORMADA. OUVIA DAS EQUIPES QUE NÃO HAVIA MATERIAIS E EQUIPAMENTOS PARA REALIZAR DETERMINADAS ATIVIDADES DE MANUTENÇÃO. ÀS VEZES, OUVIA: SEMPRE FALTA O PAPEL HIGIÊNICO PARA CONCLUIR A AÇÃO!!! O QUE FAZER... LEMBREM-SE: DA DIFICULDADE É QUE SURGE A OPORTUNIDADE. VAMOS COMPRAR ZILHÕES DE PAPÉIS HIGIÊNICOS!!! NÃO FOI BEM ASSIM!

10 FERRAMENTAS E TÉCNICAS
VII-33 – Gerencia... FERRAMENTAS E TÉCNICAS 3 Plano Estratégico de Aquisições e Contratações HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - CRIAMOS ENTÃO UM PLANO ESTRATÉGICO DE AQUISIÇÕES E CONTRATAÇÕES. ATUALIZADO DE 6 EM 6 MESES, O PLANO CONTÉM A INFORMAÇÕES DO QUE SERÁ COMPRADO OU CONTRATADO, QUEM SERÁ O RESPONSÁVEL POR TAL AÇÃO, QUAL A ESTIMATIVA DE CUSTO E EM QUE TEMPO SERÁ REALIZADO, CONSIDERANDO OS TEMPOS QUE LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES, PREPARAÇÃO DE TERMO DE REFERÊNCIA, PREPARAÇÃO DE EDITAL, PERÍODO DA LICITAÇÃO EM SI E O PERÍODO DE FORNECIMENTO E EXECUÇÃO. AO FINAL, O PLANO FUNCIONA TAMBÉM COMO FERRAMENTA GERENCIAL, POIS TEM-SE TODA A ESTIMATIVA DE INVESTIMENTO NECESSÁRIOS PARA AQUELE SETOR.

11 FERRAMENTAS E TÉCNICAS
VII-33 – Gerencia... FERRAMENTAS E TÉCNICAS 2 O caminho está correto? HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES MUITO BEM! DESENVOLVEMOS ESSA PRIMEIRAS FERRAMENTAS, MAS COMO SABERMOS SE ESTAMOS NA DIREÇÃO CERTA? SE TODOS OS ESFORÇOS ESTÃO COINCIDINDO PARA O BEM-ESTAR DO SISTEMA? COMO SABER SE NÃO PEGAMOS A VIA ERRADA E PARA ONDE VAMOS? MAIS UMA VEZ, QUE DIFICULDADE!!! UMA OPORTUNIDADE!!!

12 FERRAMENTAS E TÉCNICAS
VII-33 – Gerencia... FERRAMENTAS E TÉCNICAS 3 Índice de Confiabilidade de Sistemas HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - ENTÃO, PORQUE NÃO MEDIR COMO ESTÁ O NÍVEL DE BEM-ESTAR DO SISTEMA? MAS COMO FAZER ISSO?? É POSSÍVEL?? PENSAMOS DESDE O PRINCÍPIO QUE SIM, SE PODE!!! E DAÍ ESTUDAMOS ANÁLISE DE MODOS E EFEITOS DE FALHAS, ALGEBRA BOOLEANA E CHEGAMOS A UMA FERRAMENTA PARA DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE CONFIABILIDADE DO SISTEMA, PERMITINDO CONHECER QUAL A INFLUÊNCIA DOS EQUIPAMENTOS EM DETERMINADO SISTEMA E DAÍ NUM TODO, NO ÍNDICE GERAL DA ESTAÇÃO. OS EQUIPAMENTOS FORAM ENTÃO AGRUPADOS EM CONJUNTOS E ESSES CONJUNTOS EM SISTEMAS, SUBESTAÇÕES.... E ESSAS NO ÍNDICE GERAL, DE FORMA QUE UM EQUIPAMENTO INDISPENSÁVEL PARA O TRATAMENTO, TAL COMO A BOMBAS DE RECALQUE DO ESGOTO BRUTO, TIVESSE UM PESO MAIOR SOBRE O NÍVEL DE CONFIABILIDADE DA PLANTA. FEITO ISSO, CONSEGUIMOS ENFIM MEDIR O NÍVEL DE BEM-ESTAR, A ESTIMA DA PLANTA E A PARTIR DAÍ, ACOMPANHAR SE AS AÇÕES QUE ESTÁVAMOS FAZENDO REFLETEM NA IMPORTÂNCIA QUE DEVERÍAMOS DAR. OU SEJA, PASSAMOS A PRIORIZAR AS AÇÕES DE MANUTENÇÃO COM BASE NOS ÍNDICES DE CADA SISTEMA. UM SISTEMA COM ÍNDICE BAIXO REQUER UMA ATENÇÃO ESPECIAL E ASSIM POR DIANTE. OK!!! PRIORIZAMOS!! CAPACITAMOS AS EQUIPES!!! DEFINIMOS ESTRATÉGIAS!! CONSEGUIMOS RECURSOS!!! PERAÍ, JÁ LI ISSO NUM LIVRO!!

