A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO INTERAÇÃO Sobre álcool e outras drogas. INTERAÇÃO significa: Interar-se sobre algo, adquirir informações; Interar-se sobre algo, adquirir informações;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO INTERAÇÃO Sobre álcool e outras drogas. INTERAÇÃO significa: Interar-se sobre algo, adquirir informações; Interar-se sobre algo, adquirir informações;"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO INTERAÇÃO Sobre álcool e outras drogas

2 INTERAÇÃO significa: Interar-se sobre algo, adquirir informações; Interar-se sobre algo, adquirir informações; Interagir através de ações integradas; Interagir através de ações integradas; A junção; interar-se de informações para elaboração de ações integradas é a base e diretriz do projeto INTERAÇÃO. A junção; interar-se de informações para elaboração de ações integradas é a base e diretriz do projeto INTERAÇÃO.

3 O projeto INTERAÇÃO propõem uma serie de AÇÕES integradas de mobilização social direcionadas a minimizar os problemas sociais causados pela drogadição. O projeto INTERAÇÃO propõem uma serie de AÇÕES integradas de mobilização social direcionadas a minimizar os problemas sociais causados pela drogadição.

4 Propor, elaborar, desenvolver ações integradas com a rede social local, que inclui os municípios vizinhos, Propor, elaborar, desenvolver ações integradas com a rede social local, que inclui os municípios vizinhos, Elaborar, contribuir e promover com programas e campanhas de prevenção em conjunto com o Poder Público em todas as esferas, Elaborar, contribuir e promover com programas e campanhas de prevenção em conjunto com o Poder Público em todas as esferas, Faculdades, empresários locais, entidades sociais e Ministério Público, Faculdades, empresários locais, entidades sociais e Ministério Público, Promover à capacitação de educadores, pais e filhos, profissionais da rede de ensino, assistência social e saúde; programas: PSF, CAPS, atendentes da área social publica e privada, movimentos sociais e outros, de forma contínua. Promover à capacitação de educadores, pais e filhos, profissionais da rede de ensino, assistência social e saúde; programas: PSF, CAPS, atendentes da área social publica e privada, movimentos sociais e outros, de forma contínua.

5 Estas ações vão desde a abordagem correta, prevenção, tratamento, formação e capacitação de agentes da rede social, encaminhamentos a serviços disponibilizados e em rede, Estas ações vão desde a abordagem correta, prevenção, tratamento, formação e capacitação de agentes da rede social, encaminhamentos a serviços disponibilizados e em rede, Acompanhamento no pós-tratamento, re- inserção através de programas sociais, previsão orçamentária para que seja garantida a continuidade por pelo menos 12 anos (agenda 2020), para alcançar os resultados dos objetivos propostos. Acompanhamento no pós-tratamento, re- inserção através de programas sociais, previsão orçamentária para que seja garantida a continuidade por pelo menos 12 anos (agenda 2020), para alcançar os resultados dos objetivos propostos.

6 MOBILIZAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL  Nossa região apresenta um consumo elevado de álcool que esta ligada a uma cultura local, além do quadro de vulnerabilidade social, no entorno das cidades, serem crescente.  Esses fatores agregados a demanda cada vez maior das drogas licitas e ilícitas, faz com que a região seja alvo do narcotráfico e de todos os seus produtos, em especial o Crack, por sua fácil comercialização decorrente do forte apelo viciante e devastador.

7 Desemprego, Desemprego, Baixo grau de escolaridade, Baixo grau de escolaridade, Famílias disfuncionais, Famílias disfuncionais, Ausência de planejamento familiar, Ausência de planejamento familiar, Ausência de integração entre políticas publicas Ausência de integração entre políticas publicas Poucos programas sociais em execução, Poucos programas sociais em execução, Perfil cultural, Perfil cultural, Migração desordenada, Migração desordenada, Ausência de praticas saudáveis de lazer, Ausência de praticas saudáveis de lazer, Ausência de programas eficientes de prevenção, Ausência de programas eficientes de prevenção, Despreparo dos agentes que lidam direta ou indiretamente com o atendimento ao publico, que por essas circunstancias, passa a ser considerado, grupo de risco. Despreparo dos agentes que lidam direta ou indiretamente com o atendimento ao publico, que por essas circunstancias, passa a ser considerado, grupo de risco. Associar álcool e outras drogas torna-se possível na medida em que fatores tais como;

8  Precisamos sair dos conceitos e partir para ação.  Enquanto esperamos por uma solução mágica de algum medicamento milagroso que só interessa as indústrias farmacêuticas, nossa indiferença e omissão vai contribuindo para o crescimento dessa epidemia.  A vontade política, mobilização social e a capacitação dos agentes envolvidos garantira a qualificação do enfrentamento e por essa razão determinara o sucesso das ações.

