A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Naturais 7ano Estrutura Interna da Terra Power Point feito por: Pedro Alexandre Machado Nunes Correia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Naturais 7ano Estrutura Interna da Terra Power Point feito por: Pedro Alexandre Machado Nunes Correia."— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Naturais 7ano Estrutura Interna da Terra Power Point feito por: Pedro Alexandre Machado Nunes Correia

2 Estrutura Interna da Terra Apesar de o homem habitar o planeta Terra há muito tempo, ainda está longe de o compreender na sua totalidade. Conhecer a composição da estrutura interna da Terra é uma das questões que sempre despertou o seu interesse, mas não tem sido tarefa fácil, pois o nosso planeta tem 6300Km de raio. Para responder a esta questão, muito tem contribuído os avanços da ciência e da tecnologia.

3 Quais os métodos utilizados pelos cientistas no estudo do interior da Terra? Para o estudo do interior da Terra os cientistas apoiam- se em: Métodos Diretos Métodos Indiretos

4 Métodos diretos

5 Métodos Diretos Um exemplo de método direto é a vulcanologia- estudo da atividade vulcânica. Quando os vulcões estão em atividade, lançam para o exterior da Terra materiais provenientes de zonas internas. O magma pode arrancar fragmentos de rochas existentes nessas zonas e arrastá-los consigo, ainda no estado sólido. Quando estes fragmentos ficam aprisionados na rocha magmática após solidificar, permitem aos cientistas (vulcanólogos) obter e estudar amostras de rochas existentes no interior da Terra.

6 Métodos Diretos As escavações do terreno e a exploração mineira são exemplos de métodos diretos. As escavações do terreno e a exploração mineira permitem obter dados sobre zonas do interior da Terra até à profundidade de cerca de 4km.

7 Métodos Diretos As sondagens geológicas são também um exemplo de método direto. Estas, consistem em furos abertos no terreno com a finalidade de recolher amostras de rochas do interior da Terra, para serem posteriormente analisadas.

8 Métodos Indiretos

9 A sismologia é um exemplo de método indireto. A sismologia, permite avaliar a densidade e o estado físico dos materiais do interior da Terra através do estudo da velocidade e do modo de propagação das ondas sísmicas em profundidade. A sismologia permitiu compreender que o interior da Terra não é homogéneo, é heterogéneo. Significados Homogéneo- composto por elementos de mesma natureza, ou seja se assim fosse o comportamento das ondas sísmicas era igual. Heterogéneo- é composto por elementos diferentes, ou seja o comportamento das ondas sísmicas é diferente. Significados Homogéneo- composto por elementos de mesma natureza, ou seja se assim fosse o comportamento das ondas sísmicas era igual. Heterogéneo- é composto por elementos diferentes, ou seja o comportamento das ondas sísmicas é diferente.

10 Métodos Indiretos A astrogeologia é também um método indireto, a astrogeologia fornece informações a composição do interior da terra indiretamente, visto que se acredita que todos os corpos que constituem o Sistema Solar tiveram a mesma origem, a partir de materiais idênticos. Assim o estudo de meteoritos e de outros astros do Sistema Solar permite obter dados sobre o nosso próprio planeta.

11 Modelos da estrutura interna da Terra

12 Modelos propostos Entre os vários modelos propostos pelos cientistas pode-se destacar: Modelo Químico Modelo Físico

13 Modelo Químico

14

15

16 Modelo Físico

17 Nota: Neste esquema não se encontra presente a Zona de Transição.

18 FIM…


Carregar ppt "Ciências Naturais 7ano Estrutura Interna da Terra Power Point feito por: Pedro Alexandre Machado Nunes Correia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google