A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. INDÚSTRIA INDÚSTRIA É o conjunto de atividades produtivas que transforma matérias-primas em mercadorias para o consumo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. INDÚSTRIA INDÚSTRIA É o conjunto de atividades produtivas que transforma matérias-primas em mercadorias para o consumo."— Transcrição da apresentação:

1 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

2 INDÚSTRIA INDÚSTRIA É o conjunto de atividades produtivas que transforma matérias-primas em mercadorias para o consumo.

3 INDÚSTRIA INDÚSTRIA Está presente nas nossas vidas há muito tempo e tem passado por mudanças ou revoluções.

4 Do artesanato à manufatura e à indústria moderna Do artesanato à manufatura e à indústria moderna Produção artesanal familiar: destinava-se ao consumo ou uso da própria família, podendo haver um excedente para ser trocado no mercado.

5 Do artesanato à manufatura e à indústria moderna Do artesanato à manufatura e à indústria moderna A produção deixou de ser FAMILIAR e passou a ser executada por várias pessoas contratadas, como uma empresa – a MANUFATURA.

6 Do artesanato à manufatura e à indústria moderna Do artesanato à manufatura e à indústria moderna As grandes navegações marítimas dos séculos XV e XVI contribuíram para o crescimento do comércio. Os produtos manufaturados da Europa eram transportados para o mundo, onde eram vendidos.

7 Do artesanato à manufatura e à indústria moderna Do artesanato à manufatura e à indústria moderna Por volta do ano 1000 d.C, a população que vivia na zona rural passou também a viver nas cidades, o que estimulou o desenvolvimento do artesanato e do comércio. Inglaterra no começo da Revolução Industrial Com o desenvolvimento da MANUFATURA, ocorreu a divisão da produção: o CAMPO continuou a produzir alimentos e a CIDADE passou ser o centro de produção de mercadorias e serviços. Com o desenvolvimento da MANUFATURA, ocorreu a divisão da produção: o CAMPO continuou a produzir alimentos e a CIDADE passou ser o centro de produção de mercadorias e serviços.

8 Do artesanato à manufatura e à indústria moderna

9 Do manufatura para a indústria Do manufatura para a indústria 1ª Revolução Industrial:  Foi conhecida como a passagem da manufatura para a maquinofatura.  Foi uma verdadeira revolução do modo de produzir mercadorias.  Passou a produzir uma quantidade muito maior de produtos em tempo bastante menor

10 Máquina de Fiar Do manufatura para a indústria Do manufatura para a indústria 1ª Revolução Industrial

11 Máquina a Vapor A locomotiva a vapor causou uma verdadeira revolução, pois provocou profundas alterações nos transportes terrestres, que até então dependiam da força ou tração animal.

12 Do manufatura para a indústria Do manufatura para a indústria 1ª Revolução Industrial Tear mecânico, aparelho para tecer, ou seja, fabricar tecidos com os fios fornecidos pelas máquinas de fiar.

13 Do manufatura para a indústria Do manufatura para a indústria 2ª Revolução Industrial  É considerada uma fase de grandes transformações para a humanidade.  Várias descobertas e invenções, datadas entre 1850 e aproximadamente a primeira metade do século  As máquinas se tornavam cada vez mais aperfeiçoadas, surgindo eletricidade, telégrafo, telex, telefone e motor à combustão (carro, avião, navio).

14 Do manufatura para a indústria Do manufatura para a indústria 2ª Revolução Industrial TRANSPORTES

15 Do manufatura para a indústria Do manufatura para a indústria 2ª Revolução Industrial COMUNICAÇÃO

16 Do manufatura para a indústria Do manufatura para a indústria 2ª Revolução Industrial FONTES DE ENERGIA

17 Do manufatura para a indústria Do manufatura para a indústria 3ª Revolução Industrial  É o desenvolvimento da eletrônica, que permitiu o aparecimento da informática e a automação das indústrias.  Entre as técnicas destaca-se a robotização, isto é, o uso de robôs controlados por computadores que realizam o trabalho dos seres humanos.

18 Do manufatura para a indústria Do manufatura para a indústria 3ª Revolução Industrial

19 O uso de robôs controlados por computadores que realizam o trabalho dos seres humanos.

20 OPERÁRIOS Tarsila do Amaral O quadro, pintado em 1933, retrata o início da industrialização brasileira, com toda a gente que veio dos quatro cantos do país, e do mundo, para pegar pesado nas fábricas.

21 Nesta charge ao lado, mostra o ciclo estabelecido quando a personagem está se sentindo mal devido a alta emissão de gases poluentes de uma indústria na região onde ele vive, e vai ao médico que receita-lhe um determinado remédio para “contornar” o problema que a poluição está lhe causando como tosse, falta de ar. A personagem vai a farmácia onde adquire o remédio que foi receitado. No desfecho da charge, mostra a mesma cena inicial, retomando a indústria que está poluindo o ambiente, e ao ampliar o foco nesta empresa, observamos que é a responsável pela fabricação do remédio utilizado para contornar os males que a poluição está causando as pessoas.


Carregar ppt "REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. INDÚSTRIA INDÚSTRIA É o conjunto de atividades produtivas que transforma matérias-primas em mercadorias para o consumo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google