9 Nos mesmos locais em que a sociedade é atingida, também deve a resposta estar presente. Nos mesmos locais em que a sociedade é atingida, também deve a resposta estar presente. Escolas, danceterias, lojas de conveniência, praças publicas, espaços de lazer aos jovens, eventos culturais, Escolas, danceterias, lojas de conveniência, praças publicas, espaços de lazer aos jovens, eventos culturais, Preparar, capacitar pessoas integrantes de entidades sociais, igrejas, movimentos sociais, estudantis, etc Preparar, capacitar pessoas integrantes de entidades sociais, igrejas, movimentos sociais, estudantis, etc Realizar uma verdadeira e eficiente resposta através de uma grande mobilização social, montada por agenda regional de atividades construindo calendário integrado. Realizar uma verdadeira e eficiente resposta através de uma grande mobilização social, montada por agenda regional de atividades construindo calendário integrado.

10  Acreditar que é possível desenvolver políticas publicas sérias e eficientes, capaz de reduzir consideravelmente o problema atual e garantir no futuro o enfrentamento a altura do impacto causado na sociedade, é principio básico de qualquer ação a ser desenvolvida.

11 Integrar as ações em todos os setores da sociedade, através de programas e projetos desenvolvidos de forma sistemática, dentro do planejamento regional que deve ser gerenciado e monitorado por ferramentas democráticas e participativas, objetivando a mobilização social como substituição da omissão histórica que sempre contribuiu para o crescimento do problema.

12 Essas ações possibilitarão dar inicio a cultura preventiva, modelo correto a ser adotado, abandonando o modelo da cultura reativa (trabalho motivado pela conseqüência). Essas ações possibilitarão dar inicio a cultura preventiva, modelo correto a ser adotado, abandonando o modelo da cultura reativa (trabalho motivado pela conseqüência). Cultura preventiva sugere ação anterior, cuidado na formação das gerações futuras, acompanhamento, conhecimento, informação, atenção voltada à realidade atual, participação, pratica da cidadania, senso critico, responsabilidade, comprometimento social, coragem, continuidade, otimização de recursos. Cultura preventiva sugere ação anterior, cuidado na formação das gerações futuras, acompanhamento, conhecimento, informação, atenção voltada à realidade atual, participação, pratica da cidadania, senso critico, responsabilidade, comprometimento social, coragem, continuidade, otimização de recursos.

