A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ADEMIR JUNIOR E WIDGLAN NUNES

2 CONCEITO VALORES, IDÉIAS E PREMISSAS CULTURA
HIERARQUIZAÇÃO DOS VALORES NA ORGANIZAÇÃO.

3 IMPORTÂNCIA Expressam o modelo de comportamento ideal esperado dentro de uma organização, pois os valores possibilitam que os membros de uma organização se identifiquem com os objetivos, missão e visão. Promover o compromentimento das pessoas como a empresa. Criação de um sentido comum, um modelo mental compartilhado possibilitando a implementação de um projeto e ideal coletivo.

4 FUNÇÃO “A função dos valores organizacionais tem como pressuposto, orientar a vida da empresa, isto é, guiar o comportamento dos seus membros. Eles são determinantes da rotina diária na organização , já que orientam a vida da pessoa e determinam a sua forma de pensar, de agir e de sentir”. Tamayo – UNB, 2000.

5 COMO IDENTIFICAR? Levantamento dos valores presentes nos documentos oficiais da empresa. Utilização das médias dos valores individuais dos membros das organizações como estimativa dos seus valores. Estudo da percepção que os colaboradores tem dos valores existentes e praticados na empresa.

6 ESTRUTURA VALORES ORGANIZACIONAIS HIERARQUIA CONSERVAÇÃO AUTONOMIA
ESTRUTURA IGUALITÁRIA HARMONIA DOMINIO

7 LIDERANÇA COMPROMETIMENTO INTEGRIDADE AUDÁCIA INTERAÇÃO
MELHORA CONTÍNUA

8 VISÃO Representa o que a organização pretende ser, como ela quer ser reconhecida. Estabelecer a direção e o foco da organização Garante o alinhamento e o comprometimento dos colaboradores. Resposanbilidade social. Excelência Inovação baseada na ciência. Honestidade e integridade Lucro, mas com trabalhos que beneficiem a sociedade.

9 Responsabilidade Empresarial
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tornou-se um fator de competitividade para os negócios. No passado, o que identificava uma empresa competitiva era basicamente o preço de seus produtos. Depois, veio a onda da qualidade, mas ainda focada nos produtos e serviços.

10 Responsabilidade Empresarial
Hoje, as empresas devem investir no permanente aperfeiçoamento de suas relações com todos os públicos. O conceito da RSE está relacionado com a ética e a transparência na gestão dos negócios.

11 Responsabilidade Empresarial
Fabricar produtos ou prestar serviços que não degradem o meio ambiente, promover a inclusão social e participar do desenvolvimento da comunidade são diferenciais cada vez mais importantes para as empresas na conquista de novos consumidores ou clientes

12 PIRÂMIDE DA RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL

13 Diretrizes da Responsabilidade Empresarial
1º Adote valores e trabalhe com transparência: Ser socialmente responsável é atender às expectativas sociais, com transparência, mantendo a coerência entre o discurso e a prática. Crie um ambiente de trabalho no qual questões possam ser discutidas Identifique e declare valores éticos com clareza

14 Responsabilidade Empresarial
2º Valorize empregados e colaboradores: Empresas que valorizam seus funcionários valorizam, na verdade, a si mesmas. Crie um ambiente de trabalho que incentive os funcionários a trazer novas ideias e opiniões sobre a empresa. Estabeleça uma diretriz contra esse abuso. Crie um programa de participação nos lucros. Seja solidário nas situações de emergência.

15 Responsabilidade Empresarial
3º Faça sempre mais pelo meio ambiente: Gerenciar com responsabilidade ambiental é procurar reduzir as agressões ao meio ambiente e promover a melhoria das condições ambientais. Motive os funcionários a preservar a natureza. Estabeleça uma política ecológica de compras. Faça uso eficaz de energia e água.

16 Responsabilidade Empresarial
4º Envolva Parceiros e Fornecedores: Todo empreendimento socialmente responsável deve estabelecer um diálogo com seus fornecedores incentivando os fornecedores para que também assumam compromissos de responsabilidade social. Comunique claramente suas expectativas. Formalize um comprometimento quanto a práticas trabalhistas.

17 Responsabilidade Empresarial
5º Proteja Clientes e Consumidores: A empresa socialmente responsável oferece qualidade não apenas durante o processo de venda, mas em toda a sua rotina de trabalho Promova o uso de seu produto com segurança e responsabilidade. Ofereça informações específicas, corretas e justas Proíba o uso de técnicas comerciais antiéticas. Procure oportunidades comerciais alternativas.

18 Responsabilidade Empresarial
6º Promova sua comunidade: A relação que uma empresa tem com sua comunidade de entorno é um dos principais exemplos dos valores com os quais está comprometida. Invista na comunidade. Adote um projeto específico. Ofereça apoio às escolas locais.

19 Responsabilidade Empresarial
7º Comprometa-se com o Bem Comum: O relacionamento ético com o poder público, assim como o cumprimento das leis, faz parte da gestão de uma empresa socialmente responsável. Combate à corrupção. Marque sua presença em fóruns locais. Integre-se aos movimentos sociais.

20 VALORES ORGANIZACIONAIS X RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL

21 VALORES ORGANIZACIONAIS X RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Mostram o ideal de estrutura e comportamento ético, cultural e a percepção por conta dos colaboradores. Responsabilidade Empresarial: Fator de competitividade nos negócios, respeito ao meio ambiente, cumprimento das funções sociais e analisar a “índole da empresa”.

22 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas, passo a passo. responsabilidade_micro_empresas_passo.pdf Acesso 13, de janeiro de 2012, às 17:00


Carregar ppt "VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google