A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical Disciplina: Tópicos Optativos em Linguagem Turma: 6º período Licenciatura em Música.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical Disciplina: Tópicos Optativos em Linguagem Turma: 6º período Licenciatura em Música."— Transcrição da apresentação:

1 Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical Disciplina: Tópicos Optativos em Linguagem Turma: 6º período Licenciatura em Música

2 Alunos :  Ana Angélica  Flávio  Kenya  Ramon GRUPO 1

3 Introdução  A reflexão de Pedagogia Musical por Kraemer foi motivada pelo fato dos estudos existentes na área apresentarem um conteúdo limitado.  O autor atribui à pedagogia musical a apropriação e transmissão entre pessoa (s) e musica(s).  A pedagogia musical trabalha em toda prática musico - educacional realizada em ambientes escolares, não escolares e em toda cultura musical em processo de formação.

4 Introdução  Apesar de um consenso sobre o conceito de pedagogia-musical, ainda fica o questionamento de quais dimensões e funções o conhecimento pedagógico musical pode abranger.  É impossível tratar a relação entre pessoa (as) e música(s) sem relacioná-las com a filosofia, pedagogia, sociologia, ciências políticas, história.  A relação da Pedagogia musical com a musicologia se da pelo objeto estético, a música.

5 Aspectos filosóficos  A filosofia procura a essência, o motivo e o sentido do ser e a posição do homem no mundo.  Pelo pensamento filosófico é possível a reflexão sobre a percepção dos sentidos e conhecimento. Há também uma ocupação com o Belo e Feio nas artes, com a música como meio de pensar e sentir.

6 Aspectos filosóficos  Reinhard Schneider (1987) chamou a atenção para o fato de que a pedagogia da música como ciência básica, como instância crítica e como perspectiva, depende da antropologia. Segundo ele é a antropologia a responsável pela ponte entre as musicologias.  A estética ocupa-se com a percepção, de conceitos abstratos e de efeitos e funções da arte.  Como ciência a pedagogia da música deve refletir sobre suas possibilidades e limites, tarefas especiais e estruturas no conjunto das ciências.

7 Aspectos históricos  História se define como toda contribuição humana, onde nós próprios reconstruímos a partir de material disponível. Dentre vários aspectos destacamos a musicologia histórica e a pedagogia histórica;  O ensino musical prático e teórico acontece no tempo presente mas ligadas as gerações anteriores.  Descrevendo a prática músico educacional observa- se que não somente é pensado mas também realizado e o desenvolvimento do pensamento diferencia o conteúdo pedagógico musical.

8 Aspectos históricos  Considerando a história política de um dado período observa-se um modelo dominante culturalmente condicionada economicamente.  Na situação atual consideramos a origem, continuidade e mudanças de idéias, conteúdos e situações comparando com situações parecidas no passado.  Investigando a ação pedagógico-musical no passado contribui para o reconhecimento do homem como ser cultural.  Comportamentos espaciais recebem atenção e não somente temporais pois os sentidos das ações humanas são revelados.

9 Alunos :  Elisiane  Ivo GRUPO 2

10 Aspectos psicológicos  Lida com processos psíquicos, ligados ao comportamento e a vivência humanam.  Visão psicológica diferencial: foca as diferenças entre as pessoas.  Psicologia do desenvolvimento: foca as diferenças no comportamento das pessoas considerando todo o seu tempo de vida.

11 Psicologia da música  Trata do comportamento e vivência musical dos indivíduos.  Psicologia da música aplicada: aborda a influência da música em ambientes diferentes ao que lhe é própria.  Psicologia educacional: foco no indivíduo aprendente.

12

13 Aproveitamento tríplice do conhecimento da psicologia da música 1. Esclarecer pré-requisitos da aula; 2. Dedução de princípios didáticos; 3. Aprendizado do conteúdo.

14 Aspectos sociológicos  Aborda as diferenças no comportamento sob influências sociais, de instituições e grupos. Sociologia da música  Examina as condições e efeitos da música de acordo com relações sociais.  A música como processo social, como influência no comportamento social.  Preferências e posições relacionadas à música e a produção cultural.

15 Sociologia da música  O olhar pedagógico sobre o homem: processos sociológicos  Campos de problemas pedagógico-musicais sociologicamente relevantes: 1. Socialização musical; 2. Socialização através da música.

16 Alunos :  Athos  Bruno  Christian Zanart  Glauco GRUPO 3

17 Outras disciplinas podem ter um significado pedagógico musical especial  Interligações das disciplinas com a música. Ex: Ciências políticas que relacionam o sistema político e suas convicções que definem os objetivos, as interpretações e concepções de formação musical, a pedagogia do esporte abrange a formação e educação através do movimento, jogo e esporte. A Pedagogia da arte pode ser estimulante para o processo de apropriação e transmissão da música.

18 Aspectos musicológicos  A pedagogia da música e a musicologia unem- se para compreensão da música. Para melhor apropriação e compreensão da mesma, é preciso refletir sobre história da música, estética, sociologia, teoria musical, psicologia e etnias musicais.

19 Aspectos pedagógicos  Diversas formas de pedagogia que estão diretamente relacionas e são aplicáveis à pedagogia musical.

20 Alunos :  Gláucia  Rayme GRUPO 4

21 A pedagogia musical entrelaçada a outras disciplinas  A Pedagogia Musical e relações entre “pessoas e música”.  Problemas de apropriação e transmissão da música.  A Pedagogia da música não é somente um “recurso”, mas apresenta disciplinas que se integram.

22 Particularidades das disciplinas e complexos temáticos interdisciplinares

23 Figura : Em Pauta – v.11, n.16/17 – abril/novembro 2000

24 Figura – In: Möller,B. Logik der Pädagogik, Oldenburg 1992.

25 Alunos :  Denise  Elizeu  Weider GRUPO 5

26 O conhecimento pedagógico-musical  Não se encontra exclusivamente dentro dos institutos científicos;  Diz respeito às pessoas que transmitem conhecimentos e habilidades próprios da música.

27 Saber pedagógico musical (Idéias pedagógicas X Idéias estético-musicais)  Sigrid Abel-Struth: redução das tarefas pedagógicas à aquisição de conhecimentos;  Christoph Ritchter: relacionamento e experiência com a música;

28 Saber pedagógico musical (Idéias pedagógicas X Idéias estético-musicais)  H. J. Kaiser: funções à pedagogia da música 1. Entendimento (o que ocorre no fenômeno da aquisição musical); 2. Aplicação (como podem ocorrer os processes de aquisição musical); 3. Causa (como promover os processos de aquisição).

29 Modelo Estrutural pedagógico-musical

30


Carregar ppt "Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical Disciplina: Tópicos Optativos em Linguagem Turma: 6º período Licenciatura em Música."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google