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Modelo de Gestão da Manutenção de ativos

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Apresentação em tema: "Modelo de Gestão da Manutenção de ativos"— Transcrição da apresentação:

1 Modelo de Gestão da Manutenção de ativos
Orientação da Diretoria de Operação: Gestão da Manutenção da Transmissão com foco em Resultados obtidos a partir da adoção da TPM para assegurar a disponibilidade de ativos com confiabilidade.

2 Razões para implementação do processo metodológico TPM
A Eletronorte é responsável pelo O&M de um Sistema de longas linhas de Transmissão Radial, em região com baixa infra-estrutura de acesso às torres de transmissão com 40% das LTs não atendendo ao critério (n-1) e subestações de grande porte, com 50 % delas sem atender ao critério (n-1) para transformadores.

3 Sistema de Transmissão de característica radial
A Eletronorte é responsável pelo O&M de ativos instalados em 58% do Território Brasileiro Mapa eletro geográfico 2012 Sistema de Transmissão de característica radial

4 Diagrama simplificado da expansão
Sistema de Transmissão na Região Amazônica em Plena Expansão Diagrama simplificado da expansão Expansão em andamento Potência instalada total = MW Potência instalada sist. Interligado = MW Total de Km de Linhas de transmissão = Km

5 Análise do novo ambiente no setor elétrico
Renovação de Concessões Expansão e ampliações e reforços sem aumento de equipes Expansão e ampliação e reforços sem aumento das equipes de manutenção Novo ambiente Redução significativa de receita nas renovações prestação de serviços de O&M Disputa de leilões Transmissão e Geração Vence quem propor o menor valor de remuneração

6 Visão Esclarecida: 2020  Energia limpa e rentável
Mapa Estratégico 2010/2020 Visão Esclarecida:  Energia limpa e rentável Alcançar resultados sustentáveis Financeira Resultado Valores para os Acionistas: Geração de Caixa e Rentabilidade Clientes e mercado Obter reconhecimento como empresa classe mundial Desenvolver o portfólio de negócios Valores para os Clientes: Preço, Qualidade, Acesso, Continuidade, Prazo e Negócio Sustentável Solucionar questões estruturais Aumentar a eficiência e eficácia operacional Aumentar a eficiência e eficácia na gestão do crescimento Integrar e eficientizar a gestão dos programas sociais e ambientais Processos Ação Garantir conhecimentos, habilidades e atitudes para a execução dos negócios Disponibilizar tecnologias e infraestrutura para suportar os negócios Sustentabilidade Empresarial = equilíbrio econômico / financeiro, ambiental e social Valores: Foco em resultados, Empreendedorismo e inovação, Valorização e comprometimento das pessoas, Ética e transparência Aprendizagem e crescimento Liderar a execução das estratégias 6

7 Estratégia implementada na gestão da manutenção de ativos:
Potencializar as equipes para atuarem de forma sistêmica; Melhorar o processo e adequar a estrutura para possibilitar a atuação de forma sistêmica; Firmar Contratos de Gestão com estabelecimento de metas para redução dos custos de O&M; Direcionar os programas de P&D+I para desenvolvimento de novas tecnologias de monitoramento das condições dos equipamentos; Desenvolver continuamente o processo metodológico TPM; Acoplar o TPM com o Planejamento Estratégico e com o Modelo de Excelência de Gestão.

8 Estratégia Implementada: Primeira mudança na Estrutura organizacional visando equipes sistêmicas
Diretoria Executiva Presidência Diretoria de Engenharia Diretoria Econômica e Financeira Operação Gestão Regional de Produção do Amapá Regionais de Transmissão Maranhão Rondônia Mato Grosso Roraima Pará Tocantins Acre Produção Hidráulica Sistêmica: Superintendência de Produção Hidráulica - OGH UHE Tucuruí Samuel Curuá-Una Sup. de Engenharia Operação Sup. de Gestão da Inovação Tecnológica Sup. de Engenharia Manutenção Sup. de Engenharia Geração Sup. de Gestão Antecipada Transmissão

9 Metodologia TPM T P M Total Productive Maintenance Manutenção Produtiva Total Productivity Management Gestão da Produção Total Performance Maintenance Gestão da Performance Total Buscar a máxima eficiência do sistema de Produção; Eliminar todas as perdas; Maximizar o ciclo de vida útil dos equipamentos; Abranger todos os departamentos da empresa; Envolver todos os empregados.

