A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ADEMIR JUNIOR E WIDGLAN NUNES MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ADEMIR JUNIOR E WIDGLAN NUNES MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ADEMIR JUNIOR E WIDGLAN NUNES MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

2  VALORES, IDÉIAS E PREMISSAS  CULTURA  HIERARQUIZAÇÃO DOS VALORES NA ORGANIZAÇÃO.

3  Expressam o modelo de comportamento ideal esperado dentro de uma organização, pois os valores possibilitam que os membros de uma organização se identifiquem com os objetivos, missão e visão.  Promover o compromentimento das pessoas como a empresa.  Criação de um sentido comum, um modelo mental compartilhado possibilitando a implementação de um projeto e ideal coletivo.

4  “A função dos valores organizacionais tem como pressuposto, orientar a vida da empresa, isto é, guiar o comportamento dos seus membros. Eles são determinantes da rotina diária na organização, já que orientam a vida da pessoa e determinam a sua forma de pensar, de agir e de sentir”. Tamayo – UNB, 2000.

5  Levantamento dos valores presentes nos documentos oficiais da empresa.  Utilização das médias dos valores individuais dos membros das organizações como estimativa dos seus valores.  Estudo da percepção que os colaboradores tem dos valores existentes e praticados na empresa.

6 VALORES ORGANIZACIONAIS HIERARQUIACONSERVAÇÃOAUTONOMIA ESTRUTURA IGUALITÁRIA HARMONIADOMINIO

7

8  Representa o que a organização pretende ser, como ela quer ser reconhecida.  Estabelecer a direção e o foco da organização  Garante o alinhamento e o comprometimento dos colaboradores.  Resposanbilidade social.  Excelência  Inovação baseada na ciência.  Honestidade e integridade  Lucro, mas com trabalhos que beneficiem a sociedade.

9  A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tornou-se um fator de competitividade para os negócios.  No passado, o que identificava uma empresa competitiva era basicamente o preço de seus produtos.  Depois, veio a onda da qualidade, mas ainda focada nos produtos e serviços.

10  Hoje, as empresas devem investir no permanente aperfeiçoamento de suas relações com todos os públicos.  O conceito da RSE está relacionado com a ética e a transparência na gestão dos negócios.

11  Fabricar produtos ou prestar serviços que não degradem o meio ambiente, promover a inclusão social e participar do desenvolvimento da comunidade são diferenciais cada vez mais importantes para as empresas na conquista de novos consumidores ou clientes

12 PIRÂMIDE DA RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL

13  1º Adote valores e trabalhe com transparência: ◦ Ser socialmente responsável é atender às expectativas sociais, com transparência, mantendo a coerência entre o discurso e a prática. ◦ Crie um ambiente de trabalho no qual questões possam ser discutidas ◦ Identifique e declare valores éticos com clareza

14  2º Valorize empregados e colaboradores: ◦ Empresas que valorizam seus funcionários valorizam, na verdade, a si mesmas. ◦ Crie um ambiente de trabalho que incentive os funcionários a trazer novas ideias e opiniões sobre a empresa. ◦ Estabeleça uma diretriz contra esse abuso. ◦ Crie um programa de participação nos lucros. ◦ Seja solidário nas situações de emergência.

15  3º Faça sempre mais pelo meio ambiente: ◦ Gerenciar com responsabilidade ambiental é procurar reduzir as agressões ao meio ambiente e promover a melhoria das condições ambientais. ◦ Motive os funcionários a preservar a natureza. ◦ Estabeleça uma política ecológica de compras. ◦ Faça uso eficaz de energia e água.

16  4º Envolva Parceiros e Fornecedores: ◦ Todo empreendimento socialmente responsável deve estabelecer um diálogo com seus fornecedores incentivando os fornecedores para que também assumam compromissos de responsabilidade social. ◦ Comunique claramente suas expectativas. ◦ Formalize um comprometimento quanto a práticas trabalhistas.

17  5º Proteja Clientes e Consumidores: ◦ A empresa socialmente responsável oferece qualidade não apenas durante o processo de venda, mas em toda a sua rotina de trabalho ◦ Promova o uso de seu produto com segurança e responsabilidade. ◦ Ofereça informações específicas, corretas e justas ◦ Proíba o uso de técnicas comerciais antiéticas. ◦ Procure oportunidades comerciais alternativas.

18  6º Promova sua comunidade: ◦ A relação que uma empresa tem com sua comunidade de entorno é um dos principais exemplos dos valores com os quais está comprometida. ◦ Invista na comunidade. ◦ Adote um projeto específico. ◦ Ofereça apoio às escolas locais.

19  7º Comprometa-se com o Bem Comum: ◦ O relacionamento ético com o poder público, assim como o cumprimento das leis, faz parte da gestão de uma empresa socialmente responsável. ◦ Combate à corrupção. ◦ Marque sua presença em fóruns locais. ◦ Integre-se aos movimentos sociais.

20

21  Valores Organizacionais: Mostram o ideal de estrutura e comportamento ético, cultural e a percepção por conta dos colaboradores.  Responsabilidade Empresarial: Fator de competitividade nos negócios, respeito ao meio ambiente, cumprimento das funções sociais e analisar a “índole da empresa”.

22  Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas, passo a passo.  responsabilidade_micro_empresas_passo.pdf  Acesso 13, de janeiro de 2012, às 17:00


Carregar ppt "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ADEMIR JUNIOR E WIDGLAN NUNES MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google