13 FERRAMENTAS E TÉCNICAS
VII-33 – Gerencia... FERRAMENTAS E TÉCNICAS 3 A Arte da Guerra – Sun Tzu HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - A ARTE DA GUERRA. FAZENDO OUTRA ANALOGIA PLENAMENTE CONCORDANTE: MONTAMOS A MANUTENÇÃO PARA PREPARAÇÃO PARA UMA GUERRA, CONHECENDO O INIMIGO, DISPONIBILIZANDO RECURSOS, PENSANDO ESTRATÉGIAS, SENTINDO O INIMIGO, ANALISANDO TERRENOS, PLANEJANDO AS AÇÕES, PREPARANDO PARA UMA GUERRA.

14 FERRAMENTAS E TÉCNICAS
VII-33 – Gerencia... FERRAMENTAS E TÉCNICAS 3 Índice DEFCON HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - FALANDO EM GUERRA, A PARTIR DO ÍNDICE DE CONFIABLIDADE DE SISTEMAS FOI CRIADO O ÍNDICE DEFCON. O SISTEMA DEFCON É UTILIZADO PELOS ESTADOS UNIDOS PARA MEDIR O GRAU DE IMINÊNCIA DE GUERRA, EM QUE O GRAU 5 CORRESPONDE A ESTADO DE PAZ E O GRAU 1 REFERE-SE A ESTADO DE GUERRA. DESSA FORMA, QUANTO MENOR O ÍNDICE DE CONFIABILIDADE, MAIS IMINENTE É O ESTADO DE GUERRA. OBSERVOU-SE A PARTIR DA CRIAÇÃO DO DEFCON QUE O COMPORTAMENTO DAS EQUIPES ALTERAVA-SE DE FORMA QUE, QUANTO MAIOR O ÍNDICE DEFCON, MAIS AS AÇÕES ERAM VOLTADAS PARA PLANEJAMENTO, ENQUANTO QUE COM UM ÍNDICE BAIXO, AS AÇÕES ERAM FORTEMENTE VOLTADAS PARA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA QUE ORIGINOU A SITUAÇÃO. OU SEJA, ESTAR EM DEFCON 1 OU 2 SIGNIFICA DEIXAR AS PESSOAS FORA DA ZONA DE CONFORTO ATÉ QUE O PROBLEMA SEJA RESOLVIDO. INSTAURA-SE UM NÍVEL DE ESTRESSE ALTO QUE MOBILIZA TODA A EQUIPE. ALÉM DISSO, TODOS PASSARAM A TER COMO OBJETIVO AUMENTAR O ÍNDICE DEFCON E TODOS QUERIAM SABER O QUE ERA PRECISO FAZER PARA TAL. SE VOCÊS REPARARAM, TODA A APRESENTAÇÃO ESTÁ SENDO MONITORADA PELO ÍNDICE DEFCON PARA EU TENTAR TERMINÁ-LA DENTRO DO PRAZO... O POST-IT LÁ EM CIMA INDICA PRA MIM O CAMINHO CRÍTICO E QUE POSTURA DEVO TOMAR PARA CUMPRIR O OBJETIVO FINAL.

