A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Canto de Paz Aperfeiçoamento Teórico Série harmônica, consonância e dissonância de intervalos e Escalas Maiores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Canto de Paz Aperfeiçoamento Teórico Série harmônica, consonância e dissonância de intervalos e Escalas Maiores."— Transcrição da apresentação:

1 Canto de Paz Aperfeiçoamento Teórico Série harmônica, consonância e dissonância de intervalos e Escalas Maiores

2 Série harmônica  É o conjunto de sons que acompanham um tom fundamental (som gerador, som principal)

3 Série harmônica  Cada nota tem, proporcionalmente, a mesma série harmônica. Porém a intensidade e qualidade de harmônicos varia de instrumento para instrumento.

4 Consonância e Dissonância de intervalos Em música, uma consonância (do latim consonare, significando soar junto) é uma harmonia, um acorde ou um intervalo considerado estável, em relação a uma dissonância que é considerada instável. A definição mais restritiva de consonância pode ser aqueles sons que são agradáveis enquanto que a definição geral inclui quaisquer sons que forem usados livremente.

5 Consonância e Dissonância de intervalos  As notas da série harmônica próximas do tom gerador produzem as consonâncias, as mais afastadas produzem as dissonâncias.

6 Consonância e Dissonância de intervalos Intervalos Consonante: perfeito 1ªj,4ªj,5ªj e 8ªj imperfeito 3ª M e m, 6ª M e m Dissonante: Neutro 4ªA e 5ªD suave 7ªm e 2ªM forte 7ªM e 2ªm Dissonante condicional: intervalos aumentados e diminutos (nem todos).

7 Consonância e Dissonância de intervalos  As dissonâncias têm sido entendidas e escutadas de maneiras diferentes nas diversas tradições, culturas, estilos e períodos musicais.  No início do Renascimento, intervalos como, por exemplo, a quarta justa, eram considerados como grandes dissonâncias que deviam ser imediatamente resolvidas

8 Escala Maior  Escala Maior- é uma diatônica que tem dois semitons entre os graus III – IV e VII-I. Entre os outros graus há um tom!!

9 Denominação da escala  A escala toma nome do seu primeiro grau e da tonalidade que lhe é própria.  Ex: Dó maior indica que o modo é maior Nome do primeiro grau

10 Formação das escalas

11

12 Escalas Maiores susteinizadas

13 Escalas bemolizadas

14 Escalas maiores bemolizadas

15 Ordem dos sustenidos na armadura  Fa – Dó – Sol – Ré – Lá – Mi – Si

16 Ordem dos bemóis na armadura  Si – Mi – Lá – Ré - Sol – Dó - Fá

17 Circulo das 5ªs


Carregar ppt "Canto de Paz Aperfeiçoamento Teórico Série harmônica, consonância e dissonância de intervalos e Escalas Maiores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google