A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Aula interativa;  Sala de vídeo;  Utilização do laboratório de Informática;  Motivação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Aula interativa;  Sala de vídeo;  Utilização do laboratório de Informática;  Motivação."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4  Aula interativa;  Sala de vídeo;  Utilização do laboratório de Informática;  Motivação.

5  Quem tem computador com acesso à internet em casa?  Quem acessa ou já acessou internet?  Seus pais os autorizam a utilizar a internet?  Quanto tempo em média vocês utilizam internet por dia?  Para que vocês utilizam a internet?

6 Por meio de debate ou “roda da conversa”  Solicitar aos alunos que leiam a atividade de pesquisa feita com a ajuda dos pais.  Explicar aos alunos que podemos fazer uso da internet, sem prejudicar outras pessoas e nem nos prejudicar.

7  O professor poderá apresentar algumas situações em que o uso da internet pode ser prejudicial.  É importante dar espaço aos alunos, para que eles possam colaborar, sugerindo situações de risco, além das que foram citadas pelo professor.

8  Usadas sem limites ou quando substitui todas as outras atividades de lazer;  Acessadas por pessoas mal intencionadas;  Circula e dissemina informações falsas sobre as pessoas;  Propaga diferentes tipos de vírus por meio de arquivos para downloads;  Divulga sites ilegais com conteúdos impróprios para crianças.

9  A instrumentalização é o caminho pelo qual o conteúdo sistematizado é posto à disposição dos alunos para que o assimilem e o recriem e, ao incorporá-lo, transformem-no em instrumento de construção pessoal e profissional.

10  Apresentar para os alunos pequenas histórias que retratam situações de uso irresponsável da internet;  Exibir slides das histórias em quadrinhos aos alunos sem o final da história;  Solicitar aos alunos que escolham uma história e criem um final para ela.

11  Ao final da atividade, os alunos de modo oral, comentam os finais criados para a história escolhida;  Somente após as exemplificações, o professor exibe como as histórias realmente terminam. (sugerimos utilizar projetor multimídia);

12

13  Solicitar, após a realização de todas as atividades, que os alunos registrem por escrito ao menos 5 dicas de segurança na internet.  Construir de forma coletiva um regulamento para o uso do laboratório de informática, contendo dicas de segurança para os alunos.

14

15  Poder falar com os amigos a qualquer hora, e quando quiser;  Conhecer pessoas novas com os mesmos interesses;  Fazer pesquisas para trabalhos escolares, e obter informações que quiser;  Partilhar e discutir informações e conhecimentos com outras pessoas;  Pode jogar, ouvir músicas e ver filmes.

16  Vírus no computador;  Enganos na internet;  Informações falsas;  Spam-lixo eletrônico;  Conteúdos ilegais;  Sites impróprios.

17  Não abrir um desconhecido, ou fazer download de um programa desconhecido (pode ter vírus);  Cuidado com as novas amizades conquistadas na internet (pois a propaganda pode ser enganosa);

18  Nem tudo que ler na internet é verdadeiro: é preciso ter atenção com as pesquisas feitas na internet, e verificar sempre as fontes;  Cuidado com conteúdos ilegais: Incentivo a violência, pedofilia, bullying, fotografias e vídeos impróprios;  Incentivar os pais a verificarem os sites onde seus filhos estão navegando. E, se acharem algum indício de irregularidade, acionar as autoridades competentes.

19  Sugerimos que o professor construa, a partir dos conteúdos trabalhados, uma avaliação contendo questões verdadeiras e falsas relativas ao uso responsável da internet.  Após respondidas e passadas pela correção do professor, as perguntas poderão ser corrigidas com toda a turma de modo oral, de modo que o professor possa ressaltar os erros mais comuns encontrados.

20 O acesso à Internet é muito importante e positivo. É necessária uma atitude positiva em relação à Internet. Não podemos privar as crianças e os jovens, devemos garantir que todos tenham acesso à Internet. São muitos os benefícios que eles obtêm da Internet. Cada vez mais, as novas tecnologias são importantes no nosso dia a dia e essenciais para a vivência e o futuro das crianças e jovens de hoje. A grande maioria das pessoas que usam a Internet tem experiências positivas. No entanto, tal como em qualquer situação – viajar, cozinhar ou ir à escola – existem alguns riscos. O mundo da Internet, tal como o resto da sociedade compreende um leque vasto de pessoas. A Internet é mesmo um reflexo da sociedade, há coisas boas, mas também há coisas más, há gente boa e gente má, gente que atua de má fé, com vontade de insultar, contestar, ofender, explorar, extorquir, … por tudo isso, sempre que as crianças e os jovens navegam pela Internet há que ter em conta todos os riscos a que se expõem.

21     avel.ppt avel.ppt    internet internet

22 Deile Donizete Eliane Cirilo Paula Freitas Lindalva B. Moura


Carregar ppt " Aula interativa;  Sala de vídeo;  Utilização do laboratório de Informática;  Motivação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google