A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo Jocilene Corrêa Vasco e Rafael Zanotelli Fernandes GEO-OBRAS Soluções compartilhadas de sistemas de controle.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo Jocilene Corrêa Vasco e Rafael Zanotelli Fernandes GEO-OBRAS Soluções compartilhadas de sistemas de controle."— Transcrição da apresentação:

1 Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo Jocilene Corrêa Vasco e Rafael Zanotelli Fernandes GEO-OBRAS Soluções compartilhadas de sistemas de controle de obras públicas

2 GEO-OBRAS Histórico – Período de implantação do projeto: 01/03/2012 a 30/09/2012 – Equipe: 2 Auditores de Controle Externo 2 Técnicos de Informática – Dificuldades: Banco de Dados Cadastro das Unidades Gestoras

3 GEO-OBRAS 1

4 2

5 3

6 4

7 5

8 GEO-OBRAS TCEES: Território ,583 Km² 78 municípios 431 UG’s, incluindo o TCEES Início dos cadastros das UG’s em outubro de 2012 Treinamento iniciou em setembro de 2012 (39 turmas até o momento com 689 participantes – estão programadas mais 5 turmas com previsão de mais 150 participantes até o final deste ano)

9 GEO-OBRAS Obrigatoriedade da prestação das informações a partir de 01/09/2013. Resolução TC nº 245/12 - Dispões sobre o Sistema Geo-Obras. Estão sendo informadas as obras e serviços de engenharia ocorridos em 2012 e Cerca de 300 UG’s já se cadastraram no Geo - Obras até o momento, com mais de obras e serviços de engenharia informados, cujos valores resultam em mais de R$ 5 bilhões de recursos públicos investidos. Cerca de obras estão em andamento e em torno de 160 obras estão paralisadas no momento.

10 GEO-OBRAS IMPACTOS POSITIVOS: TCEES As auditorias desse ano foram iniciadas antes do Sistema ser alimentado com os dados pelos jurisdicionados. As auditorias para o próximo ano já poderão utilizar os dados do Geo- Obras. Hoje já é possível utilizarmos as informações inseridas no sistema, inclusive solicitar a inserção de documentos referentes a obras e serviços de engenharia do interesse do Tribunal.

11 GEO-OBRAS JURISDICIONADO Devido à característica do Sistema, onde a inserção de dados se dá de forma encadeada de modo que a NÃO inserção de uma informação obrigatória impossibilita a inserção da informação seguinte, obriga aos jurisdicionados a adoção de ações em consonância com o regime jurídico de contratações de obras e serviços de engenharia, sendo um dos efeitos positivos da implantação do Geo-Obras pelo TCEES a adoção de novos procedimentos e rotinas entre os jurisdicionados, construindo, de forma gradual, um sistema de valores com foco na gestão de recursos públicos de forma eficiente.

12 GEO-OBRAS CIDADÃO A implantação do Geo-Obras pelo TCEES é muito recente e a alimentação do Sistema com os dados das obras e serviços de engenharia executados pelo Estado e Municípios passou a ser obrigatório nesse mês, portanto ainda não temos muitas informações sobre os resultados gerados para a sociedade capixaba, mas já recebemos algumas solicitações de informações através do Geo-Obras Cidadão. Está previsto pelo TCEES uma ampla divulgação dessa ferramenta à sociedade capixaba com divulgação do Geo-Obras Cidadão nos meios de comunicação e para as entidades civis organizadas.

13 GEO-OBRAS CONCLUSÃO Apesar de ter sido implantado recentemente pelo TCEES o Sistema Geo-Obras tem se mostrado adequado não só aos serviços de auditoria, mas também como uma ferramenta que orienta os gestores nas ações a serem tomadas desde a fase de licitação do contrato até a entrega das obras e serviços de engenharia. Exaltamos também a participação do cidadão como um colaborador para ampliação do campo de atuação dos órgãos fiscalizadores.

14 GEO-OBRAS Contato para o compartilhamento de soluções: Jocilene Corrêa Vasco (27) Rafael Zanotelli Fernandes (27) Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo Rua José Alexandre Buaiz, 157, Enseada do Suá – Vitória/ES CEP: Tel.:(27)


Carregar ppt "Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo Jocilene Corrêa Vasco e Rafael Zanotelli Fernandes GEO-OBRAS Soluções compartilhadas de sistemas de controle."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google