15 FERRAMENTAS E TÉCNICAS
VII-33 – Gerencia... FERRAMENTAS E TÉCNICAS 3 Como divulgar os resultados? HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - SE É QUE OS ÍNDICES DE CONFIABILIDADE DE SISTEMAS E ÍNDICE DEFCON ALTERARAM AS POSTURAS E OS COMPORTAMENTOS DAS EQUIPES, COMO FAZER PARA QUE AS PESSOAS TENHAM CONSCIÊNCIA DO BEM-ESTAR ATUAL DA PLANTA?

16 FERRAMENTAS E TÉCNICAS
VII-33 – Gerencia... FERRAMENTAS E TÉCNICAS 3 Apresentação de resultados HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - DAÍ SURGE O QUE EU CONSIDERO COMO UMA DAS FERRAMENTAS MAIS INDISPENSÁVEIS EM PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO, QUE É O BLOQUINHO DE PAPEL COM ADESIVO DE FÁCIL REMOÇÃO. AQUELE QUE SERVE TAMBÉM PARA DEIXAR RECADOS E TAREFAS A REALIZAR. DESSA FORMA, CRIOU-SE UM QUADRO KANBAN PARA APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS, MOSTRANDO OS ÍNDICES DE CADA SUBSISTEMA, BEM COMO O ATUAL, O PIOR E O MELHOR ÍNDICE HISTÓRICO, O DEFCON ATUAL, O MELHOR ÍNDICE DO MÊS ANTERIOR E TAMBÉM QUAL A META A SER BATIDA. ISSO MESMO, META!!! AGORA TEMOS UM VALOR QUE DESEJAMOS CHEGAR, REALIZANDO AS AÇÕES CERTAS, COM AS PESSOAS CERTAS.

17 FERRAMENTAS E TÉCNICAS
VII-33 – Gerencia... FERRAMENTAS E TÉCNICAS 3 Meta  Método HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - A PARTIR DA META, CRIOU-SE UM QUADRO PARA PRIORIZAÇÃO DAS AÇÕES A SEREM REALIZADAS, CLASSIFICANDO-AS ENTRE URGENTES-IMPORTANTES, NÃOURGENTES-IMPORTANTES, URGENTES-NÃOIMPORTANTES E NÃOURGENTES-NÃOIMPORTANTES.

18 GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO
VII-33 – Gerencia... GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO 4 Baseado em Práticas de Gerenciamento de Projetos do PMI (Project Management Institute) HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - FALAMOS DE META, MÉTODO, PLANEJAMENTO, CONTROLE, SISTEMAS, PROCESSOS, GERENCIAMENTO. EIS QUE SURGE UMA QUESTÃO: PORQUE NÃO ESTRUTURAR ISSO TUDO CONFORME AS MELHORES PRÁTICAS JÁ RECONHECIDAS MUNDIALMENTE, AS PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DO PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE? NO PMBOK, GUIA DE MELHORES PRÁTICAS, É ESQUEMATIZADO UM FLUXO DE PROCESSOS QUE SE INTERRELACIONAM PARA ATINGIR O OBJETO, QUE É A CONCLUSÃO DO PROJETO.

