A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Respostas das comunidades indígenas a impactos socioambientais na Terra Indígena Xerente, Tocantins, Brasil Srewe Xerente / AIX.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Respostas das comunidades indígenas a impactos socioambientais na Terra Indígena Xerente, Tocantins, Brasil Srewe Xerente / AIX."— Transcrição da apresentação:

1 Respostas das comunidades indígenas a impactos socioambientais na Terra Indígena Xerente, Tocantins, Brasil Srewe Xerente / AIX

2 Nossa Terra  T.I. Xerente está situada no norte do estado do Tocantins, a 75 km da capital Palmas.  O povo Xerente (Akwe) tem mais de 200 anos de contato com a sociedade nacional.  Com a luta dos nossos antepassados, a T.I. foi demarcada em  A extensão da T.I. Xerente é de ha.  A população Xerente é de pessoas que moram em 40 aldeias.

3 Área demarcada

4 Principais problemas Muitos acontecimentos trouxeram mudanças sociais, culturais e ambientais para nossas comunidades: Invasões do território por não indígenas, sobretudo através das estradas (madereiros, motoristas, pescadores e cazadores).  Construção de uma usina hidroelétrica nos anos  Queimadas procedentes do desmatamento dos produtores agroindustriais.  Proximidade das aldeias com as cidades e entrada de bebida alcoólica na T.I.

5 Construção da usina hidrelétrica

6 Atração da cidade

7 Principais problemas As consequências mais graves são as seguintes:  Aumentaram as queimadas na T.I.  Acabaram as inundações anuais, com isso diminuiu o potencial de plantios nas várzeas.  Teve mudanças na alimentação por falta de caça, pesca e outros alimentos tradicionais.  Aumentaram o alcoolismo e as DST na área de saúde (também pelo aumento da prostituição).  Dissolução familiar.

8 Queimadas e desmatamento

9 As respostas de nosso povo Criação da AIX (Associação Indígena Xerente) no ano 1992 para representar seus interesses e direitos junto à sociedade não índia. Na área de saúde, trabalhando - a saúde preventiva, minimizando a dependência alimentar de produtos industrializados; - o atendimento direto e domiciliar nas comunidades. Na área de educação e cultura, apoiando a educação bilíngüe-intercultural e realizando discussões e registros para formação de regras comunitárias: - valorização cultural, revitalizando festas tradicionais; - valorização das relações familiares e o papel dos velhos.

10 Atendimento de Saúde na aldeia KRITÉ

11 As respostas de nosso povo (cont.) Na área ambiental, mediante utilização dos recursos da compensação da usina (R$ 10 milhões) para: - Fiscalização da área física da T.I. (mobilização da FUNAI e do IBAMA) - Eliminação de focos de queimadas com origens externas e interna (conscientização) - Racionalização o uso da T.I. evitando grandes desmatamentos descontrolados causados pelas comunidades, e/ou possíveis desmatamentos causados por invasores - Formação de jovens agentes ambientais para ampliar estas atividades.

12 Consolidação da estratégia Fortalecimento da AIX, - aumentando o número de multiplicadores para visitar as comunidades e - dando ênfase a valorização cultural. Ampliação das parcerias da AIX com os órgãos governamentais relevantes.

13 Fortalecimento Cultural 1ª Feira de Arte e Artesanato


Carregar ppt "Respostas das comunidades indígenas a impactos socioambientais na Terra Indígena Xerente, Tocantins, Brasil Srewe Xerente / AIX."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google