10 Principais Objetivos dos pilares TPM
Manutenção Planejada - MP Manutenção Autônoma - MA Falha Zero Melhoria Específica - ME Gestão Antecipada - GA Educação e Treinamento - ET Capacitação Processos Administrativos - PA Zero perda administrativa Manutenção da Qualidade - MQ Zero defeito Segurança - SG, Saúde - SD e Meio Ambiente - MB Zero acidente Sustentabilidade - SU

11 ∡ TPM : GESTÃO DE ATIVOS DA MANUTENÇÃO
Estruturação da Rotina da Manutenção Planejada Falha Zero Manutenção Autônoma Manutenção Especializada Transferência de atividades da MP para a MA Implementação de medidas contra falhas Ações para reparo de falhas (Manutenção corretiva) Utilização de tecnologias de diagnósticos (Inspeção funcional) Conduzir adequadamente a análise de falhas Prevenir recorrências Reduzindo as Falhas Reduzindo as pequenas paradas Reduzindo os defeitos Elaborar Melhorias Reduzindo as emergências (EM´s)

12 Evolução da Manutenção Desenvolvimento de Melhorias e Inovações
TPM : GESTÃO DE ATIVOS DA MANUTENÇÃO Evolução da Manutenção Desenvolvimento de Melhorias e Inovações Melhorar a eficiência da MP Otimização Otimização dos métodos de manutenção Assegurando a Confiabilidade Otimizando os custos de Manutenção Gestão da Árvore de Falhas Ação Preventiva Desenvolvimento e Melhorias em tecnologias de diagnóstico Prevenção de falhas e defeitos Inspecionando funções do equipamento RCM

13 Estratégia Implementada:
Sincronização do TPM com o Planejamento Estratégico

14 TPM no Modelo em Rede

15 Ciclos da Rotina = TPM nos Painéis de Atividades
TPM no Modelo em Rede Financeiro Pessoal Saúde Aquisição Meio Ambiente Segurança Operação Manutenção Administração Ciclos da Rotina = TPM nos Painéis de Atividades Auditoria 1: Nos Painéis de Atividades busca-se evidências do cumprimento dos Ciclos das Rotinas das Equipes MA MP MD

16 CENTRO DE PLANEJAMENTO CORPORATIVO CPC - SEDE
Gestão das Atividades da Manutenção dos Ativos na Eletronorte CENTRO DE PLANEJAMENTO CORPORATIVO CPC - SEDE Análise de desempenho do processo de manutenção na Eletronorte CENTRO DE PLANEJAMENTO REGIONAL CPR - REGIONAL Análise de desempenho do processo de execução da manutenção na Regional Centro de Planejamento Divisão CPD - DIVISÃO Planejamento e Execução da manutenção

17 Gestão do Plano de Manutenção de Ativos na Eletronorte

18 ESTRUTURA E TIPOS DE MANUTENÇÃO REALIZADOS NA ELETRONORTE
Programada - PM Não Programada Preventiva Baseada no Tempo (periódica) TBM Baseada na condição (preditiva) CBM Corretiva Melhoria Manutenção Pós-Falha Manutenção de Emergência ou Urgência Inspeções e serviços periódico Supervisão e Diagnóstico Periódico

19 CBM : novas tecnologias na operação e manutenção integradas a rotina
Diagnóstico de Transformadores e Reatores através do ensaios de descargas parciais pelo método de emissão acústica.

20 Inspeção termográfica Defeito encontrado
CBM : novas tecnologias na operação e manutenção integradas a rotina Descargas parciais (DP) - Diagnóstico de TPs e TCs (ELN – CEPEL). Combinação de técnicas de inspeção instrumental para LTs Inspeção de Efeito Corona (UV) Inspeção termográfica Defeito encontrado

21 Plano de Contingências (LTs – SEs) Plano de Contingências (LTs – SEs)
O PLANO DE CONTINGÊNCIA É COMPOSTO DE: Rotina de acionamento e localização de falhas Plano de atendimento a emergência Mapa de acesso. Mapa de localização das estruturas Pátio de armazenamento de estruturas reservas Sobressalentes: kit de parafusos, acessórios e isoladores Banco de dados Transporte de material (baú de atendimento a emergência) Oficina móvel Torres de emergência de alumínio Grupo gerador Redução do tempo de reparo por estrutura de LT em 70% Equipe em Ação Transporte de Material Bancada móveis Contrato/Convênio

22 TPM no Modelo em Rede - 1 º Zona de crescimento
Operação Manutenção Administração ME - Melhorias Específicas Redução de Perdas; Redução de Falhas; Eliminação do que não agrega Valor; Nova forma de fazer o Processo. CASES DE MELHORIAS ESPECÍFICAS MA MP MD Auditoria 2: Práticas que se evidenciam através dos Cases da ME

23 Atividades ME : CICLO DE ELIMINAÇÃO DE PERDAS
MATRIZ DE CRITICIDADE LISTA E TIMES DE MELHORIAS ÁRVORE DE FALHAS ÁRVORE DE PERDAS

24 TPM no Modelo em Rede - 2 º Zona de crescimento
Operação Manutenção Administração MQ - Melhorias da Qualidade Indicadores de Verificação (IV); Sistemática de monitoramento dos IV; Relação das causas e efeitos dos IV sob os Indicadores de Resultados; IVs contribuem para ações preventivas. INDICADORES & PREVENÇÃO Auditoria 3: Nos Indicadores dos Processos busca-se evidências da prática da MQ e seus efeitos sob os Indicadores de Resultados MD MP MA