19 GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO
VII-33 – Gerencia... GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO 4 Áreas de Conhecimento x Processos HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - PARA ENTENDER MELHOR, NADA MELHOR QUE ESQUEMAS. ENTÃO OS PROCESSOS DAS MELHORES PRÁTICAS SÃO DIVIDIDOS EM ÁREAS DE CONHECIMENTO E PROCESSOS. OS PROCESSOS SÃO CLASSIFICADOS EM PROCESSOS DE INICIAÇÃO, PLANEJAMENTO, EXECUÇAO, MONITORAMENTO E CONTROLE E ENCERRAMENTO. JÁS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO SÃO SUBDIVIDIDAS NA TRÍPLICE RESTRIÇÃO ESCOPO, TEMPO E CUSTOS, QUALIDADE, INTEGRAÇÃO, COMUNICAÇÃO, RISCOS, RECURSOS HUMANOS E AQUISIÇÕES. DESSA FORMA, POR EXEMPLO, EXISTE O PROCESSO DE PLANEJAMENTO DAS COMUNICAÇOES E O PROCESSO DE EXECUÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO DAS INFORMAÇÕES.

20 GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO
VII-33 – Gerencia... GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO 3 Áreas de Conhecimento x Processos HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - ANALOGAMENTE, DEFINIRAM-SE AS ÁREAS DE CONHECIMENTO COMO SENDO ESCOPO DA MANUTENÇÃO, RECURSOS DA MANUTENÇÃO, TEMPO, QUALIDADE, MUDANÇAS, RISCOS E COMUNICAÇÃO. JÁ OS PROCESSOS FORAM SUBDIVIDIDOS EM INICIAÇÃO, PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E CONTROLE. DESSA FORMA, ESQUEMATIZOU-SE OS DIVERSOS PROCESSOS, TAIS COMO O DE INICIAÇÃO “CADASTRO DE EQUIPAMENTOS”, EM QUE SE TEM DE UM LADO AS ENTRADAS NECESSÁRIAS PARA ESTRUTURAR A SAÍDA, QUE NESSE CASO É A LISTA DE CADASTRO DE EQUIPAMENTOS. O MESMO OCORRE COM OS DEMAIS PROCESSOS, TAL COMO NO PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA E ASSIM POR DIANTE... O PAPER POSSUI DETALHES DE CADA UM DOS PROCESSOS, COM SUAS ENTRADAS E SAÍDAS. VOLTO A SALIENTAR A QUESTÃO DA PIRÂMIDE DA MANUTENÇÃO E COMO CADA DEGRAU FOI ALCANÇADO APÓS ESTABILIDADE E CONFIANÇA NO DEGRAU ATUAL.

21 4 RESULTADOS 8,78% (fev/2013) para 78,28% (nov/2013) Hoje: 80,06%
VII-33 – Gerencia... RESULTADOS 4 8,78% (fev/2013) para 78,28% (nov/2013) Hoje: 80,06% Meta: 85,01% HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - OK... DEPOIS DESSE BLA-BLA-BLA, EM TERMOS PRÁTICOS, HOUVE RESULTADOS POSITIVOS??? CLARO QUE SIM... CASO CONTRÁRIO, ESTARIA LÁ EM ALGUMA OUTRA DIFICULDADE, PROCURANDO A OPORTUNIDADE. OS RESULTADOS DESDE A IMPLANTAÇÃO DOS DOIS ÚLTIMOS DEGRAUS DA PIRÂMIDE DA MANUTENÇÃO, MANUTENÇÃO POR CONFIABILIDADE E GERENCIAMENTO ESTÃO NO GRÁFICO E NOS NÚMEROS. DE UMA SITUAÇÃO DE GUERRA DECLARADA, COM ÍNDICE DE CONFIABILIDADE DE SISTEMAS DE 8,78%, EM QUE NINGUÉM PRATICAMENTE DORMIA POIS A QUALQUER MOMENTO NOSSO INIMIGO NOS ABATERIA E TRATAMENTO DE ESGOTO PRO BELELÉU, CONSEGUIU-SE COM O TEMPO, AUMENTAR O ÍNDICE PARA 78 E HOJE 80%. COMO O ÍNDICE É MUITO DINÂMICO, EM FUNÇÃO DE BATALHAS PERDIDAS, DEVEMOS SEMPRE ANALISAR O COMPORTAMENTO DE TENDÊNCIA, DESDE QUE OS DEMAIS PROCESSOS E FERRAMENTAS ESTEJAM EM PLENO FUNCIONAMENTO. A NOSSA META ATUAL É CHEGAR NOS 85,01% E, COM ISSO, CONSEGUIR ATINGIR O DEFCON 5.

