A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico da Guarda TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ENERGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico da Guarda TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ENERGIA."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico da Guarda TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ENERGIA

2  Homo Sapiens + TIC, GSM, IP, WWW (World Wide Web) = Homo Interneticus.

3  Como se alimenta esta rede ? GSM 3G IP Wireless Data Network (http://www.cisco.com )http://www.cisco.com  Como é constituída esta rede?

4  As TIC processam informação, processando também energia.

5  Como obter a energia elétrica (verde)?

6  Mas nem só de energia elétrica vivem as TIC !

7  Como garantir fiabilidade e autonomia de centros isolados?  Sistemas híbridos de energia (eolico/solar), complementares entre si, para produção de eletricidade e frio.  Sistemas de armazenamento de energia.  Como obter frio a partir do vento/sol ?  Sistemas de ar condicionado tradicionais (usando apenas eletricidade).  Máquinas de absorção/adsorção (usando eletricidade e calor).

8  Como obter e armazenar calor do sol ? Trivial (coletores solares) Mas… eficiência de sistemas fotovoltaicos (que produzem eletricidade) depende da temperatura ! Arrefecendo paineis fotovoltaicos integrando-os com colectores solares Como minimizar o efeito ? Paineis PV/T

9  Conjugando soluções, propõe-se um esquema de princípio para um sistema energético para centros de telecomunica- ções autónomos isolados (Projeto FCT - PDTC/EEA-EEL/114846/200).

10  O desafio energético para as TIC não é apenas a necessidade de eletricidade mas também o seu arrefecimento… de preferência verdes.

11  OBRIGADO PELA ATENÇÃO. QUESTÕES ?


Carregar ppt "Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico da Guarda TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ENERGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google