13 É preciso organizar as políticas publicas e suas respectivas rubricas orçamentárias para otimizar recursos e garantir orçamentos para ações eficazes e eficientes de enfrentamento da doença e sua problemática social. Assistência Social, Nos termos de parcerias ou contratos de prestação de serviços no que diz respeito ao amparo familiar, é possível que esteja previsto em clausulas contratuais, que os município custeie parte do tratamento ou até mesmo a integralidade, de acordo com critérios de enquadramento sócio econômico das famílias. Dessa forma é possível dividir as custas do tratamento e ainda promover o maior envolvimento das famílias no processo de recuperação e re-inserção social, isto é; comprometer a família no processo passa a ser previsto em contrato a ser cumprido na proposta do programa de trabalho. Assistência Social, Nos termos de parcerias ou contratos de prestação de serviços no que diz respeito ao amparo familiar, é possível que esteja previsto em clausulas contratuais, que os município custeie parte do tratamento ou até mesmo a integralidade, de acordo com critérios de enquadramento sócio econômico das famílias. Dessa forma é possível dividir as custas do tratamento e ainda promover o maior envolvimento das famílias no processo de recuperação e re-inserção social, isto é; comprometer a família no processo passa a ser previsto em contrato a ser cumprido na proposta do programa de trabalho. Secretaria da saúde: nos termos de parcerias ou contratos de prestação de serviços no que diz respeito a tratamento: Reconhecido pela organização mundial de saúde como doença e pela constituição federal como problema de saúde mental, o tratamento requer a estrutura da saúde e sua respectiva previsão orçamentária. Secretaria da saúde: nos termos de parcerias ou contratos de prestação de serviços no que diz respeito a tratamento: Reconhecido pela organização mundial de saúde como doença e pela constituição federal como problema de saúde mental, o tratamento requer a estrutura da saúde e sua respectiva previsão orçamentária. Secretaria de educação: nos termos de parcerias ou contratos de prestação de serviços no que diz respeito a prevenção; desenvolvimento de ações preventivas utilizando a estrutura publica de educação, seja para capacitar ou formar agentes, seja para informar o publico alvo, respeitando a diretriz que orienta trabalho de prevenção (programas e profissionais adequados), elaboração de materiais, campanhas de âmbito municipal e regional, garantindo parte da sua respectiva previsão orçamentária pela educação e parcerias com iniciativa privada e entidades sociais. Secretaria de educação: nos termos de parcerias ou contratos de prestação de serviços no que diz respeito a prevenção; desenvolvimento de ações preventivas utilizando a estrutura publica de educação, seja para capacitar ou formar agentes, seja para informar o publico alvo, respeitando a diretriz que orienta trabalho de prevenção (programas e profissionais adequados), elaboração de materiais, campanhas de âmbito municipal e regional, garantindo parte da sua respectiva previsão orçamentária pela educação e parcerias com iniciativa privada e entidades sociais.

14 ► Buscar e criar fontes de recursos para desenvolvimento dessas ações esta mais ligado a otimizar os recursos já existentes, direcionar ações para estruturas correspondentes, utilizando legislação ► A exemplo da existente que autoriza os municípios como órgão gestor da política antidrogas sendo identificado na lei de criação do Conselho Municipal Antidrogas, uma vez que, não se admite a criação de Fundos Especiais - Lei Federal 4.320/64 sem que estes estejam atrelados a um departamento ou unidade orçamentária especificada no Orçamento Municipal

15 A Subvenção Social é a transferência de recursos financeiros oriundos do Fundo Nacional Antidrogas objetivando a realização de projeto com duração certa, aprovado pelo Conselho Nacional Antidrogas que será efetuada mediante celebração de convênio. Podem receber os recursos as instituições públicas ou privadas de caráter assistencial ou cultural, desde que sejam cadastradas na Secretaria Nacional Antidrogas e utilizadas para; Formação profissional sobre educação prevenção e tratamento de dependência química (treinamento de professores e capacitação de múltiplas equipes profissionais Educação preventiva (campanhas de mobilização social junto às escolas, centros comunitários, trânsito etc) Eventos científico (seminários, congressos, encontros e simpósios) Na celebração de pesquisas (levantamentos epidemiológicos da população em geral ou específica na área de drogas) Publicações (elaboração de livros, cartilhas, “folders” vídeos educadores, peças teatrais)

16 O impacto esperado Redução regional do consumo; Redução regional do consumo; Otimização dos gastos relacionados às conseqüências do álcool e outras drogas na estrutura pública; Otimização dos gastos relacionados às conseqüências do álcool e outras drogas na estrutura pública; Redução das agressões em geral; Redução das agressões em geral; Redução da violência doméstica; Redução da violência doméstica; Erradicação da violência sexual contra adolescentes; Erradicação da violência sexual contra adolescentes; Redução da prostituição; Redução da prostituição; Redução dos acidentes automobilísticos; Redução dos acidentes automobilísticos; Redução dos acidentes de trabalho; Redução dos acidentes de trabalho; Redução das faltas no trabalho; Redução das faltas no trabalho; Redução das morbidades e mortalidade relacionadas; Redução das morbidades e mortalidade relacionadas; Redução do sucesso dos adolescentes em obter álcool e outra drogas; Redução do sucesso dos adolescentes em obter álcool e outra drogas; Criar um clima social propício para outras políticas. Criar um clima social propício para outras políticas.

17 Secretario Institucional CT Vida Plena Edson Marcelo da Costa


Carregar ppt "PROJETO INTERAÇÃO Sobre álcool e outras drogas. INTERAÇÃO significa: Interar-se sobre algo, adquirir informações; Interar-se sobre algo, adquirir informações;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google