22 4 CONCLUSÃO Manutenção chão-de-fábrica mais responsável e autônoma!
VII-33 – Gerencia... CONCLUSÃO 4 Manutenção chão-de-fábrica mais responsável e autônoma! HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - MAS OS RESULTADOS NÃO FORAM APENAS NO AUMENTO DOS NÚMEROS, AS EQUIPES DE MANUTENÇÃO CHÃO-DE-FÁBRICA TORNARAM-SE MAIS RESPONSÁVEIS E AUTÔNOMAS, CONHECENDO O SISTEMA E A AUTOMAÇÃO DA PLANTA.

23 4 CONCLUSÃO Planejamento de aquisições e contratações!
VII-33 – Gerencia... CONCLUSÃO 4 Planejamento de aquisições e contratações! HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - CONCRETIZOU-SE A IDEIA DE PLANEJAMENTO... SOBRETUDO DE AQUISIÇÕES E CONTRATAÇÕES ESTRATÉGICAS, PARA EVITAR QUE DETERMIANDA MANUTENÇÃO SEJA INVIABILIZADA EM DECORRÊNCIA DE FALTA DE MATERIAL, FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS... OU AQUELE PAPEL HIGIÊNICO.

24 5 CONCLUSÃO Estabelecimento de metas!!!
VII-33 – Gerencia... CONCLUSÃO 5 Estabelecimento de metas!!! HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - COMEÇAMOS A ESTABELECER METAS!!! PROCURAR O GOL, ESCOLHER O MELHOR LADO PARA ATACAR, A MELHOR FORMAÇÃO DO TIME, A ESTRATÉGIA E QUANDO MENOS ESPERAMOS, DE TOQUE EM TOQUE CONSEGUIMOS GOLAÇOS!! E COMPARTILHAMOS COM TODA A EQUIPE!!!

25 5 CONCLUSÃO Consciência de “estado de guerra”!!!
VII-33 – Gerencia... CONCLUSÃO 5 Consciência de “estado de guerra”!!! HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - E A QUALQUER MOMENTO, SE O INIMIGO CONSEGUIR NOS SURPREENDER EM UMA BATALHA, PODEM ACREDITAR QUE TODOS ESTÃO PREPARADOS PARA A GUERRA. BASTA APERTAR O BOTÃO “DEFCON 1”.

26 5 PRÓXIMAS AÇÕES Disseminação interna
VII-33 – Gerencia... PRÓXIMAS AÇÕES 5 Disseminação interna HOME SEMAE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS GERENCIAMENTO RESULTADOS CONCLUSÃO PRÓXIMAS AÇÕES - O QUE VAI SER FEITO DAQUI PRA FRENTE É DISSEMINAR A FILOSOFIA DE GERENCIAMENTO NOS DEMAIS SETORES DO SEMAE, CONSIDERANDO AS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA CADA PECULIARIDADE DO SETOR.

27 http://www.vii33.com.br/equipedeelite VII-33 – Gerencia...
- AGRADEÇO A TODOS DA EQUIPE QUE PARTICIPARAM E AINDA PARTICIPAM E CONTRIBUEM PARA CHEGARMOS ONDE QUEREMOS CHEGAR.

28 Coordenador de Manutenção Eletromecânica
VII-33 – Gerencia... - NO MAIS É ISSO, DEFCON 5 E AMOR PARA TODOS!!!! OBRIGADO! Renato Takahashi Coordenador de Manutenção Eletromecânica (17)


Carregar ppt "Renato Takahashi Waldo Villani Jr Paulo R. Paganelli Dodi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google