25 TPM no Modelo em Rede - 2 º Zona de crescimento
Operação Manutenção Administração MQ - Melhorias da Qualidade Falha no processo implica em revisitar os indicadores ou estabelecer novos monitoramentos que levem à prevenção da falha Auditoria 3: Nos Indicadores dos Processos busca-se evidências da prática da MQ e seus efeitos sob os indicadores de resultados MD MP MA

26 CBM : Monitoramento das Condições dos Equipamentos
DE BUCHAS DE AT

27 TPM no Modelo em Rede - 3 º Zona de crescimento
Operação Manutenção Administração GA - Gestão Antecipada Implantação e replicação de melhores práticas; Análise comparativa e Benchmarking; Inovações e melhorias nos futuros projetos / especificações; Busca as perdas e falhas de equipamentos com mais idade de operação para executar ações de prevenção nos similares que são mais jovens. Ambiente Externo + Melhores Práticas + Plano Estratégico’ Auditoria 4: Implantação das melhores práticas, ações de prevenção utilizando falhas e perdas de equipamentos antigos nos mais jovens, Benchmarking, fazem parte da prática da GA MD MP MA

28 Estrutura Base: Ciclos da Rotina
TPM no Modelo em Rede Operação Manutenção Administração ME - Melhorias Específicas MQ - Melhorias da Qualidade GA - Gestão Antecipada Estrutura Base: Ciclos da Rotina MA MP MD

29 Falhas & Defeitos Disponibilidade Equipe Sistêmica
APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ÁRVORE DE F&D SISTÊMICA ÁRVORE DE F&D DE DISJ. SISTÊMICA Análise de Criticidade Sistêmica Equipe Sistêmica (sede + Especialistas das Regionais) Análise dos Problemas (Ferramentas adequadas) Falhas & Defeitos Disponibilidade Por que porque Análise PM RCM Certificação da Equipe Capacitação da Equipe Estabelecimento dos Pontos de Controle de Qualidade (Pontos “Qs”) Instruções Técnicas Virtuais (ITVMs / ITVOs) Revitalização do Equipamento Indicadores Preventivos para acompanhamento do desempenho dos Disjuntores

30 Revitalização do Equipamento
APLICAÇÃO DA METODOLOGIA Revitalização de Disjuntores - Equipe Sistêmica (sede + Especialistas das Regionais) Revitalização do Equipamento

31 Instruções Técnicas Virtuais (ITVMs / ITVOs)
APLICAÇÃO DA METODOLOGIA Revitalização de Disjuntores - Equipe Sistêmica (sede + Especialistas das Regionais) Instruções Técnicas Virtuais (ITVMs / ITVOs)

32 Estabelecimento dos Pontos de Controle de Qualidade (Pontos “Qs”)
APLICAÇÃO DA METODOLOGIA Revitalização de Disjuntores - Equipe Sistêmica (sede + Especialistas das Regionais) Estabelecimento dos Pontos de Controle de Qualidade (Pontos “Qs”)

33 + SAGE/EMS Controle de Informação e de Dados
Ferramentas de Gestão Utilizadas no Controle dos Ativos Controle de Informação e de Dados Módulo PM SAP R3 Info-OPR MONITORAMENTO ONLINE DOS EQUIPAMENTOS + SAGE/EMS Engenharia Gerência Supervisão Manutenção Centro de Tecnologia CEPEL DEFEITO / FALHAS / CAUSA AÇÕES RESULTADOS: Diagnóstico e Análise dos equipamentos; Controle da condição dos equipamentos; Acompanhamento de ensaios elétricos; Monitoramento online dos equipamentos;

34 Modelo de Rede + Hierarquia do Conhecimento + Objetivos Estratégicos
Sistema da Gestão Estratégica Dimensão Financeira Inovações Contínuas Socio Ambiental Justo Viável Sustentabilidade Resultado MQ GA ME Manutenção Autônoma MQ GA ME Manutenção Planejada MQ GA ME Administrativo, Fianaceiro e Engenharia Ação Sistema Integrado MQ GA ME Educação e Treinamento Ambiental Socio Saúde Segurança Inovação

35 Indicadores de Disponibilidade de Equipamentos e Linhas de Transmissão
Resultados Indicadores de Disponibilidade de Equipamentos e Linhas de Transmissão MELHOR MELHOR

36 Indicador de Parcela Variável de Equipamentos e Linhas de Transmissão
Resultados Indicador de Parcela Variável de Equipamentos e Linhas de Transmissão MELHOR

37 Contrato de Gestão – Instrumento iniciado pela Diretoria de Operação
Estratégia Implementada: Contrato de gestão com metas técnicas e de PMSO em todas as Unidades da DO Contrato de Gestão – Instrumento iniciado pela Diretoria de Operação com todas Unidades da Diretoria de Operação Engloba metas técnicas e de PMSO

38 Obrigado!


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